Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como procurar emprego na Internet?

Como procurar emprego na Internet?

Olá, leitores!

A quantidade de pessoas que estão desempregadas aumentou consideravelmente nos últimos meses. Por causa disso é cada vez maior a quantidade de pessoas que estão procurando emprego.

Além de espalhar o currículo profissional pelos inúmeros estabelecimentos comerciais, o trabalhador que busca uma oportunidade pode contar com sites de empregos grátis. Essa forma de recrutar candidatos pelas empresas está ganhando cada vez mais espaço na internet. Isso é possível graças aos bancos de dados que esses sites utilizam e que aumentam a probabilidade de encontrar algum profissional compatível com a vaga. Afinal, além da vaga ter suas especificações mais detalhadas, a visibilidade é maior.

Como procurar emprego na Internet?

As pessoas que desejam utilizar os sites de emprego para conseguir se colocar no mercado de trabalho devem se cadastrar e fornecer os dados de um currículo normal. Assim, é possível acessar diversas oportunidades que estão disponíveis.

A procura por uma vaga pode ser feita por região, nível do cargo e área de atuação. Ao se candidatar em uma vaga a empresa que a oferece é comunicada por meio de e-mail. Assim, ela consegue visualizar o perfil dos candidatos e escolher o que mais se adequa ao que procura.

Aqui você encontra 19 sites gratuitos para procurar emprego!

Como as redes sociais ajudam na procura do emprego?

A procura pelo emprego pode se estender pelas redes sociais. Afinal, elas possuem milhões de usuários e a interatividade que ela promove é enorme. Com esses sistemas inúmeras facilidades são oferecidas principalmente quando se trata da remoção de barreiras relacionadas a distância. Assim, é possível estar sempre em contato.

Além do mais, diversas informações são trocadas pelas redes sociais principalmente as que estão relacionadas com cursos, estudos, estágios e, principalmente, empregos. LinkedIn é uma ótima ferramenta para quem está a procura de uma vaga no mercado de trabalho.

Dicas para criar seu currículo

O currículo é o primeiro contato que o entrevistador terá com o candidato. Por isso, ele precisa ser muito bem elaborado para causar uma boa impressão e aumentar as chances de estar na lista dos profissionais com grande oportunidade de ocupar a vaga. Para isso, é preciso ter atenção com:

  • Conteúdo – é imprescindível que o currículo seja conciso, objetivo e que as habilidades, experiências e conquistas sejam evidenciadas. É essencial que ele contenha apenas o que é necessário para demonstrar que o perfil que a empresa procura acabou de encontrar;
  • Ordenação dos itens – o primeiro item que deve constar no currículo são os dados pessoais (somente o nome completo, nacionalidade, estado civil e idade. Os documentos somente devem ser colocados se a empresa solicitar), o objetivo, a qualificação, experiência profissional e formação acadêmica;
  • Foto – a foto somente deve ser colocada se o recrutador solicitar. Nesse caso, é preciso evitar imagens que o candidato esteja usando regatas, decotes ou óculos escuros;
  • Linguagem – ter muita atenção com o português. Um corretor ortográfico pode ser utilizado a fim de identificar algum erro ortográfico.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Cursos gratuitos profissionalizantes para o mercado de trabalho

Os cursos profissionalizantes são os que preparam o aluno para ocupar uma vaga no mercado de trabalho ou até para que ele consiga abrir seu próprio negócio. Inúmeros desses cursos são gratuitos e são facilmente encontrados por todo o país. Alguns deles são:

  • Auxiliar de cozinha, administrativo e de escritório;
  • Agente de turismo;
  • Ajudante de cozinha e laboratório químico;
  • Estoquista e almoxarife;
  • Assistente administrativo, contábil, cabeleireiro, logística, recursos humanos e segurança do trabalho;
  • Recepção e atendimento em hotelaria;
  • Camareira;
  • Borracheiro;
  • Eletricista, informática, cozinheiro, mecânica, maquiagem, montador de móveis entre tantos outros.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo