Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como se preparar para o Enem sem abdicar dos fins de semana

Como se preparar para o Enem sem abdicar dos fins de semana

Olá, leitores!

O segundo semestre do ano se aproxima e esse é um momento de muita tensão para os estudantes que estão finalizando os estudos no Ensino Médio. A chegada do final do ano significa que é hora de enfrentar o tão temido vestibular. Para muitos, esse é um momento de decisão, a hora de fazer uma escolha que pode direcionar os próximos passos da vida e quem sabe até ditar o foco principal dela. Por isso, é totalmente normal que o nervosismo e a pressão atrapalhem no momento de aprendizagem, fazendo com que muitos estudem o dia inteiro, todos os dias da semana, sem nenhum minuto de descanso. Entretanto, isso não ajuda. É necessário relaxar e manter a cabeça tranquila para se dar bem. Por isso, preparamos um guia de dicas básicas a serem seguidas sobre como se preparar para o Enem sem abdicar dos fins de semana.

Antes de mais nada, é importante entender porquê é necessário ter esses momentos de descanso, enquanto o que todos te dizem é: você está se divertindo enquanto seu concorrente está estudando. Nós só aprendemos e tiramos o máximo proveito do que nos é ensinado quando estamos com a cabeça tranquila. Milhares de informações não são absorvidas da maneira correta, caso a mente esteja estressada. Entretanto, após o descanso, não há motivos para não se esforçar e aprender ao máximo.

Organize seu tempo de estudo

mulher-se-espreguicando

A primeira dica diz respeito a saber se organizar. O Enem cobra todas as matérias do Ensino Médio de uma maneira bastante aprofundada. Portanto, é necessário saber como estudar cada uma. Uma boa dica é dividir os dias da semana por matérias a serem estudadas. No total, o Enem cobra dez matérias, além da redação. Portanto, a cada dia de segunda à sexta, você pode selecionar duas matérias para estudar, como se fosse um horário de escola mesmo. Fixe essa meta e comece a estudar.

É interessante que as duplas de matéria de cada dia sejam da mesma área de conhecimento. Por exemplo, estude um pouco de Física na parte da manhã e se dedique aos problemas da Química na parte da tarde, por exemplo. Além disso, também é importante reservar uma parte de seu dia para resolver questões de provas de vestibulares passados. Assim, a fixação da matéria será bem mais fácil e rápida.

Sites para estudar para o Enem de graça

Outra dica para estudar para o Enem e que é bem vinda é procurar ajuda em sites de preparação, que ajudam os estudantes oferecendo dicas de como se sair melhor na prova. O próprio MEC oferece um portal totalmente gratuito aos estudantes com guias de preparação, simulados, aulas, exercícios e muito mais. Toda ajuda na hora de se preparar para o vestibular é muita, portanto não deixe de conferir as dicas e se prepare da melhor forma possível para prova. Você não irá se arrepender.

Outra dica é aproveitar o conteúdo do Plantão Enem. O site disponibiliza uma série de vídeos de curta duração, com aproximadamente dois minutos cada, com dicas para estudar para a prova. Além disso, há conteúdos de ótima qualidade que dizem respeito às matérias e como entender melhor alguns pontos considerados como mais complicados. Vale a pena acessar.

Aproveite as dicas e comece a estudar agora mesmo. Mas lembre-se: é necessário descansar durante os fins de semana para manter a mente tranquila e preparada para os conteúdos. Estude e se esforce, mas não se esqueça de cuidar de você mesmo.

Boa sorte e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo