Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Química » Como reconhecer fenômenos químicos?

Como reconhecer fenômenos químicos?

Olá,

Para que você saiba reconhecer fenômenos químicos é muito simples, você precisa saber o que são os fenômenos químicos, só dessa forma vai conseguir saber diferenciar. Mas é aí que surge a dúvida, o que são fenômenos químicos? Pensando em te ajudar vamos dar uma pequena aula sobre esse assunto, então acompanhe nosso artigo e aprenda de uma vez por todas o que são fenômenos químicos.

É considerado um fenômeno químico quando acontece alguma mudança na composição de uma substância, pode ser uma combustão, por exemplo. Essa mudança é quando uma substância se transforma em outra com diferentes propriedades químicas. A madeira, por exemplo, se transforma em cinzas quando acontece a combustão, ela sofreu uma reação química e não pode mais tornar a ser como era anteriormente.

Quando acontece um fenômeno químico pode ocorrer mudança de cor, como o tecido na água sanitária, pode ocorrer a efervescência como o bicarbonato e vinagre, pode ocorrer a formação de um objeto sólido, entre muitas outras mudanças. Conseguiu entender o que é um fenômeno químico? É quando ocorre uma mudança na composição.

Para que você entenda melhor e saiba reconhecer fenômenos químicos vamos dar alguns exemplos bem simples, em todos os exemplos acontecem fenômenos químicos. Muitos estudantes confundem os fenômenos químicos com os físicos, você não pode fazer essa confusão. No fenômeno físico acontece uma alteração na estrutura física da matéria, como forma, tamanho, aparência, mas que não gera alteração na sua composição, bem diferente do químico.

Exemplos de fenômenos químicos:

  • Queima de papel;
  • Queima de carvão;
  • Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
  • Alimento decompondo-se no lixo;
  • Produção de queijo a partir do leite;
  • Fotossíntese realizada pelas plantas;
  • Azedamento do leite.

Esses são apenas alguns exemplos, mas você já vai conseguir entender perfeitamente o que é depois desses exemplos. Repare que em todos os exemplos citados acontece uma alteração da composição, o papel não é mais o mesmo quando queima, o leite não tem a mesma composição quando azeda, assim como todos os outros fenômenos químicos. Não tem como confundir ou esquecer agora, pode ter certeza que na hora da prova você não vai mais errar.

Como estudar sobre fenômenos químicos

Essa é uma matéria muito importante, ela será necessária para todos os estudantes, principalmente na hora da prova do vestibular, além disso dependendo da profissão que escolher vai precisar saber o que é. Por isso você precisa estudar os fenômenos químicos, tentamos mostrar aqui no Canal do Ensino tudo que é importante para o estudante e tudo que é comum aparecer nos vestibulares do Enem, por isso fique ligado.

Para estudar essa matéria não é complicado, agora que já sabe fica bem mais fácil, nossa dica é fazer exercícios relacionados a matéria, existem muitos e eles podem aparecer de diferentes formas. Veja três questões que separamos sobre o tema, as três questões são de vestibulares conceituados.

(UFMG) Reações químicas são fenômenos em que, necessariamente, ocorrem mudanças:
a) de cor.
b) de estado físico.
c) de condutibilidade elétrica.
d) de massa.
e) na natureza das substâncias.

Resposta correta: e

(Cesgranrio – RJ) Entre as transformações adiante, assinale a alternativa que representa um fenômeno químico:
a) Obtenção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.
b) Obtenção de gelo a partir da água.
c) Obtenção do oxigênio líquido a partir do ar atmosférico.
d) Solidificação da parafina.
e) Sublimação da naftalina.

Resposta correta: a

(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”

Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3

Resposta correta: d

Estude, revise a matéria e só assim vai conseguir aprender, muitas vezes as perguntas são bem simples, como essas, mas você precisa entender o que é fenômeno químico. Muitas vezes podem aparecer pegadinhas e você precisa estar esperto para não errar esse tipo de questão.

Bons estudos! 

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo