Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como ser mais efetivo na hora de procurar emprego?

Como ser mais efetivo na hora de procurar emprego?

Olá,

Procurar emprego não é nada fácil, mesmo sabendo o que quer e correndo atrás do emprego dos sonhos, alcançá-lo não é simples. Além da crise existem outros motivos que dificultam na hora de procurar emprego. Por isso seja mais efetivo e consiga o emprego desejado fazendo o que é certo. Aprenda como procurar emprego e conseguir.

É difícil encontrar o emprego que tanto desejou e com todas as características que sonha, mas é possível. Você só precisa saber como procurar emprego da forma certa. Como foi dito, além da crise, existe um outro problema que é a qualificação, muitas empresas deixam de contratar uma pessoa porque ela é qualificada demais para o cargo. Em outros casos a qualificação exigida é muito maior do que a que você tem.

Para ajudar com isso vamos mostrar como procurar emprego de forma mais efetiva, você também vai aprender a evitar erros. Além disso, vamos dar alguns passos para encontrar um emprego e aplicativos e sites que ajudam nesse momento. Está pronto para conseguir o emprego que tanto sonhou? Continue conosco.

Como procurar emprego de forma efetiva

Não saia distribuindo seu currículo para todas as empresas e vagas que aparecerem, você precisa saber o que quer. Por isso nossa primeira dica de como procurar emprego de forma efetiva é definir o alvo. Antes mesmo de fazer seu currículo faça uma lista com o que você procura em seu novo emprego, coloque tudo como:

  • Horário que deseja;
  • Oportunidade de crescimento;
  • Se deseja algo perto de casa;
  • Os benefícios;
  • O tipo de ambiente de trabalho;
  • Desafios e outros.

É claro que nem sempre você vai encontrar o emprego com todas as características desejadas, mas você precisa ter um foco e saber o que quer é muito importante. Depois de criar essa lista, comece a procurar empresas que se encaixam dentro do perfil que criou. Coloque pelo menos 20 organizações, elas serão o seu alvo.

Mas não é só isso, para conseguir o emprego que tanto deseja você também deve dar outros passos. Todos os passos que vamos mostrar vão ajudar você a conseguir um emprego de forma mais efetiva. É importante atualizar seu CV, agora que já sabe seu alvo, coloque as experiências mais relevantes e que vão ajudar você a conseguir o emprego que deseja.

Uma dica antes de enviar seu currículo é mostrar para alguém de confiança. Assim ela poderá dizer o que acha e você ficará mais seguro ao enviar. Uma outra dica muito importante é ativar os contatos. Você já sabe os seus objetivos profissionais, por isso comece a refazer seus contatos com conhecidos, ex-colegas de trabalho e escola, entre outras pessoas que podem te ajudar.

Agora também é momento de ficar de olho nas oportunidades, crie o hábito de consultar todas as fontes como os sites de emprego, “trabalhe conosco” das empresas, jornais e outros lugares. Muitas oportunidades não aparecem em lugares assim, pois são preenchidas em processos de recrutamento interno, por indicação ou mesmo de outros profissionais da própria empresa, por isso mantenha contato com muitas pessoas.

Não esqueça que você precisa se preparar para a próxima etapa que é a entrevista, caso seja chamado. Por isso conheça bem a empresa e saiba como você pode contribuir para um crescimento real. Não use frases montadas e seja autêntico.

Erros comuns ao procurar emprego

como procurar emprego

Listamos aqui alguns erros bem comuns que diversas pessoas cometem ao procurar um emprego e mesmo assim muitos ficam para trás e você pode cometer um deslize.

Veja os erros que deve evitar e aprenda de forma efetiva como procurar emprego:

Corra do currículo “pau-para-toda-obra”

Seu currículo mostra que você serve para qualquer coisa? Está errado, você não pode sair atirando currículo por aí. O correto é adequar seu currículo às necessidades de seus empregadores.

Não conhecer a empresa que se candidata

É um dos erros mais comuns, muitas pessoas vão fazer entrevista sem ter ideia do que a empresa faz. É importante pesquisar a empresa, mas faça uma pesquisa bem detalhada, não só uma visita no site.

Ignorar sua vida online

É importante manter uma presença online e atualizá-la constantemente. Tenha perfil em sites de relacionamento como o LinkedIn e até mesmo o Facebook.

Não se adequar aos novos tempos

A tecnologia é muito relevante, as redes sociais também e você precisa estar atualizado. Você tem que acompanhar as evoluções, precisa estar por dentro de eventos atuais, novas tecnologias, as últimas conferências, entre outras coisas relevantes para sua área.

Chegar muito cedo na entrevista

O ideal é chegar pelo menos 10 minutos antes da hora marcada. Chegar 30 minutos antes vai parecer que está desesperado. Os 10 minutos antes são suficiente para mostrar profissionalismo.

Limitar-se a procurar emprego

A vida continua, você está procurando emprego, mas essa não precisa ser sua única atividade do dia. Saia, conheça pessoas, tenha outras atividades. Tudo isso pode ajudar a encontrar o emprego ideal para você. Não se limite a apenas procurar emprego.

Passos para encontrar o emprego ideal

Ao iniciar sua caça ao emprego é necessário pensar em alguns pontos, é importante saber que seu emprego não vai aparecer de repente, por isso você precisa ter um plano e ser flexível. Ah! Não desista também com os primeiros NÃOS que receber, você precisa ser persistente. A esperança é sempre a última a morrer.

Um passo importante que você deve fazer é escrever sobre você, saiba quais são suas qualidades, valores, o que precisa melhorar, quais seus hábitos, entre outras coisas. Isso vai ajudar na entrevista e também na hora de decidir qual o melhor emprego para você.

Além disso, outro passo que deve dar é criar uma pasta sobre a sua carreira, coloque nessa pasta tudo que for relevante, como:

  • Currículo;
  • Diplomas;
  • Certificados;
  • Cartas de recomendação;
  • Prêmios e lembranças;
  • Cartões de visita de empresas e contato.

Um passo que muitas pessoas esquecem é se preparar, muitas vezes se saem bem em tudo o que mostramos até agora. Mas não se preparam para a entrevista, você precisa saber como se portar, o que vestir, o que falar e claro, como já falamos, precisa conhecer a empresa.

Uma dica importante é entrar para e entrevista disposto a negociar, seja humilde e não exija demais. Se essa é uma empresa boa e que oferece chance de crescimento, aceite começar recebendo um pouco menos.

+ Descubra como procurar e conseguir um emprego utilizando a internet

Sites e aplicativos para encontrar emprego

Agora que já sabe como procurar emprego de forma mais efetiva, vamos dar dicas de bons sites. Separamos alguns sites e aplicativos interessantes, confira cada um deles e veja quais podem te ajudar mais. Já sabe como procurar emprego, agora é colocar em prática usando esses meios.

Reachr

Essa é uma plataforma de recrutamento que funciona com base em algoritmos, eles investigam afinidades entre empregadores e candidatos. Já ouviu falar do Tinder? O sistema é similar e o objetivo é dar “match”. O serviço é gratuito para quem busca vagas e existe o aplicativo.

Jooble

É um site que deixa a pesquisa bem precisa, o sistema filtra os resultados duplicados automaticamente, de forma que a mesma vaga anunciada em vários sites apareça em um único anúncio de emprego.

Prolancer

Esse site oferece vagas permanentes e temporárias, tem foco em alguns trabalhos, como redatores, programadores, para quem trabalha com tradução e web design. O site já conta com mais de 165 mil profissionais cadastrados e 20 mil empregadores.

Maturi Jobs

Esse site é especializado em vagas para profissionais com 50 anos de idade ou mais. Eles selecionam as oportunidades, são trabalhos de todos os tipos, que valorizam a experiência das pessoas maduras. O candidato interessado pode se cadastrar gratuitamente.

Além desses sites citados você também pode se cadastrar em outros que são mais conhecidos como a Catho, VAGAS.com e InfoJobs. Alguns são pagos, mas se você está procurando emprego, vale a pena investir pois as oportunidades serão maiores.

Agora que já tem todas as dicas e sabe como procurar emprego é só colocar em prática e conseguir seu emprego dos sonhos.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo