Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como Preparar uma Apresentação para uma Entrevista de Emprego

Como Preparar uma Apresentação para uma Entrevista de Emprego

Olá,

Hoje em dia milhares de pessoas estão em busca de uma oportunidade de emprego e nem sempre é fácil conseguir uma simples entrevista. Atualmente, a concorrência está tão grande que cada vez mais o mercado de trabalho exige profissionais mais qualificados.

Nesse cenário, quem está mais preparado pode ter mais chances de conseguir se destacar em um processo seletivo de uma empresa que pode ter diversas etapas até o momento da contratação.

Realmente alguns processos seletivos conseguem ser bem exaustivos e demoram muito para terminar, algumas empresas solicitam uma apresentação com antecedência para seus candidatos.

Como preparar uma apresentação para uma entrevista de emprego

Algumas empresas quando selecionam seus candidatos para uma entrevista de emprego solicitam que o mesmo prepare uma apresentação em Power Point sobre um tema livre ou pré-determinado, mas muitos dos candidatos não sabem como preparar esse tipo de apresentação.

Para preparar uma boa apresentação para uma entrevista de emprego é necessário seguir alguns tópicos que podem ser analisados no processo seletivo durante sua apresentação, alguns dos tópicos que ajudam na preparação da apresentação são:

  • Pesquisa: é preciso fazer uma pesquisa detalhada sobre o tema e se familiarizar com o assunto para na hora da apresentação passar a imagem de que realmente fez o dever de casa e conhece o assunto abordado;
  • Estrutura: é preciso ter no mínimo um conhecimento básico do Power Point para conseguir estruturar os slides e o conteúdo que apresentará, abordando apenas os principais pontos do assunto nos slides;
  • Treinamento: fazer antecipadamente o treinamento do que apresentará é essencial para conseguir ter um maior domínio do assunto e também saber a ordem dos slides que serão apresentados, treine na frente do espelho a sua apresentação ou até mesmo para familiares, dessa maneira é possível realizar uma boa apresentação.

Algumas dicas que podem ajudar em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego muitas coisas podem acontecer e é necessário sempre estar preparado e ter atitudes que possam passar uma boa imagem ao recrutador, apesar de muitas vezes nessa situação o nervosismo falar mais alto é preciso sempre estar atento aos detalhes a sua volta.

Processos seletivos para emprego nem sempre é algo muito fácil de se fazer e muitas vezes não sabemos nem como agir no momento em que participamos desse tipo de processo, mas existem algumas dicas que podem até mesmo ajudar a ganhar destaque ou passar uma boa imagem a seus recrutadores, algumas dessas dicas são:

  • Organize-se e chegue no horário marcado, melhor adiantado do que atrasado;
  • Tenha um aperto de mão firme na hora de cumprimentar o recrutador;
  • Tenha firmeza no olhar e olhe atentamente para o entrevistador;
  • Busque informação sobre o traje usual na empresa para a entrevista e não exagere na maquiagem nem no perfume;
  • Seja profissional e não fale mal de seu empregador atual ou anterior;
  • Evite falar de informações confidenciais dos locais que já trabalhou;
  • Fale a verdade sobre o motivo da saída do seu emprego atual ou anterior;
  • Mostre-se entusiasmado com a empresa e a vaga que está concorrendo.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo