Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como ser um estudante online nota 10

Como ser um estudante online nota 10

Olá, leitor!

Estudar online já é uma realidade atualmente. Isso porque a expansão da inclusão digital trouxe muitas oportunidades digitais, muitas delas gratuitas. Há uma vasta gama de conteúdo grátis para se tornar um estudante online de sucesso.

Quem apresenta um currículo recheado de conhecimento leva vantagem no mercado competitivo de hoje. Estudar online pode ser uma grande vantagem, já que você pode ter acesso a conteúdos de alta qualidade sem precisar se deslocar para isso.

Além disso, você pode fazer cursos de Universidades e Instituições renomadas e ainda obter certificado de participação.

É possível conciliar os estudos em uma Instituição presencial e ao mesmo tempo otimizar seus conhecimentos estudando online, se aprofundando em um assunto complementar ou na mesma área.

Há um leque de oportunidades no meio digital, porém, é necessário fazer bom uso dessas ferramentas gratuitas. Se você quer se tornar um estudante online de sucesso, confira essas dicas de ouro!

7 traços de um estudante online nota 10

como-ser-um-estudante-online-nota-10-01

Para começar, você precisa conhecer quais são as principais características de um estudante online de sucesso. Não basta apenas querer estudar online e sim, conhecer os melhores caminhos para isso.

Desenvolver novas habilidades e novos hábitos poderão lhe ajudar a ser bem-sucedido nessa nova empreitada. Veja só:

1 – Busque as melhores fontes

Não adianta estudar em um site que não traz reconhecimento do MEC. A não ser que você somente queira ganhar pontos de atividades extracurriculares, esse tipo de curso não irá lhe ajudar a disputar uma vaga em uma empresa, por exemplo.

Já que você irá se dedicar de corpo e alma a estudar na internet, que seja por meio de fontes confiáveis e que possam incrementar valor ao seu currículo profissional.

Tenha cuidado com sites que prometem as primeiras colocações e prometem dar maior visibilidade ao seu currículo. Em primeiro lugar, saiba analisar e selecionar suas melhores ferramentas.

2 – Alimente sua motivação

Sabemos que depois de um dia exaustivo na escola, muitos alunos acabam perdendo a vontade de estudar, mesmo que seja online e no conforto de sua casa.

Sua mente precisa estar descansada e principalmente estar cheia de motivação nos estudos. Todo mundo que quer ser bem-sucedido na vida precisa de inspiração e motivação.

O caminho da carreira profissional é desafiador e exige muita perseverança. Tenha em mente que um estudante online não tem ninguém para supervisionar ou dar tarefas. Exatamente por isso é que muitos desistem facilmente ou deixam de fazer atividades práticas.

Lembre-se que você é o único interessado em aumentar o seu potencial e você precisa ser objetivo e seguir regras para isso.

3 – Planejamento

Um estudante online de sucesso tem um planejamento em mente. Afinal, onde você quer chegar? Qual é o seu tempo disponível para realizar seus objetivos? Quantos cursos você pretende fazer?

A programação do seu dia provavelmente é cheia, sendo necessário distribuir o tempo que resta para lazer e estudos online. Se você tiver um dia extremamente cansativo e estressante, o lazer é fundamental para aliviar as tensões da mente que podem prejudicar a retenção de informações.

Dessa maneira, há uma necessidade de planejamento e organização de estudo. Sem organização e disciplina você provavelmente terá problemas no caminho.

É sempre indicado fazer um planejamento do dia seguinte antes de dormir. Assim você já estará preparado ao acordar e não terá imprevistos por conta do tempo.

4 – Atenção com a saúde

É fato que ninguém consegue se sentir motivado quando não tem uma boa noite de sono ou está precisando de algo. Para que você consiga lidar com todas suas obrigações diárias e ainda ter pique para estudar, é preciso que tudo esteja em perfeita sintonia no seu corpo.

Não é exagero falarmos sobre uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma noite bem dormida. Todos esses fatores impactam diretamente no seu desempenho.

Os exercícios físicos, por exemplo, estimulam sua mente e lhe dão mais energia para estudar. Há ainda alimentos que podem impulsionar algumas áreas do cérebro, fazendo com que você consiga reter mais informações com mais facilidade.

Portanto nunca ignore essas dicas e cuide de si mesmo em primeiro lugar.

5 – Pensamento crítico e analítico

Questionar sempre é uma das premissas dos estudantes virtuais. Não se contente com o que está aprendendo, se ficou com alguma dúvida, pesquise mais em outras fontes.

A verdade é que você não terá nenhum supervisor para esclarecer suas dúvidas. Você é quem irá construir uma metodologia de ensino e, portanto, deve também esclarecer todas as dúvidas pendentes.

6 – Domínio tecnológico

O estudante online entende de tecnologia e está sempre interagindo com ela, seja no celular ou em outros dispositivos.

Ter ciência sobre o universo tecnológico lhe possibilita explorar mais tudo o que essa vastidão tem a oferecer. Se você já possui um senso analítico e crítico, será mais simples pesquisar e buscar mais informações para alimentar seus conhecimentos.

7 – Sede de aprendizado

E por falar em conhecimentos, a maior característica de um estudante online é a sede de aprender. Ele nunca está satisfeito em aprender um só curso. Quando tem dúvidas, não mede esforços para solucioná-las, afinal, a tecnologia está em suas mãos, basta usufruir dela.

5 Dicas certeiras para ser um estudante online perfeito

1 – Faça networking

Principalmente se você está querendo entrar no mundo dos negócios, precisa de uma certa influência e uma troca de experiência. O networking pode fazer isso. Você consegue se conectar com profissionais do mundo todo, a fim de lhe auxiliar a tomar as melhores decisões e aprender mais sobre sua área de atuação.

Participe de fóruns privados ou grupos para ficar por dentro das melhores práticas de negócios. Você pode encontrar várias dicas de cursos, palestras e webinários relevantes para sua carreira.

2 – Crie grupos online

Mesmo que você não tenha mais aquele grupo de amigos como em sala de aula, é possível criar um grupo de estudos para a mesma área que a sua. Utilizando ferramentas de videoconferência e voz, você consegue trocar experiências e trocar as maiores dúvidas.

Fazer parte de um grupo de estudos pode te motivar e inspirar a se desempenhar melhor nos cursos que está fazendo.

3 – Análise de acompanhamento

Da mesma forma que você não terá um professor para lhe tirar as dúvidas, não terá uma pessoa para avaliar o seu desempenho. Isso será o seu trabalho, se deseja ser um estudante online.

As análises e métricas são fundamentais para saber se você está indo bem nos estudos. Se as médias estão baixas, é sinal de que algo precisa ser mudado. E uma das vantagens de estudar online é justamente poder voltar as matérias quando for necessário.

Faça uso dessa praticidade para melhorar ainda mais seus estudos. Você pode criar testes, planilha, mapa mental e tudo mais que possa lhe auxiliar a medir seus conhecimentos.

4 – Não se cobre demais

É fato que você precisará seguir uma rotina cheia de regras, pois, não haverá ninguém para cobrar de você. Mas, a partir do momento em que você começa a se cobrar muito e ultrapassar seus limites, seus rendimentos podem cair.

Você precisa estar satisfeito com seu desempenho, mas também precisa estar em plena sintonia com seu corpo e mente. Não adianta estudar 1 hora a mais do que de costume, sabendo que irá impactar negativamente no outro dia.

Aprenda a reconhecer seus limites e a lidar com a insegurança.

5 – Não fuja muito da sua área de atuação

Na internet você estará diante de uma vasta gama de oportunidades para aprender tudo o que quiser. Se você já tem sede de aprendizado poderá sentir vontade de aprender sobre todos os assuntos. Mas cuidado com isso.

Estudar vários assuntos ao mesmo tempo pode desfocar sua mente e atrapalhar os rendimentos no que você realmente precisa aprender. Portanto estude apenas o que irá agregar valor a sua carreira profissional.

Onde estudar online? Os 7 melhores sites para estudar

Agora você deve estar se perguntando: Já sei o que é preciso para ser um bom estudante online, mas onde estudar? Existem por aí muitos sites confiáveis, que emitem certificado de participação e muitos outros que são reconhecidos pelo MEC.

Separamos algumas plataformas independentes e algumas de Universidades para você se tornar um estudante online nota 10, confira!

Coursera – O Coursera é reconhecido por disponibilizar cursos de Universidades renomadas de todo o mundo. Universidades como Stanford, USP, Princeton e Yale trazem cursos completos de várias áreas. Você pode também encontrar cursos de grandes Instituições como o Google e Hubspot.

Khan Academy – Neste site você pode aprender qualquer coisa. Existem cursos de várias áreas como matemática, ciências, engenharia, computação, economia e muito mais.

IPED – Esta é uma das plataformas mais conhecidas, quando falamos em estudar online. Nesse site, você pode encontrar além de uma extensa variedade de cursos grátis, também cursos de idiomas e cursos profissionalizantes.

TedEd – Essa é uma plataforma americana, que acredita muito no poder do conhecimento para transformar carreiras. Aqui você encontra vários cursos de áreas como design, artes, negócios, psicologia, educação, saúde e muito mais.

Eduk – No Eduk você pode ter acesso a muitos cursos completos, do básico ao avançado. O acesso é ilimitado e você pode assistir aos cursos quantas vezes quiser. Já são mais de 4 milhões de estudantes cadastrados na plataforma, que conta com áreas como gastronomia, beleza, moda, fotografia, negócios, odontologia e muito mais.

CodeIOT – O IOT (Internet of things) é um projeto organizacional que visa ensinar programação básica e avançada para todos gratuitamente. A cartela de cursos é atualizada periodicamente, onde você pode se cadastrar para ser avisado sobre o início do curso.

Cursos online FGV – A Fundação Getulio Vargas, uma das Universidades mais prestigiadas do Brasil, também oferece uma série de cursos online gratuitos de aperfeiçoamento, atualização, graduação e até MBA. Os cursos possuem carga horária de 5 a 12 horas e disponibilizam certificado.

Agora você já está mais do que preparado para ser um estudante online nota 10, não é mesmo? Por onde vai começar? Já fez o seu planejamento? Agora é mão na massa e comece a mudar o seu futuro!

Até breve!

 

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo