Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como procurar e conseguir meu primeiro emprego?

Como procurar e conseguir meu primeiro emprego?

Olá,

Uma preocupação que muitas pessoas têm desde os primeiros anos da adolescência é o sobre “Meu primeiro emprego”.

Geralmente o primeiro emprego, ou “emprego de entrada”, não é o que sempre sonhamos, nem pretendemos que seja. Na sua grande maioria os primeiros empregos são uma oportunidade de adquirir novas experiências, ser introduzidos no mercado de trabalho e conseguir um dinheirinho.

Conseguir um primeiro emprego é realmente importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo.

Mas então vem a mais importante questão. Como conseguir o meu primeiro emprego?

É, não é uma tarefa nada fácil. Principalmente em tempos de crise.

Mas para ajudar separamos algumas dicas essenciais para conseguir o primeiro emprego.

Como conseguir meu primeiro emprego

Aqui estão dicas que podem te ajudar a procurar e a conseguir seu primeiro emprego, garantindo experiência e novas oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Esteja preparado e qualificado

Por mais que o primeiro emprego seja a sua entrada no mercado de trabalho, muitas empresas exigem qualificação mínima.

Portanto é preciso estar qualificado, mesmo que para tentar um emprego mais simples.

Lembre-se que além de você, centenas de outros jovens também estão atrás dessas vagas. Portanto é preciso se sobressair e a melhor maneira de se fazer isso é tentando se qualificar.

É possível fazer vários tipos de qualificação em cursos gratuitos como o ETEC ou pagos como o SENAI.

Porém, como nem sempre sabemos o que queremos fazer, é possível fazer cursos mais genéricos que podem ser usados para qualquer emprego como oratória, matemática e manutenções em geral.

O importante é ter algum diferencial perante os outros concorrentes.

Outro grande diferencial que irá ajudar muito é saber pelo menos mais um idioma. Mesmo que não seja necessário para conseguir o emprego, ele será uma qualidade importante e pode ajudar a crescer futuramente dentro da empresa.

Tenha um currículo bem feito

É importante ter um bom currículo enquanto tenta arrumar um emprego. E um bom currículo não quer dizer necessariamente que ele tem que ter bastante “experiência”.

É fundamental ter um currículo bem elaborado e construído, mesmo que você não tenha experiência nenhuma.

Encare seu currículo como uma propaganda. Você tem que “se vender” para a empresa, tem que convencer o empregador que você é a melhor opção para ser contratado e a primeira ferramenta de aproximação é o currículo.

Portanto estude formas de elaborar um bom currículo, novas técnicas, layouts interessantes e por aí vai.

Para te ajudar a fazer bonito no currículo criamos uma lista com 7 dicas para turbinar o currículo, confere lá!

Informe a todos sobre a sua intenção

Muitas oportunidades para conseguir o primeiro emprego vêm de pessoas conectadas a você.

Amigos, parentes, vizinhos e etc. podem ajudar indicando vagas para você ou até mesmo te indicando no local onde eles trabalham.

Mas eles não podem te ajudar se eles não souberem que você quer arrumar um emprego, então fale para todos sobre as suas intenções de arrumar um lugar para trabalhar.

Mas lembre-se, eles não irão te dar a oportunidade dos sonhos. É importante saber aproveitar outras oportunidades.

Não ignore oportunidades por não serem o que você está procurando

procurar-emprego

Como dissemos na dica anterior, é importante saber agarrar outras oportunidades.

Um erro muito comum entre candidatos ao primeiro emprego é achar que irão começar logo em algo que gostam e que é o que sempre quiseram, sabemos que a realidade não é essa e que é até algo muito difícil e acontecer.

Lembre-se do porque você quer um primeiro emprego. Ganhar experiência, crescer como pessoal e profissional e melhorar seu currículo.

Então entre no seu primeiro emprego com isso em mente, que você está lá para chegar onde você sonha.

Pratique suas respostas para entrevistas de emprego

Uma das chaves do sucesso para qualquer pessoa procurando por um emprego é saber articular bem suas palavras durante uma entrevista de emprego.

As empresas querem candidatos que sabem se comunicar e expressar as suas ideias de forma bem clara e objetiva. Sempre que estiver com uma entrevista de emprego marcada tente treinar perguntas e respostas e tente melhorar sua oratória e a maneira com que você fala.

Demonstrar confiança e uma boa comunicação irá impressionar qualquer entrevistador e pode ser a diferença entre conseguir uma vaga ou não.

Pratique sua fala em qualquer lugar, até mesmo de frente ao espelho.

Utilize ferramentas diferentes e modernas

A internet possui inúmeras ferramentas que podem te ajudar a conseguir seu primeiro emprego. Desde maneiras de criar um currículo online até mesmo redes sociais focadas em profissionais.

A melhor opção para começar é o LinkedIn, uma excelente rede social profissional.

Mesmo que você não tenha experiência é uma boa ideia criar um perfil por lá, principalmente se você morar em cidades grandes com muitas empresas.

O LinkedIn está aos poucos se tornando a principal forma de procurar emprego, não fique para trás!

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Aproveite os programas e projetos que inserem o jovem no mercado de trabalho

Existem alguns projetos que são feitos para colocar o jovem no mercado de trabalho.

Você pode aproveitar alguns desses projetos para alavancar a conquista do seu primeiro emprego. Os projetos mais conhecidos são:

  • Aprendiz Legal: O Aprendiz Legal é feito especialmente para quem está cursando ou já conclui o ensino médio. O programa do Governo Federal é voltado para inserir jovens no mercado de trabalho enquanto o prepara para os desafios futuros da profissão tanto em órgãos públicos como privados;
  • Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE): Essa é uma lei que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados;
  • Estágios: Os estágios também ajudam na hora de conseguir o primeiro emprego, além de também dar uma boa carga de experiência. Apesar de ser bem mais comum em nível universitário, existem muitos estágios que pegam alunos do ensino médio.

Procure informações sobre quais desses projetos existem próximo de você e aproveite eles!

Últimas considerações para quem está procurando pelo primeiro emprego

Procurar e encontrar o primeiro emprego é um rito de passagem para a maioria dos adolescentes.

É algo excitante e ao mesmo tempo assustador. Mas é uma importante experiência que noss ajuda a crescer como pessoas e a desenvolver importantes habilidades para as nossas vidas.

Como um último conselho, o que podemos dizer é que se você quer um emprego é necessário ser persistente. Sempre vá atrás de algum lugar novo para tentar uma vaga, não deixe seu currículo ser esquecido, tente conversar com o gerente e saiba não desistir.

Por mais que pareça difícil lembre-se que não está especialmente difícil para você, está igual para todos e como os outros conseguiram, você também vai.

Como está indo a sua procurar por emprego? Quais suas expectativas e esperanças para o futuro mercado de trabalho? Fala para a gente nos comentários!

Boa sorte na sua jornada!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo