Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como se preparar para uma entrevista bilíngue de emprego?

Como se preparar para uma entrevista bilíngue de emprego?

Olá, leitor!

Saber um ou mais idiomas é fator cada vez mais cobrado em entrevistas de emprego. Muitas empresas multinacionais e internacionais, tem colocado em prática a entrevista bilíngue.

Apesar do Inglês ser o idioma mais usado comercialmente, outras línguas como: Alemão, Russo, Japonês, Coreano, Mandarim (China), além de Espanhol, Italiano, Francês e Árabe, têm se destacado nas relações exteriores.

Vem se tornando comum principalmente ao convocar candidatos para trabalhar no exterior, ou para trabalhar com estrangeiros residentes no país ou em turismo.

Para se avaliar o nível de conhecimento na língua estrangeira, a entrevista poderá ocorrer no idioma informado, não necessariamente no total, mas em determinado momento poderá ser solicitado que seja em outra língua.

Você precisa se preparar para uma entrevista de emprego bilíngue e não sabe por onde começar? Nós do Canal do Ensino trouxemos para você um roteiro que irá lhe auxiliar nesse processo. Confira!

O que precisa saber

entrevista_bilingue_Prancheta 1

Primeiramente, a entrevista bilíngue requer que o seu conhecimento da língua se enquadre, pelo menos,  no nível intermediário.

Precisa ter muita fluência e desenvoltura na língua, pois, serão avaliados: seu modo de se expressar, a clareza nas respostas e até mesmo o cuidado em não cometer gafes culturais.

Depende do cargo, da empresa, de sua carreira, mas a necessidade da entrevista bilíngue é, dentre outras coisas, comprovar se seu nível está de acordo com o informado em seu currículo, atendendo o solicitado para o preenchimento da vaga.

Além de verificar como você se sairá ao tratar diretamente com a empresa, ou com o cliente internacional. Quanto maior seu nível de entendimento em outra língua, melhor a capacidade de atender bem ao cliente.

Por isso é bom lembrar: honestidade no currículo é primordial. Caso não tenha o nível de inglês requerido, estude mais, faça cursos e se prepare para estar a altura do cargo.

Como se preparar

Atente para termos específicos e questões culturais

É bom ter em mente que precisa obter um conhecimento de termos técnicos ou científicos, caso seu cargo necessite. Termos específicos da área de negócios, economia, marketing, medicina, seja qual for sua área, procure usar os termos certos no idioma estudado.

Saiba no mínimo o básico da cultura do País de seu idioma. Com isso poderá evitar possíveis constrangimentos no trato direto com pessoas desse país.

Brasileiros são conhecidos pela informalidade, pelo jeito desembaraçado de lidar com outros. Precisa ter cuidado com esse tratamento mantendo a sobriedade e não correndo o risco de cometer deslizes culturais.

Lembre-se que algumas palavras ou frases podem ter significados muito diferentes entre os países. Não corra o risco de perder o emprego por questões de má diplomacia.

Pratique pensar e dialogar em outra língua

Nessas entrevistas provavelmente haverá perguntas sobre sua carreira, seus objetivos de vida, dificuldades que possa ter enfrentado no percurso, como foi seu último emprego.

Esteja preparado para responder claramente – em outra língua. Assim o candidato terá mais desenvoltura em suas respostas, sem travamentos ou bloqueios.

Algumas pessoas sentem mais dificuldade para pensar em outra língua. Caso seja essa sua dificuldade, o professor Mairo Vergara ensina como treinar o pensar, no caso, em inglês, mas pode ser adaptado para outra.

Assista no YouTube: Como pensar em Inglês.

Faça revisão do idioma

Em se tratando da língua propriamente dita, quanto mais vocábulos melhor. Então treine sua leitura, tanto a de livros, quanto de manuais técnicos e revistas físicas ou virtuais.

Revise seu curso. Refaça as avaliações que fez para concluir o curso. Faça testes de nivelamento, você encontra na internet, tanto pago quanto de forma gratuita.

Treine principalmente conversação e leitura. Quanto melhor sua habilidade na(s) língua(s), mais preparado estará em relação a outros candidatos.

Veja alguns locais onde treinar:

Se você não tem acesso a um curso bom, próximo de sua residência ou serviço, aproveite as plataformas de estudo que existem na internet.

Encontre o mais adequado a sua realidade financeira, a didática que mais lhe agrada, de acordo com seu tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Existem muitos aplicativos também para celulares, assim poderá treinar em qualquer lugar. Há cursos inclusive gratuitos. Segue aqui algumas sugestões de cursos disponíveis na internet:

Inglês

Actual Fluency Podcast

Eslpod.com

Espanhol

Linguística 360

Duolingo

Alemão

Memrise 

Francês

Francês Zero

Italiano

Dire, fare, partire

Italiano na Web

Diversos

101 links para aprender um idioma de graça

Curso de idiomas no exterior e intercâmbios

Quando começar se preparar para entrevista?

Ao se candidatar para qualquer entrevista de emprego, deve fazer uma revisão no currículo, relembrando cursos, selecionando certificados e se preparando para as perguntas mais prováveis.

Com a possibilidade ou a certeza da entrevista ser bilíngue, a chance de você se sair bem em outra língua será um grande diferencial. Deve portanto reforçar o treino do diálogo com desenvoltura em outro idioma.

Comece a partir do momento que se lança em busca de emprego ou de melhoria de cargo. Quando acrescenta no currículo que sabe outro idioma, já deve começar a se preparar, pois, poderá ser cobrado a qualquer momento.

Treine conversação e leitura

Converse com estrangeiros e professores do outro idioma. Verifique se usou a linguagem corretamente.

Anote seus erros e procure corrigi-los. Grave áudios, pois, ao ouvir sua fala poderá você mesmo identificar onde está errando e providenciar melhoras nesses pontos.

Leia artigos em outras línguas, assista telejornais do país de origem desse idioma, veja filmes sem legenda, participe de grupos de conversação nas redes sociais e pelo celular.

Dessa forma estará treinando para responder claramente, com segurança sua entrevista.

Mercado de trabalho

Atualmente a necessidade de saber mais de uma língua está atrelado ao mercado de trabalho voltado a expansão para além das fronteiras do país. Ninguém que está em busca de ascensão estará livre dessa possibilidade.

Vejamos em quais áreas poderá ser cobrada a entrevista em outra língua:

Empregos em multinacionais/transnacionais, Comércio do Exterior

Como essas empresas tem filiais em diversos locais do mundo e relacionam-se comercialmente entre elas, é necessário que seus trabalhadores saibam pelo menos o inglês, considerado uma língua universal.

No entanto, funcionários que saibam além do inglês, outra língua, são ainda mais valorizados, pois, é quase obrigatório falar inglês ou outro  idioma, principalmente alemão ou japonês tem um destaque ainda maior.

Secretaria, Turismo, áreas de serviço

Todas as áreas que tem contato direto com pessoas de outros países ganham mais, crescem profissionalmente quando se comunicam em outra língua.

Muitas vezes aparece a oportunidade de trabalharem em vagas que surgem em outros países. Mais uma vez, se você possuir outro idioma terá mais chances de conquistar essa vaga.

Professor em escola de língua estrangeira, Políticas Internacionais

Se em outras áreas existe a chance de desenvolver seu trabalho usando somente a língua materna, nesses setores não há essa possibilidade.

Se pretende ter uma chance maior para conviver com os nativos de outros países, aprender sobre sua cultura e estilo de vida, essas áreas são ótimas opções. Porém, sem o conhecimento de outra língua essa oportunidade se torna inviável.

Ciências, Tecnologia

Nessas áreas, o nível intermediário já não é suficiente. Como estudar Tratados Científicos, sabendo pouco da língua? Mesmo sabendo a tradução dos termos científicos, sua atuação será limitada.

No ramo da tecnologia não é diferente. Ela avança rapidamente, não dá tempo de fazer tradução.

Nesses setores o inglês, o alemão, o japonês, o coreano, são línguas realmente necessárias se o profissional quiser estar a frente no seu ramo.

Em todas essas áreas é praticamente obrigatório saber outra língua, devido as relações de negócio com outros países, ou pelo avanço tecnológico e científico a partir de países como Estados Unidos, Japão, Rússia e Coreia.

O fato de poder trabalhar em um colégio cuja língua é outra, diferente do Português, em profissões que o contato é direto com o cliente estrangeiro, em áreas de turismo e comércio, é exigência de mercado a fluência em outra língua.

Todo profissional empreendedor, que pretende desenvolver network pessoal, vai precisar passar por uma entrevista de emprego em outra língua. Se você está nesse estágio: parabéns! Tem um futuro muito promissor.

Portanto, se você está preocupado em ter que participar de uma entrevista bilíngue, não fique. Apenas se prepare da maneira correta para garantir sua vaga, pois, já é quase obrigatória em altos cargos de emprego.

Leia com atenção esse artigo. Se preciso for, tome notas e vá atrás de resolver o que está faltando. Tire suas dúvidas em relação a entrevista e o setor que irá trabalhar e se dedique aos pontos que abordamos aqui: em que nível se encontra, a conversação, a leitura e a cultura do país.

Prepare-se psicologicamente, fisicamente e treine

Não deixe que a realização dos seus objetivos seja adiada devido a entrevista ser bilíngue. Formule algumas perguntas e respostas, na outra língua. Verifique se está correto.

Não perca oportunidade de se destacar em sua profissão seja ela qual for. Use a habilidade de saber outra língua a seu favor.

Esteja confiante no que sabe e seja honesto quanto a isso, e certamente estará seguro e bem preparado para a promissora entrevista.

Até logo!

 

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo