Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Olá Leitores!

Talvez o passo mais importante para em todo início de carreira é o momento da entrevista, em que o futuro profissional será parcialmente definido. De grande preocupação para muitos, as entrevistas de emprego são essenciais para que o entrevistado possa mostrar suas qualidades e os motivos pelos quais merecem aquela tão desejada chance de trabalho.

Essa oportunidade deve ser muito bem aproveitada e, para isso, alguns cuidados por parte do entrevistado devem ser garantidos para que se obtenha o melhor resultado. Como se comportar em uma entrevista, vender sua imagem para que o entrevistador compre, ainda é uma das maiores dúvidas, principalmente para pessoas inexperientes. Para isso, é necessário ficar atento a alguns fatores, como:

Atrasos

Sempre, mas especialmente em entrevistas de emprego, os horários devem ser respeitados. Chegar atrasado é imperdoável e demonstra uma atitude despreocupada por parte do entrevistado.

É importante administrar muito bem o tempo de forma a não deixar que ocorram atrasos. Essa é a primeira característica observada pelos entrevistadores.

Roupas

As roupas utilizadas na entrevista são acessórios muito importantes para causar uma boa primeira impressão. Deve-se evitar o desleixo de vestir roupas amassadas ou sujas, além de peças que não estejam de acordo com o ambiente profissional.

Roupas sociais e discretas são as mais recomendadas para essas situação, evitando o uso de bonés e tênis. O uso excessivo de maquiagem ou roupas inapropriadas também devem ser evitados.

Aspecto físico

Cuidar da aparência é essencial para aquele primeiro contato da entrevista. Cabelos penteados e arrumados, barba bem feita e uso correto de maquiagem requerem atenção. A postura do entrevistado também deve ser a mais correta possível, evitando gestos desnecessários ou utilizados habitualmente em situações mais informais.

Linguagem

O cuidado com a linguagem utilizada deve ser redobrado em entrevistas de emprego. O candidato deve procurar evitar falar de um modo muito informal e não condizente com o ambiente ou com a pessoa a quem se dirige.

Não é recomendado também forçar o uso de palavras rebuscadas e de difícil compreensão apenas para impressionar.

Confiança

O preparo emocional e mental do candidato será observado pelo entrevistador. O nervosismo é o principal fator que impede o bom aproveitamento da entrevista, atrapalhando na elaboração de respostas e na apresentação da imagem do entrevistado, minando os interesses da empresa no candidato por não conseguir ver as suas outras qualidades.

Educação

Desde o momento do aperto de mão para cumprimentar o entrevistador, em como se portar durante toda a entrevista até o momento da despedia, a cortesia é indispensável para garantir o interesse e a simpatia necessários para melhorar as chances de conquistar a vaga desejada.

Olho no olho, chamar a pessoa pela nome, entrar quando for chamado e sentar-se quando for convidado são exemplos disso.

Interesse

O conhecimento prévio da vaga a que se está concorrendo, a história da empresa, a atual situação do mercado e assuntos semelhantes, por exemplo, indicam preocupação e interesse do entrevistado, sendo importante até mesmo fazer perguntas a fim de melhor compreender o assunto.

Boa Sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo