Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como saber a profissão certa que você deve seguir

Como saber a profissão certa que você deve seguir

Olá, leitor!

Como saber a profissão certa quando existem inúmeras possibilidades de carreira? Saiba que você não está sozinho nessa. A maioria dos estudantes sofre com essa dúvida que pode ser um divisor de água na carreira futura.

O último ano do ensino médio pode trazer muitas indagações para os estudantes, e não poderia ser diferente, afinal, o futuro profissional depende da escolha certa, que na maioria das vezes não é uma tarefa fácil.

Ainda há um longo caminho de estudos pela frente, o estudante terá gastos com cursos e especializações que serão focadas na profissão escolhida. Imagine se o estudante escolher algo que não se identifica e se arrepender depois? Haverá gastos excessivos e investimentos inválidos, sem contar a perda de tempo.

Mas como saber a profissão certa? Será que há um passo a passo a seguir? Quais as melhores dicas? Neste artigo, você encontrará todas as respostas que procura. Acompanhe a leitura!

Como saber a profissão certa para seguir carreira?

como_saber_a_profissao_certa

Quando as datas das inscrições para vestibulares estão próximas é o momento de já estar decidido sobre qual profissão seguir. Enquanto algumas pessoas já crescem sabendo o que pretendem fazer após os estudos, outras têm mais dificuldades em se identificar com alguma área.

O primeiro momento para descobrir qual profissão seguir é o de conhecimento pessoal. Você já se perguntou quais são seus interesses e quais são seus objetivos profissionais? Onde você quer chegar? Qual cargo pretende ter no futuro?

Tudo isso será base para você criar seu mapa profissional, seu plano de carreira e tentar descobrir quais são suas vocações. E quando falamos em vocações, falamos em ter as aptidões e habilidades necessárias para seguir tal profissão.

Não adianta pensar em seguir a carreira de psicologia, por exemplo, se você não tem paciência para ouvir outras pessoas. Consegue perceber como seu perfil influencia diretamente na escolha certa?

Existem várias formas de saber qual profissão é a ideal para você, mas a partir do momento em que você coloca tudo no papel e traça seus objetivos, fica mais fácil identificar como saber a profissão certa.

Perfil Vs profissão

Outra questão comum que aparece quando os estudantes estão prestes a realizar um vestibular é se identificar com várias áreas. Se isso acontece com você, é preciso conhecer de maneira aprofundada seu perfil e relacionar com as possibilidades de carreira.

A importância de ter o perfil ideal para uma profissão vai além de gostar do que faz. Seu perfil irá determinar se você leva jeito para desempenhar as atribuições que a profissão demanda.

A razão para isso é simples. Quando uma pessoa tem habilidades e aptidões certas para determinada profissão, ela possui mais confiança e autoestima para dar o seu melhor. Consequentemente terá mais sucesso na carreira com potencial de crescimento sempre.

Então saber qual é o seu perfil significa ser bem-sucedido no futuro. As atividades demandadas por uma profissão ocupam boa parte de nossas vidas. Imagine só passar tanto tempo assim exercendo uma função que você não gosta e não leva jeito?

Aí você deve estar se perguntando: Por que eu escolheria uma área que não gosto? As tendências de profissões são extremamente atrativas para os estudantes que pretendem ingressar com sucesso no mercado de trabalho.

Exatamente por isso é que algumas áreas podem mascarar suas principais dificuldades. Isso quer dizer que o estudante pode ficar tão entusiasmado com uma profissão que permite crescimento, que acha que conseguirá se desenvolver ao longo do tempo, mesmo não tendo o perfil que a área pede.

Você já pode adivinhar que esse estudante não terá um bom desempenho na função, pois não terá habilidades suficientes para exercer as principais funções. Isso resulta em desmotivação, onde ele acaba não gostando mais da profissão que escolheu.

Como identificar o seu perfil profissional?

Um dos meios mais simples de reconhecer o seu perfil profissional é o autoconhecimento. Liste quais são suas habilidades: você é bom em matemática? Você prefere escrever do que falar em público? Você tem facilidade em liderar pessoas? Você gosta da habilidade de criação? Você é um bom observador? Você gosta de estar sempre aprendendo?

Por meio dessas respostas, você além de traçar o seu perfil, poderá se identificar melhor com as empresas que deseja trabalhar.

Liste suas atitudes para traçar seu perfil profissional

As atitudes são reflexos das nossas habilidades, gostos e preferências. Isso significa que dependendo da sua atitude para exercer certa tarefa, você terá sucesso ou não futuramente.

A forma com que você lida com as suas obrigações influenciará no seu crescimento profissional e pessoal.

Você consegue cumprir prazos? Qual é sua atitude para fazer com que isso aconteça? Você consegue alcançar todo objetivo em que se propõe? Qual a sua atitude pra fazer com que eles se realizem?

Nessa etapa é interessante que você avalie tanto suas atitudes no meio profissional quanto no pessoal. Atitudes que você tem quando à sua família, amigos e tarefas cotidianas também fazem parte dessa análise.

Conheça o cenário das profissões e empresas

O próximo passo para conhecer seu perfil profissional é conhecer quais são as empresas que podem ser oportunidades para você. Nessa etapa, você irá relacionar todas as suas habilidades, gostos, preferências e atitudes com o que a empresa representa.

Liste primeiramente aquelas profissões e empresas que você já conhece e ter certa afinidade. Contudo, pesquise também empresas e profissões que ainda não conhece para ampliar o leque de opções.

Depois que listar todas essas escolhas, anote ao lado de cada profissão as habilidades e aptidões que você possui para exercer melhor as funções. A partir disso, você já pode começar a pesquisar por cursos e especializações necessárias para cada área.

Viu só como traçar o perfil ideal é uma das primeiras coisas que você deverá fazer se busca como saber a profissão certa? Além disso, há informações importantes que você precisa saber antes de escolher a sua profissão.

5 Coisas que você precisa saber antes de escolher sua profissão

1 – Cuidado com as opiniões

Geralmente quem tem dúvidas sobre qual profissão seguir, começa a fazer uma breve pesquisa com opiniões de amigos ou familiares. Porém, essa é uma prática perigosa que pode colocar em jogo seu futuro profissional.

As influências de pessoas, por mais que sejam próximas a nós, não são compatíveis com o que realmente temos afinidade. Por mais que essa decisão seja difícil, você é a melhor pessoa para saber o que é ideal ou não para sua carreira.

2 – Salário ideal

Por mais que essa questão seja fundamental para se escolher uma profissão, talvez não seja o ideal se apegar a esse quesito. Isso porque, você não terá o risco de se entusiasmar demais e escolher a profissão por causa do salário.

Um bom exemplo é a carreira de medicina. Por mais que tenha um dos melhores salários, se a pessoa não tiver habilidades e aptidões necessárias não será bem-sucedido. O salário deverá ser uma consequência e não o ponto de partida para escolher a profissão certa para você. Lembre-se disso!

3 – Oportunidades de mercado

Não deixe de descartar as possibilidades e tendências de mercado, mas não coloque isso como ponto fundamental para basear suas escolhas. É a mesma história da questão salarial.

Contudo, mesmo que sua escolha esteja em crise no mercado ou você encontre muita competitividade, não deixe que isso abale sua decisão. No mercado, sempre há lugar para profissionais capacitados e de qualidade.

4 – Observe as vantagens e desvantagens de cada opção

Outra coisa que você precisa levar em conta é os benefícios e dificuldades que cada profissão traz. Exatamente por isso é que um estudo aprofundado sobre todas as opções é válido para determinar a escolha certa.

Talvez sua aptidão não sobreponha uma certa dificuldade que a profissão demanda, aí você não conseguirá focar em crescimento por causa da desmotivação que isso pode gerar. São detalhes que fazem toda a diferença para o seu desenvolvimento profissional.

5 – Faça um teste vocacional

Por fim, na maioria das vezes o autoconhecimento e as pesquisas sobre profissões podem não ajudar. O último recurso que você pode ter para descobrir qual é a profissão ideal para você é fazendo um teste vocacional.

O teste vocacional consiste em reunir todas as suas aptidões, habilidades e atitudes por meio de perguntas interativas. É basicamente uma avaliação que você pode fazer online e, na maioria das vezes, gratuitamente.

Temos um artigo completo aqui que fala sobre os 20 melhores testes vocacionais para te ajudar a escolher sua profissão. Dá uma olhadinha depois!

Quando se trata da escolha profissional, a reflexão sobre tudo isso que falamos aqui é de extrema importância. Como você pôde perceber não é somente um teste vocacional que irá definir seu futuro profissional. Mais do que isso, você é o principal responsável por tornar seu sonho uma realidade bem-sucedida.

Esperamos ter te ajudado na dúvida sobre como saber a profissão certa. Se atente a essas dicas e encontrará a profissão ideal para você!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo