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Como preparar seus alunos para os vestibulares

Olá, leitores!

Ser professor é como ser um guia na vida de pessoas que construirão o mundo do futuro, é transformar os potenciais dos jovens, para que sejam profissionais que cuidarão das próximas gerações. Por este motivo, a responsabilidade dos professores não se resumem apenas entre as paredes da sala de aula, vão muito além disso. Preparar os jovens para o vestibular é presentear o mundo com um profissional capaz de cuidar de determinados espaços profissionais que servem à sociedade. Esta é, sem dúvidas, uma missão muito importante.

Muitos professores se deparam com muitas dúvidas, em particular como preparar seus alunos para o vestibular, tendo em vista as diversidades de várias vertentes que determinam o sucesso de cada estudante, os aspectos sociais que envolvem o sistema de ensino em que estão inseridos, as exigências do sistemas de profissões, entre outros pontos importantes para que se obtenha bons resultados no ensino.

A primeira ação que deve ser feita por professores que participam deste momento da vida dos jovens é otimizar o plano de aula. O plano de aula frequentemente oferece um padrão onde é possível entender o método que o professor irá transferir certos conhecimentos aos alunos. Se o objetivo preparar os alunos para provas de vestibular, é muito importante que este padrão seja configurável para atender a estas necessidades.

Repensar o plano de aula

As instituições geralmente determinam o roteiro que a disciplina deve conter para alcançar os objetivos de ensino e, talvez, estes objetivos não sejam completamente direcionados as exigências das provas de vestibular. Então cabe ao professor fazer certas adequações sem prejudicar o cumprimento das ementas, porem complementando-as, para obter bons resultados na preparação para os vestibulares.

Uma vez modificado o plano de aula, agora é hora de aplicar a metodologia, porém isto ainda não é tudo. Ao aplicar a metodologia prevista no plano de aula, as características interpessoais contam muito para captar atenção dos alunos e fazer com que eles continuem motivados do início ao fim.

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Algumas características importantes são:

  • Gerenciamento do intelecto: Diz respeito a filtragem do estresse e reaproveitar essa energia. É como fazer uma limpeza na mente e estimular os estudantes para que façam o mesmo. Deixar claro os objetivos do ano letivo, as metas, o trabalho em equipe, as pequenas e grandes conquistas, faz com que o desejo de um seja o desejo de todos e, isso, facilita muito a vida do professor e a aproximação mais intima dos participante do plano;
  • Autocrítica: A autocrítica estimula a vontade alcançar, além de bons resultados nos estudos, ótimos níveis pessoais como automotivação, paciência, personalidade saudável, bons comportamentos em equipe e maior capacidade de escolha e desenvolvimento dos conhecimentos;
  • Altruísmo: Capacidade empática que promove melhorias no aprendizado mútuo e maior aproximação entre os envolvidos no projeto de preparação para o vestibular. Em uma sala de aula, nos grupos de estudo, são revelados muitos líderes e isso é muito bom porque auxilia muito nas tarefas do professor, pois estes estudantes identificados como lideres, podem aproximar toda a turma;
  • Resiliência: Sabemos que, em alguns espaços de ensino de nosso país, os recursos do professor são precários. Aperfeiçoar a capacidade de conviver e equilibrar as dificuldades é essencial para a continuidade do plano. É certo que as coisas frequentemente não saem como o esperado, mas é importante ter a consciência dessa margem de erro e fazer de tudo para prever e controlar os riscos com tranquilidade. Confiar nos alunos pode ajudar na manutenção do projeto de ensino, afinal, muitas vezes a mentalidade destes jovens criam situações favoráveis para adaptação em qualquer ocasião de dificuldade;
  • Debate de ideias e motivação: crie um tempo para dinâmicas em grupo, direcionadas para debates de ideias e motivação. Isto ajuda ao professor e a turma na motivação, estimula seus sonhos e ambições, além de ajudar nas escolhas das carreiras que pretendem seguir. Os simulados são ótimos exemplos de ferramentas de motivação multifuncional;
  • Bom humor, Criatividade e gerenciamento emocional: O bom humor, além de ser cativante, desperta melhor interesse e foco nas disciplinas e é essencial para o desenvolvimento das capacidades de melhor absorção de conteúdo e gerenciamento emocional, pois alivia o estresse e equilibra as tensões sobre a pressão de prazos (outro aspecto negativo da aprendizagem). A criatividade é o meio mais eficiente para alcançar melhores resultados em menor tempo. Por exemplo: O mapa mental é uma forma muito divertida e eficiente de fazer resumos e revisão da matéria, com ele ganha-se tempo e otimiza-se muito na captação de conhecimento;

Estas dicas são preciosas para preparação dos alunos para o vestibular, elas desenvolvem os potenciais e facilitam a transmissão do conteúdo de forma eficiente e com melhores resultados. O mais importante nisso tudo é a transformação de talentos junto ao desenvolvimento de capacidades que auxiliarão os alunos durante toda a vida, especialmente nas profissões que escolherem.

Até logo!

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