Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como se preparar para passar em mais de um vestibular

Como se preparar para passar em mais de um vestibular

Olá, leitores!

Não é impossível passar em mais de um vestibular, na verdade é uma prática bem rotineira, muitos estudantes fazem diversos vestibulares e conseguem passar em alguns. Se você está nessa fase de estudar muito e tentar um vestibular, saiba como passar em mais de um vestibular.

Para começo de conversa, para conseguir esse feito você precisa fazer mais de um vestibular, mas atualmente está mais fácil passar em mais de um exame por causa do Enem, ele também acabou com aquela quantidade de provas que o aluno precisava fazer para entrar em uma faculdade. Se você não é dessa época não sabe, mas antigamente, se uma pessoa queria passar em mais de uma faculdade ou tentar mais de uma, era preciso fazer várias provas, por isso ela tentava o vestibular da federal da cidade, viajava e fazia a prova da federal da cidade vizinha.

O Enem ajudou muito nessa questão, pois ele permite você entrar em uma faculdade federal de outro estado, é bem mais simples. Mesmo assim você pode precisar passar em mais de um vestibular, tem algumas instituições que não aceitam a nota do Enem para entrar. 

Como se preparar

A preparação geralmente é a mesma de um aluno que vai fazer apenas uma prova de vestibular, mas é importante que você pesquise um pouco sobre as provas que vai fazer, dessa forma você vai observar o que pode cair. Muitas vezes um vestibular pede leitura de livros, outros já não pedem, a nossa primeira dica é pesquisar e descobrir o que cada uma tem costume de cobrar, dessa forma você terá uma direção por onde começar.

Depois de fazer uma boa pesquisa é hora de começar a estudar, faça um plano de estudo geral, o importante é estudar para todas as provas. Não é bom que você divida as matérias por vestibular, muitos pedem as mesmas matérias, por isso faça um estudo geral e depois comece a estudar as matérias mais específicas.

Dê prioridade para as provas que vão acontecer primeiro, por exemplo, estude normalmente todas as matérias como português, matemática, física, geografia e depois veja o que mais é preciso estudar, se a prova que você vai fazer no meio do ano exige a leitura de um livro, leia de uma vez, se a prova que vai fazer no final do ano exige outro livro, não leia ele primeiro. Se você observar a ordem das provas de vestibular e estudar será bem sucedido.

mulher-de-bracos-cruzados

A verdade é que não existe uma receita que vai te mostrar como passar em muitos vestibulares, você precisa estudar bastante e se dedicar, faça um cronograma de estudo e lembre-se que também é importante descansar.

Você também pode estar se perguntando, por que passa em mais de um vestibular? Ter o poder de escolha é muito bom, se você fizer quatro vestibulares e passar em três deles, vai poder escolher a melhor opção olhando os prós e contras. Às vezes você passou em duas faculdades públicas e em uma federal, nesse caso a federal pode ser uma boa opção, mas nem sempre ela é, tem alunos que precisam mudar de cidade para cursar uma federal e isso pode ser uma desvantagem.

Nossa dica para você é estudar muito, só assim você vai conseguir conquistar seu objetivo que é passar em mais de um vestibular. Não deixe de fazer a organização dos estudos como explicamos, isso é muito importante e vai te ajudar a não ficar perdido.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo