Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como ser um bom professor poliglota?

Como ser um bom professor poliglota?

Algumas pessoas tem uma facilidade muito grande para aprender novos idiomas

Olá, professores!

Aprender novos idiomas nem sempre é fácil, afinal, conhecer novas palavras, entender o uso de cada frase e as variações linguísticas de cada país exige muito estudo, esforço e paciência.

O que é difícil para alguns, no entanto, é mais tranquilo para outros. Isso porque, algumas pessoas tem uma facilidade incrível em aprender novas línguas, tornando-se fluentes em mais de quatro idiomas! A elas, dá-se o nome de poliglota. Muito mais que inglês e espanhol, essas pessoas tendem a optar por francês, italiano, alemão e, nos últimos anos, pelo mandarim.

Segundo alguns estudos relacionados ao poder da mente humana, essa facilidade de aprender diferentes línguas vem de um fator genético. Geralmente, as pessoas aprendem os primeiros idiomas ainda crianças e, em alguns casos, sozinhos. Outras, no entanto, criam a facilidade devido a vontade de viajar pelo mundo, conhecer novas culturas e, ainda, pela necessidade de se comunicar com diferentes pessoas.

A vontade de estudar também conta bastante para que as pessoas tornem-se poliglotas. E é justamente por isso que cada vez mais encontramos professores que tem essa característica. Além de estar sempre em constante aprendizado, quem leciona tem um poder de absorção de conteúdo muito grande. Aprender outros idiomas, nesse caso, traz muito mais do que conhecimento próprio, já que é possível encontrar literaturas e materiais disponíveis apenas em outras línguas.

Além de levar novos conteúdos e materiais cada vez mais ricos para a sala de aula comum, o professor poliglota pode, ainda, trabalhar em diversas frentes. Ou seja, ele pode atuar em escolas especializadas ou com aulas particulares, ensinando os idiomas em questão. Atualmente, há ainda a opção de atuar em colégios bilíngues, que contratam apenas profissionais que saibam falar determinadas línguas.

Como se tornar poliglota?

baloes-de-fala

Os ganhos são muitos. No entanto, o caminho não é fácil, já que é preciso dedicação. Apesar da facilidade de algumas pessoas, o ideal é que os professores procurem cursos em escolas de idiomas para aperfeiçoar o aprendizado e se capacitar como um profissional poliglota.

Opções não faltam e vontade também não. Uma boa dica é apostar em músicas, filmes e literaturas estrangeiras e, quando possível, em viagens. Elas são as responsáveis por perder a vergonha e por exercitar, de fato, a fluência e o idioma.

Além disso, com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais fácil, inclusive, isso porque também é possível encontrar cursos online ou dicas na internet sobre como entender mais facilmente as variações linguísticas, entre outros.

Há, ainda, a opção de conversar, via Skype ou Streaming, com pessoas de qualquer parte do mundo. Outra sugestão é apostar em palestras e conferências disponíveis no Youtube , para exercitar a mente.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo