Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como se vestir para uma entrevista de emprego

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Olá, leitor!

Conseguiu uma entrevista de emprego? Mas saiba que você vai encarar agora a parte principal da busca de um emprego. A entrevista é o que define se será contratado ou não, por isso saber como se portar, falar e até o que vestir para uma entrevista de emprego é muito importante.

Você deve se vestir bem, e mesmo achando que está bem vestido, pode cometer falhas que podem tirar o emprego de você. Além disso, é importante pensar no tipo de emprego que deseja, principalmente as mulheres. Adequar-se sempre da melhor forma, para cada tipo de emprego, é essencial .

Vamos te ajudar dando algumas dicas que farão toda a diferença nessa hora. Não perca sua vaga por causa da roupa errada, que usou na entrevista de emprego. Acompanhe nosso artigo e aprenda tudo o que precisa saber para se dar bem.

O que vestir na entrevista de emprego

O-que-vestir-para-entrevista-de-emprego-01

Como falamos acima, sua roupa vai depender do tipo de emprego que procura, uma mulher que quer trabalhar como engenheira mecânica,  não pode ir no emprego de salto alto. Eles vão logo pensar que aquele trabalho não é para você. Por isso, pense na empresa que está indo fazer entrevista e com o que vai trabalhar, esse é o primeiro passo.

Se vestir da maneira adequada para a entrevista de emprego, pode influenciar positivamente na conquista da vaga desejada. A forma como se apresenta vai falar muito sobre você, lembre-se que nesse momento você vai ser avaliado de todas as formas. Sabe aquela história da “primeira impressão”, ela também conta na entrevista de emprego e vai contribuir ou prejudicar.

O recrutador da empresa, vai buscar o profissional que tenha o perfil mais condizente com o tipo de vaga que deseja ocupar. Em uma entrevista, nem sempre você precisa usar terno e gravata, ele já deixou de ser uma exigência para criar uma boa imagem.

Não apareça demais – Isso vale para cores fortes, muita informação na roupa, decotes e outras coisas que desviem o foco da entrevista. Você está sendo avaliado por suas habilidades e competências, a forma como se veste é importante, mas não pode ser a que se destaca. Por isso evite tudo que desvie a atenção do entrevistador, até mesmo um brinco muito grande e maquiagem em excesso.

Esteja adequado ao perfil - Foi o que falamos no início, você precisa estar vestido de acordo com a vaga que deseja. Observe como os profissionais da empresa se vestem, algumas gostam do estilo mais formal, outras preferem os mais descolados. Além disso, o estilo da roupa também vai depender da natureza do negócio, do estilo de gestão, do perfil de seus dirigentes, entre outros.

O básico - Antes da entrevista de emprego, confira se o cabelo está bem cortado, a barba bem aparada, as unhas bem feitas, entre outras coisas. Muitas pessoas pensam apenas na roupa, mas outras coisas também fazem a diferença, você pode até pensar que eles não vão olhar isso, mas você está sendo avaliado e tudo está sendo observado.

Ah! Vale lembrar também que higiene, asseio e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade.

Venda sua imagem – O candidato deve se vender, no momento da entrevista você deve mostrar seu valor, por isso escolha a roupa que lhe dê segurança na hora de se apresentar. Ela deve também ter relação com sua personalidade, a sua imagem conta muito sobre a forma como você se relaciona. As roupas são ferramentas de comunicação, por isso seja um bom produto, com uma bela embalagem. 

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

O que é recomendado

Sabendo dessas dicas está na hora de colocar em prática, mas vamos mostrar ainda o que é recomendado. Com alguns estilos você não vai errar, vamos começar pelas cores, o ideal é transitar por cores como:

  • Branco;
  • Preto;
  • Bege;
  • Azul-marinho;
  • Cinza e cores neutras.

Você pode se maquiar, mas o ideal é que seja uma maquiagem leve, algo que não chame muita atenção. As roupas mais clássicas são o terno, blazer, camisa e calça social, mas como falamos, muitas empresas não mostram a necessidade de usar roupa social.

Muitas vezes também, a própria empresa indica o tipo de roupa à usar, por isso não fuja da regra e faça como eles pedirem. Na hora de escolher o sapato prefira de cor escura, as mulheres podem optar por salto alto ou baixo, nossa dica é preferir um salto médio. Mesmo assim é importante pensar no tipo de emprego que você está procurando e se no trabalho vai usar salto.

Se na entrevista o estilo pedido é formal, use terno com gravata ou tailleur, camisa e calça social, para as mulheres uma opção é blusa com saia de comprimento médio ou vestido com comprimento médio. No estilo descolado você já pode usar calça jeans, camisa social ou polo, blusas de cores e estampas leves.

Você já está preparado para ir a entrevista, mas antes vamos revisar algumas coisas para não esquecer nada? Você já sabe como se vestir para a entrevista, mas e as outras coisas, você fez sua lição de casa e conhece a empresa? Se preparou para responder certas perguntas? Vamos revisar.

8 dicas de preparo para uma entrevista de emprego

Se você está com a entrevista marcada para amanhã e agora já sabe a roupa que vai usar, está na hora de aproveitar que está na internet e pesquisar um pouco sobre a empresa e revisar algumas coisas para se sair bem. Entender como a empresa funciona, o que ela faz e até mesmo quantos funcionários tem é importante.

Passeie pelo site da empresa, veja as redes sociais, conheça os profissionais que trabalham lá, principalmente o presidente ou dono da empresa. Saber sobre a história do lugar que pretende trabalhar é muito importante, mas não é a única coisa que precisa fazer, vamos à alguns lembretes rápidos do que deve fazer.

Prepare a memória - Lembre-se de pelo menos 5 situações que passou em outras empresas, e avalie o papel que você desempenhou em cada uma. O que foi que aprendeu, quais os desafios e como lidou com os problemas.

A primeira entrevista - Se essa é a primeira entrevista e você nunca trabalhou antes, não tem problema, também tem o que falar. Você pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo.

Lembre-se de ser positivo - Termine sua entrevista sempre com falas positivas, geralmente o avaliador vai pegar um gancho da última coisa que falou para continuar a entrevista. Por isso terminar com algo positivo sempre vai ajudar.

Se prepare para as pegadinhas - Algumas vezes o entrevistador vai fazer perguntas absurdas, que não tem relação nenhuma com seu emprego. Mas você precisa ser esperto o suficiente para responder, nesse caso use sempre a lógica, não responda que não sabe.

Sorria – O sorriso é algo importante, demonstrar que é uma pessoa alegre e positiva é importante, por isso sorria e tenha bom humor. 

Você também pode perguntar - Essa é uma estratégia bem interessante, fazer perguntas demonstra que você pesquisou informações sobre a empresa, e que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão. Mas cuidado com as perguntas, algumas são muito simples e você poderia saber apenas pesquisando na internet.

Não minta – Seja o mais transparente possível, inventar histórias, parecer duvidoso, podem te prejudicar.

Seja você mesmo – Nossa última dica é ser você mesmo, sabemos que muitas vezes vai ficar nervoso, se sentir sobre pressão e até ansioso. Mas seja você mesmo, seja autêntico e verdadeiro.

Fazendo essa revisão bem feita, pode ter certeza que vai se sair bem na entrevista e vai conquistar o emprego que tanto sonhou. Não precisa se sentir nervoso, se preparar como indicamos, vai conseguir passar uma boa impressão. Tendo conhecimento do seu potencial para a função e habilidades para tal, demonstre isso.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, deixe seu comentário para que possamos te ajudar. Não é complicado se vestir bem para uma entrevista de emprego, siga nossas dicas que vai se sair muito bem.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo