Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » Como saber se é um bom curso EAD?

Como saber se é um bom curso EAD?

Olá, leitores!

Os cursos de ensino a distância (EaD) se tornaram uma excelente opção de formação nos dias de hoje. O mercado de trabalho na sociedade atual apresenta altas demandas em relação aos trabalhadores, que precisam dedicar cada vez mais seu tempo a carreira. Dessa forma, os cursos a distância caíram no gosto popular por conta de permitir uma maior flexibilidade de horários em relação aos cursos presenciais, tornando possível que as pessoas articulem suas demais necessidades a uma formação. Adiante, vamos orientar os leitores a como escolher um bom curso EaD.

Os cursos EaD caracterizam uma modalidade de ensino através de tecnologias que possibilitam que o aluno esteja em um ambiente físico distinto do ambiente onde se encontra o tutor, ou seja, a distância. Esse tipo de curso permite que o aluno estabeleça seus próprios horários de estudo, pois de modo geral, as aulas são ministradas online, e a presença do estudante só é exigida na aplicação das provas. No ensino a distância, o estudante dispõe de mídias como material de estudo (videoaulas, CD-ROM, iPod, notebook, entre outras).

O Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamentou a Educação a Distância, que determinou a necessidade de credenciamento junto a União das instituições de ensino que estariam autorizadas a ministrar a educação a distância. A União também passou a ser responsável pela regulamentação dos requisitos para realizar exames e registro de diplomas relacionados ao curso a distância.

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais comum. São oferecidos cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, profissionalizantes, de aperfeiçoamento etc.

Atualmente, existe uma vasta gama de opções de cursos EaD devido a popularização dessa modalidade de ensino. Portanto, é necessário saber escolher um curso EaD de forma criteriosa a fim de compensar o investimento e o tempo que serão aplicados nos estudos. A seguir, preparamos algumas dicas para ajuda-os a escolher um bom curso EaD.

Docentes qualificados

Como em qualquer outra modalidade de curso, um bom curso EaD deve estar respaldado por docentes bem qualificados e ainda possuir qualificação específica em ensino a distância e graduação na área do curso.

Canal de comunicação 

É crucial que a instituição de ensino possua um canal de comunicação eficiente. Esse canal deve promover a comunicação com os alunos e a oportunidade de que eles possam esclarecer dúvidas sobre o conteúdo das aulas e auxiliá-los na resolução de problemas de acesso ocasionais em relação à plataforma de ensino.

Tecnologia aplicada ao ensino

Um bom curso EaD deve contar com uma estrutura que disponha de recursos básicos como videoaulas e plataformas de tutoria online, além de outros recursos que facilitem o acesso ao conhecimento e estimulem o desenvolvimento pedagógico.

Aulas e provas presenciais

Uma das exigências do MEC é de que todas as avaliações sejam realizadas presencialmente na instituição de ensino, mesmo com a modalidade de curso a distância. Ademais, de acordo com cada curso, podem ter outras atividades que exigem a presença do aluno, como estágio, aulas em laboratório, etc. O ideal é averiguar se esses pontos são considerados pela instituição para confirmar a qualidade de ensino de um bom curso EaD.

Aulas em laboratórios

É fundamental para um bom curso EaD que a instituição possua uma boa infraestrutura disponível aos alunos para cursos EaD que exijam carga horária em laboratório. Uma boa maneira de avaliar as condições da infraestrutura é visitar o local onde se encontra o polo presencial.

Polo presencial

Qualquer bom curso EaD deve possuir um polo presencial com infraestrutura adequada para receber e acomodar os alunos. Existem alguns quesitos básicos que devem ser atendidos para uma boa qualidade de ensino como computadores com acesso à internet, auditório com equipamento audiovisual são imprescindíveis para que os estudantes e tutores consigam realizar as aulas multimídias.

Bibliotecas

Um bom curso a EaD deve contar com bibliotecas físicas e/ou digitais para proporcionar ao aluno uma base consistente de pesquisas a fim de auxiliar na aquisição de informações e no aprofundamento do conhecimento.

Atividades extracurriculares

Além de atuarem como um complemento na formação do aluno, atividades que não estão previstas oficialmente no currículo como workshops, palestras e cursos de extensão demonstram o grau de comprometimento da instituição em incentivar a disseminação do conhecimento, o que carateriza um bom curso EaD.

Reconhecimento pelo MEC

  • O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável pela política nacional de educação, o que inclui a educação profissional e a educação a distância. Um bom curso EaD deve fazer parte de uma boa instituição de ensino que, por sua vez, deve estar credenciada pelo MEC, o que garante a qualidade dos serviços prestados. Dessa forma, o certificado obtido ao final do curso só é valido em todo o território nacional se a instituição possuir esse credenciamento, que pode ser verificado no site MEC. O MEC ainda disponibiliza anualmente vários indicadores de qualidade sobre a regularidade da instituição, entre eles o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade.

Por fim, é de extrema importância analisar criteriosamente todos os aspectos citados antes de escolher um curso EaD.

Esperamos tê-los ajudando, bons estudos, boas provas e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo