Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como são escolhidos os candidatos em um processo seletivo

Como são escolhidos os candidatos em um processo seletivo

Olá leitores do Canal do Ensino!

Escolher o candidato ideal para uma vaga de emprego está cada dia mais difícil, especialmente devido à quantidade de pessoas se inscrevendo. No entanto, com alguns requisitos básicos a seleção é mais detalhada. Confira quais são eles.

Gerenciar um processo seletivo de candidatos é uma tarefa complicada. Para diminuir a desvantagem trazida pela quantidade – e pela qualidade – dos profissionais e impedir que a decisão se torne um pesadelo, as empresas estão se tornando cada dia mais seletivas.

Com o objetivo de decidir sem estresse o candidato ideal para a vaga, os filtros de escolha estão cada vez menores, e as competências dos candidatos são analisadas nos mínimos detalhes. Confira os 10 pontos fundamentais que as empresas usam para escolher um bom candidato:

 1. Atitudes rápidas

Como são escolhidos os melhores candidatos: 1. Atitudes rápidas Uma das maiores reclamações para os candidatos que procuram emprego é a demora da empresa para oferecer um retorno. Para evitar que um bom candidato seja contratado por outras empresas, cada vez mais o retorno é feito sem demora. As organizações preocupam-se em contatar um bom candidato antes das demais.

2. Boa reputação

Os candidatos não querem trabalhar para uma empresa que não é conhecida ou, pior, é mal falada no mercado de trabalho. Se uma companhia tem uma reputação duvidosa, os empresários estão tratando de investir na melhora desse quesito, para que cada vez mais bons profissionais queiram fazer parte do time.

3. Análise dos detalhes

Contratar alguém em uma situação de emergência pode causar um desastre em longo prazo. Para evitar esse tipo de problema, antes de decidir por um ou outro candidato, as empresas estão passando a verificar todos os detalhes a respeito dos candidatos interessados, mesmo que a vaga precise ser preenchida rapidamente.

4. Eles sabem o que procuram

Para evitar dificuldades na hora da decisão, quanto mais selecionado for o filtro da empresa, mais fácil será para escolher o profissional ideal. Para isso os recrutadores decidem entre aqueles que possuem as características mais próximas entre si e com o perfil que precisam para a vaga.

5. Descrições breves para as vagas

Para evitar que muitas pessoas se inscrevam para a vaga sem possuírem o perfil adequado, as organizações têm sido o mais breve possível na descrição do perfil do funcionário. Se possível, tentando levantar questões que os interessados possam responder simplesmente com “sim” e “não”.

6. Conhecimento do cargo

Se o recrutador entende pelo menos um pouco sobre a vaga que pretende preencher, poderá decidir com mais propriedade qual dos candidatos é melhor para aquele cargo. Em geral essa pessoa não é um especialista, mas sabe alguns detalhes sobre o cargo.

7.Currículos

Por mais óbvia que pareça essa dica, as empresas ainda começam o filtro de candidatos pelos currículos e cartas de apresentação. É possível perceber desde o início se um candidato tem ou não os requisitos necessários para o cargo oferecido, e só serão convidados para as próximas etapas apenas aqueles que já possuem algum diferencial.

8. Ajuda

Cada vez menos as empresas estão mantendo a responsabidade da contratação sob apenas um funcionário. Os recrutadores têm pedido ajuda para as outras pessoas do setor, apresentando as melhores opções e discutindo com elas quem é o candidato mais adequado para desempenhar aquela função dentro do time.

9. Teste

Mesmo que os recrutadores tenham encontrado o melhor currículo de todos os tempos, isso não significa que na prática o candidato seja excelente. Por isso, antes de decidir sobre uma contratação os aspirantes ao trabalho são testados de todas as maneiras possíveis, não só quanto ao seu profissionalismo, mas, se possível, algumas facetas do caráter do candidato.

10. Peça referências

Assim como o teste, pedir referências a empregadores anteriores também faz parte do processo de escolher o melhor candidato para a vaga. São questionadas referências sobre comportamento nos empregos anteriores, comprometimento com as tarefas, etc.

Boa entrevista!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo