Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como saber qual vestibular prestar?

Como saber qual vestibular prestar?

Olá,

O Vestibular traz consigo uma infinidade de questões sobre que tipo de curso ingressar, quais as possibilidades de carreira, habilidades pessoais, recursos financeiros e de tempo, dentre outros fatores importantíssimos que devem ser considerados na escolha do curso. Em meio a essa infinidade de questões, duas coisas que o estudante precisa ter em mente: escolher um curso exige uma grande reflexão pessoal e, vestibular não tem que ser para a vida toda. Se no futuro a escolha não tiver sido a melhor, sempre é possível recomeçar e investir em outra carreira.

Como prestar vestibular?

A maioria das instituições de ensino superior utiliza o Enem como forma de seleção. Porém, algumas ainda utilizam seleções próprias, os vestibulares. Para essas, primeiramente é preciso ter em mente o curso para o qual se deseja prestar e, realizada a escolha, a preparação do estudante então será focada nos requisitos específicos do curso, como o peso de cada disciplina na avaliação, se existe avaliação de aptidão para a função, etc, diferentemente do Enem, em que os assuntos são cobrados de forma igual.

Por que prestar vestibular?

Prestar um vestibular é importantíssimo para o desenvolvimento acadêmico e profissional de um estudante. Apesar de não ser a única forma de desenvolver-se profissionalmente, pode ser considerada a principal, pois nos cursos superiores se aprenderá formas aprofundados sobre a carreira escolhida, desde conteúdos técnicos quanto teóricos e de responsabilidade social.

4 Dicas para quem quer prestar vestibular

Prepare-se: Um vestibular é uma seleção e, como tal possui concorrência. Você não apenas precisa ser bom, como também se diferenciar dos demais. Por isso, uma preparação física, mental e intelectual é necessária no planejamento de se prestar qualquer vestibular, principalmente para aqueles mais concorridos e em universidades famosas.

Estude inglês e informática: até pouco tempo atrás, inglês e informática não eram disciplinas tão importantes nas seleções. Hoje em dia, porém, elas estão presentes em todas as profissões e, por isso, ganharam importância nas provas de vestibulares. Há, inclusive, alguns vestibulares em que o inglês é obrigatório, ao contrário de outros em que o aluno pode optar pela prova de inglês ou espanhol.

Crie uma rotina de estudos: essa rotina organizada será imensamente importante para definir o seu bom desempenho nas provas, como também contribuirá para um hábito saudável depois que ingressar no curso e, certamente você necessitará de uma rotina de estudos.

Busque ajuda: Se você tem dificuldade em alguma disciplina, não hesite em buscar ajuda, seja com tutores, professores particulares ou matriculando-se em cursinhos pré-vestibulares, que são excelentes para preparar o aluno para as seleções.

Como saber qual é o vestibular mais adequado para você

Primeiramente, o estudante precisa saber quais cursos não são adequados para ele e isso inclui incompatibilidade de objetivos, falta de interesse na área ou grande dificuldade de se aprofundar no tema ou exercer a profissão. Também, não escolha um curso que você não tenha afinidade porque os outros querem que você faça, afinal, quem irá seguir a profissão será você e não os outros.

Sabendo o que você não quer, basta começar a pensar naquilo que você deseja e pode realizar. Pondere seus objetivos de carreira e pessoais com as suas possibilidades de realização de algum curso, invista em um curso no qual você possa aproveitar ao máximo. E não se esqueça de uma coisa, vestibular não é obrigação para a vida toda. Se porventura você desejar fazer outra coisa, sempre é tempo de começar novas experiências. Por isso, não se pressione tanto para escolher o curso perfeito!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo