Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Como se inscrever para estudar nos Estados Unidos

Como se inscrever para estudar nos Estados Unidos

Olá pessoal!

O processo seletivo do ensino superior nos Estados Unidos é bastante diferente do brasileiro. Aqui, basicamente uma prova define se você cursará ou não uma universidade; lá (e em outros países também), o processo é holístico. Isto significa que ele é mais completo e formado por vários fatores decisivos. Apesar de mais longo, este processo é também mais justo ao analisar cada candidato de uma forma integral.

A palavra “holístico” refere-se ao holismo, “doutrina que considera o organismo vivo como um todo indecomponível”, segundo o dicionário Michaelis. Assim, o processo holístico deve avaliar todas as características do estudante.

Provas

Há uma prova que se assemelha ao vestibular brasileiro: o SAT ou o ACT. Prestados por estudantes prestes a concluir o ensino médio, estes exames avaliam habilidades em leitura e interpretação de texto, matemática, redação, inglês e outros aspectos em formatos diferentes. O resultado na prova deve ser informado na inscrição para o processo seletivo nos EUA.

Proficiência no inglês

Os estrangeiros precisam comprovar uma fluência mínima na língua inglesa. O curso acadêmico americano será completamente lecionado no idioma, por isso, este requisito se faz necessário para comprovar que o estudante compreenderá o conteúdo do curso e será capaz de se comunicar com eficiência. As instituições dos EUA costumam aceitar o TOEFL e o IELTS e a nota mínima exigida varia amplamente, por isso, antes de agendar um dos testes, verifique esta informação com a sua universidade. Tanto o TOEFL quanto o IELTS podem ser prestados no Brasil em um centro autorizado e, normalmente, as instituições de ensino superior exigem que o resultado seja enviado diretamente pela agência.

Cartas de referência

As letters of recomendation ou letters of reference são cartas escritas por terceiros. Pessoas que conviveram com o candidato em âmbitos escolares ou profissionais: um professor, orientador, treinador ou empregador que possa comprovar as habilidades, conhecimentos e qualificações do candidato, que sejam relacionados à área de estudo que ele pretende cursar nos Estados Unidos. Cada universidade/faculdade tem regras específicas (número certo de cartas, quem deve servir de referência, formato, etc.) sobre as cartas de recomendação, portanto certifique-se quais são as de sua instituição.

Declaração pessoal

Uma essay ou personal statement é uma redação na qual cada candidato discorre sobre os motivos que o levou a optar pelo curso, área de estudo e instituição (ou outro tema sugerido pela universidade). É uma oportunidade de contar mais sobre você, suas experiência e argumentar por que você merece ser admitido. É também uma forma da universidade avaliar a redação, a argumentação e o inglês de cada candidato.

Documentos

As instituições exigem o envio de históricos escolares com notas e médias e também certificados de conclusão. A maioria pede pelos documentos oficiais e cópias traduzidas por tradutores juramentados. Há também instituições que solicitam que os históricos e certificados passem por agências de validação para que o GPA seja calculado (a média de notas padronizada nos EUA).

Entrevistas

Nem sempre exigida, a entrevista pode ser feita pessoalmente por um representante da instituição no Brasil, por telefone, ou online pelo Skype ou Google Hangout. É mais uma forma da instituição entrar em contato com o candidato, avaliar a fluência no inglês e fazer perguntas sobre planos e objetivos pessoais.

Um conjunto de avaliações

Se você não tiver um excelente desempenho em seu histórico escolar ou não se sair bem no SAT, ainda tem como compensar em outros aspectos, graças às várias partes do processo holístico americano. Antes de providenciar qualquer documento e agendar provas, verifique as exigências específicas das instituições de seu interesse. Elas variam de acordo com área de estudo, nível do curso, duração, período, etc – e você deve segui-las à risca.

Pesquise aqui cursos nos Estados Unidos

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo