Você está aqui:Home » Enem » Como se Preparar para o Enem e Vestibulares Gastando Pouco

Como se Preparar para o Enem e Vestibulares Gastando Pouco

Olá leitores, tudo bem?

Todo ano é o mesmo problema e a mesma indignação. Como se preparar para o ENEM? As vezes é pior ainda, pois não temos dinheiro para cursinho, ai a pergunta é mais específica.
Como se preparar para o ENEM gastando pouco. Ou melhor ainda, como se preparar gastando quase nada?

Bom, pode parecer impossível, mas não é. Por incrível que pareça existem muitas maneiras de ter aulas e se preparar para o ENEM gastando “nada”. Ou pelo menos quase isso.

Não é segredo o poder de educação que a internet possuí. Então não é difícil de entender qual a melhor maneira de estudar sem gastar nada.

Como estudar pro ENEM gastando pouco

Estudando através da internet

Na internet é possível encontrar uma infinidade de informações e mídias que ajudam na hora de estudar.

Você é do tipo que aprende melhor lendo? A internet está cheia de aulas em PDF e em artigos da internet para te ajudar. É do tipo que aprende melhor vendo vídeos? O YouTube cobre essa parte. Mas você não gosta de imagem e prefere fechar os olhos e escutar? Existem inúmeros podcasts que podem te ajudar.

É tudo uma questão de saber pesquisar pelo que você quer aprender e da maneira que você quer aprender e usar isso para estudar em casa.

A grande vantagem desse método é que estudar sozinho exige uma quantidade tremenda de concentração.

Na internet é muito fácil encontrar coisas que nos distraem. Principalmente as redes sociais. Portanto é fácil acabar perdendo tempo com a procrastinação ao invés de estudar.

Aqueles “só 5 minutinhos de Facebook” acabam virando horas, dias, semanas e quando você percebe falta menos de um mês e não conseguiu estudar nada.

Esse é o método mais barato, mas é o que mais exige mais disciplina.

Estudar sozinho, assim como trabalhar por conta própria, é um grande desafio, para os que conseguem manter o controle, essa é uma excelente maneira de se preparar para o ENEM sem gastar nada.

Estudando com cursinhos populares

Também é possível estudar com cursinhos populares, alguns até mesmo gratuitos. Cada cidade possui os seus programas de apoio ao ensino e cursinhos diferentes.

Dessa maneira é possível estudar como um curso normal, com uma classe e um professor.

A grande vantagem desse método é que com o acompanhamento de colegas e de professores não precisamos nos policiar tanto quanto temos que fazer ao estudar pela internet.

Para quem precisa de aulas presenciais para estudar de maneira correta, essa é com certeza a melhor opção.

Sua desvantagem é o fato de que as vezes eles podem custar algum dinheiro, ou a locomoção até o local pode ser um pouco cara.

Então leitores, como vocês estão se preparando para o ENEM?

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo