Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como ser trainee irá agregar na sua vida profissional

Como ser trainee irá agregar na sua vida profissional

Olá, leitor!

Entrar para um mercado de trabalho cada vez mais exigente requer conhecimentos aprofundados e habilidades únicas. Uma das técnicas para abrir as portas da oportunidade é participar de programas específicos, como ser trainee, por exemplo.

O trainee possui um amplo conceito e que às vezes pode até ser confundido com estágio. O trainee, na verdade, é um treinamento profissional prático e focado em resolução de problemas, ou seja, quem é trainee geralmente é recém-formado e passa por um treinamento dentro de uma empresa.

O que a empresa ganha com isso? Irá treinar jovens aprendizes para cargos de alto padrão, pois o objetivo do programa é justamente formar gestores e líderes de empresas.

E quais são as vantagens desse treinamento para o recém-formado? Será que vale a pena? O que isso impacta no futuro da carreira? É exatamente sobre essas questões que iremos falar nesse artigo. Confira como ser trainee agregará valor para sua carreira profissional!

Diferença entre trainee e estágio

como_ser_trainee_importancia_do_trainee_para_a_carreira_profissional

Como você pôde perceber, é preciso uma boa estratégia para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Mas qual escolher, trainee ou estágio?

Essa é uma das dúvidas frequentes na vida de quem quer iniciar uma carreira de sucesso. É bom ressaltar que essas duas opções são excelentes para ingressar no mercado de trabalho por meio de uma oportunidade sólida, porém há diferenças significativas que precisamos esclarecer. Veja:

Estágio

O estágio acontece enquanto o aluno ainda está em fase de conclusão de curso, o que dá a oportunidade de colocar em prática conteúdos obtidos em sala de aula. Além disso, é possível alinhar os desafios do mercado atual, a experiência e a vivência dentro da empresa com as técnicas aprendidas por meio do curso.

O principal objetivo do estágio é agregar valor ao currículo profissional, uma vez que dá oportunidade ao estudante de mostrar seus conhecimentos e aplicar nos processos da empresa. Dessa forma, o estagiário sai da graduação com possíveis indicações e com vantagem competitiva.

Trainee

Já o trainee, basicamente é um cargo oferecido com treinamento diferenciado a um recém-formado. Quem opta por participar de um processo seletivo de trainee garante uma carreira profissional sólida, uma vez que a empresa o escolheu para ingressar em um cargo de confiança.

Uma das diferenças entre trainee e estágio é a carga horária, visto que o estágio possui uma carga horária de no máximo 30 horas semanais, enquanto o trainee cumpre uma carga horária normal que os outros colaboradores.

Para se tornar um trainee é necessário que o estudante já tenha concluído uma graduação, esteja em fase final da conclusão ou após 2 anos de conclusão ainda pode participar. Já para estagiar, é necessário estar cursando a graduação.

O programa de trainee possui duração de 2 anos. Esse período preparatório garante estabilidade empregatícia na empresa. Sendo assim, após a finalização do programa, o profissional já terá um cargo dentro da empresa.

O Estagiário não possui vínculo empregatício com as empresas. Sendo assim a duração máxima de um estágio é de até 2 anos.

Para ambas as escolhas, é preciso estar muito preparado, pois, as duas opções são bem concorridas. Quanto mais bem elaborado for seu currículo, mais chances de ser aceito em qualquer um desses programas.

6 vantagens do trainee para uma carreira profissional

Além dos vários tipos de preparatórios para o mercado de trabalho, o trainee acaba sendo um dos que mais traz vantagens e diferenciais ao profissional, o que faz toda a diferença no desenvolvimento da carreira. Confira a seguir algumas das principais vantagens em ser trainee.

1 – Ter a chance de lidar com assuntos importantes da empresa

O trainee estará sendo treinado para comandar certas áreas da empresa. Dessa forma, estará a todo momento exposto às dificuldades e desafios que a empresa tem no atual momento.

Essa é uma excelente oportunidade para definir metas, planos e objetivos para colocar todo seu conhecimento em prática.

2 – Possibilidade de destaque em altos cargos

Uma grande vantagem do trainee é justamente dar oportunidade ao recém-formado de ingressar na empresa em um cargo de alto prestígio. Isso faz com que o profissional já comece no mercado de trabalho com uma experiência de grande valor. Uma vantagem que impacta muito no currículo profissional.

Se por ventura o profissional vier a se desvincular da empresa, ele terá mais chances de ingressar em outra empresa com cargo superior.

3 – Oportunidades de Networking e crescimento profissional

O Networking acontece quando há uma construção de base de contatos que futuramente irá beneficiar sua carreira profissional. No trainee, quem é treinado tem contato com muitos profissionais, gestores e executivos de alta influência.

Além da troca de experiência que existe no trainee, há ainda a possibilidade de indicações valiosas para o futuro profissional. Quem participa de um programa de trainee, pode sair com várias propostas e indicações de emprego.

4 – Atualização

Os programas de trainee geralmente são alinhados com as demandas do mercado, ou seja, são focados nos maiores desafios atuais. Obter conhecimento avançado e atualizado é uma das maiores vantagens do trainee e o que a maioria das empresas de grande porte procuram.

5 – Atribuições profissionais

O treinamento do programa trainee é completo e prepara o profissional para lidar com quase todas as áreas de uma empresa. Englobando um preparo de trainee completo, podemos dizer que o recém-formado terá habilidades para lidar com as seguintes áreas de uma grande empresa:

  • Vendas: controle de processo de vendas e elaboração de estratégias de negócio;
  • Jurídico: planejamento, análise de contratos e apoio às áreas internas na elaboração de contratos;
  • Marketing: criação de planos, análise de pesquisa de mercado e implementação de estratégias promocionais;
  • Financeiro: gerenciamento das aplicações financeiras e elaboração de planos de redução de custos;
  • Gestão de Pessoas: criação de programas de treinamento e gerenciamento do plano de cargos e salário

6 – Caminho certo para o sucesso

O profissional que opta por esse tipo de treinamento tem tempo suficiente para se preparar para liderar grandes cargos. Como a duração aproximada do programa é de até 2 anos, o aluno tem a oportunidade de aprender com grandes líderes, traçar metodologias efetivas de trabalho e aprimorar outras habilidades caso seja necessário.

Vale a pena fazer um trainee antes de iniciar a carreira?

Afinal, por que começar a carreira como trainee se há a possibilidade de se candidatar a uma vaga efetiva dentro de uma empresa? A resposta para essa pergunta está na tendência do mercado.

Hoje em dia, as grandes empresas precisam de profissionais altamente capacitados para lidar com os desafios e imprevisibilidade do mercado. Além disso, precisam moldar os colaboradores de acordo com o desenvolvimento da empresa. Em poucas palavras, precisam de gestores e líderes que sejam capazes de elevar os resultados a curto e longo prazo.

Partindo desse pressuposto, podemos perceber a importância do trainee para recém-formados. O profissional terá a oportunidade de passar por um treinamento e lapidar suas habilidades e capacidades de acordo com os objetivos da empresa.

Essas grandes empresas oferecem programas de trainee para descobrir novos talentos e criar colaboradores que possuem capacidades para planejar, executar e gerir estratégias de melhorias.

Então respondendo à pergunta, vale a pena sim tentar ingressar no mercado por meio de um programa de trainee. Porém, vale a pena também estudar seus objetivos e pesar as vantagens de cada programa.

Como ser trainee e escolher um programa de trainee?

Aqui vale uma ressalva de que cada empresa possui um processo diferente e um sistema de seleção de candidatos para programas de trainee. Sendo assim, para escolher um programa ideal para sua formação e sua área de atuação, é preciso conhecer as empresas que oferecem esse tipo de treinamento.

São empresas que podem agregar valor ao seu futuro profissional? Essas empresas estão em fase de crescimento ou já se consolidaram no mercado?

Após essa reflexão, basta se inscrever na candidatura, que normalmente é online. Na etapa de inscrição, você precisará fornecer vários dados como escolaridade, dados pessoais e profissionais. Além disso, será possível fornecer informações importantes como cursos, experiências internacionais, dentre outros. Tudo isso irá ajudar seu currículo a se destacar no processo de seleção.

Uma das características do processo de seleção do trainee é aplicar testes e provas aos candidatos para conhecê-los melhor. Nessa etapa, o candidato deve mostrar todos os seus conhecimentos e dar o seu melhor para sair na frente dos oponentes.

Após a etapa de seleção, alguns candidatos serão chamados para uma entrevista com os diretores da empresa escolhida. Uma etapa importante que colocará o candidato frente aos líderes que futuramente serão seus tutores.

Características e habilidades para ser um trainee de sucesso

Para quem quer ingressar no mercado dessa forma, vale a pena ter em mente que os gestores apreciam qualidades como:

  • Proatividade;
  • Flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Ousadia;
  • Dinamismo;
  • Facilidade de trabalho em equipe;
  • Espírito de liderança;
  • Empreendedorismo;
  • Visão estratégica;
  • Visão ampla do universo corporativo.

Portanto, se você ainda não possui alguma dessas habilidades, ainda há tempo para se empenhar a otimizar essas características e estar pronto para conseguir uma vaga no treinamento.

Lembre-se de realizar uma análise aprofundada sobre todas as possibilidades de processo seletivo, assim como as empresas as quais você se identifica. Quem deseja alavancar uma carreira profissional bem-sucedida precisa ter foco e não escolher qualquer empresa para realizar o treinamento.

O investimento das empresas em programas de trainee é alto, porém a concorrência de candidatos também é. Como você pôde perceber, é uma tendência de mercado que veio para ficar e há inúmeras possibilidades de sucesso para quem se prepara com antecedência.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo