Você está aqui:Home » Enem » Como pontuar melhor no simulado de redação do Enem?

Como pontuar melhor no simulado de redação do Enem?

Olá, estudantes!

A correção da redação do Enem está cada vez mais rigorosa, os alunos precisam prestar bastante atenção nos detalhes para não perder pontos por motivos bobos. Por isso, muitas escolas oferecem simulados de redação assim como fazem com a prova fechada e, para te ajudar a obter uma melhor pontuação no simulado e sair bem na redação do Enem, vamos dar algumas dicas.

Antes de começar você precisa saber como funciona a correção da redação, lembrando que ao fazer a redação sem prestar atenção no que é exigido, a probabilidade de perder pontos é alta. As redações do Enem são corrigidas por dois corretores, se a nota que cada corretor deu fica muito discrepante uma da outra, ou seja, mais de 100 pontos de diferença, a redação vai para um terceiro corretor.

As redações que apresentam parte do texto desconexa e que não tenha relação nenhuma com o tema são anuladas. Por isso o aluno precisa tomar muito cuidado para não fugir do tema proposto e correr o risco de ter a redação anulada. A redação vale metade do valor total na média final, por isso ela é tão importante.

Como ter uma boa pontuação

muitas-redacoes-juntas

Você não pode apenas escrever bem, é necessário dominar o tema da redação, compreender o que está sendo proposto e escrever de acordo com o que é exigido, sem fugir do tema e com o tamanho de linhas pedido. A redação do Enem é o grande pavor dos alunos de ensino médio e, por isso, é importante fazer um simulado.

O simulado vai ajudar o aluno a entender melhor como funciona a redação na prova e prepara o aluno para essa maratona de avaliação. Uma dica interessante que já falamos aqui é que o aluno precisa estar inteirado sobre os assuntos que podem cair como tema na redação.

Saber o que pode cair é uma forma de pontuar melhor no simulado e também na prova, é claro que não tem como adivinhar, mas é possível ter uma noção do tema que pode ser pedido na prova.

Para que você consiga uma boa pontuação no simulado de redação é necessário prestar atenção nos detalhes. Não deixe de demonstrar que você domina a língua portuguesa e, para melhorar sua escrita, nada melhor do que ler muito e estudar o português, principalmente as regras de ortografia.

Para não escrever um tema que não tem relação nenhuma com o que foi proposto não deixe de ler pelo menos duas vezes o enunciado, pois compreender a proposta da redação é essencial. Uma dica bem legal para você fazer uma boa pontuação, é selecionar e organizar as informações que você tem sobre o tema, pense na sua opinião e nos argumentos que pode usar para deixar seu ponto de vista claro. Dessa forma vai ficar mais fácil escrever e ter uma boa pontuação.

Muitas vezes elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado é muito interessante e indicado por muito professores. Isso demonstra que você domina o assunto e que pode contribuir para uma melhora. No geral, uma boa redação exige do aluno muita dedicação e estudo.

Você vai precisar fazer muitas redações, corrigir muitas outras e ler bastante sobre diversos assuntos. A prova do Enem precisa ser levada a sério, é com ela que você vai definir o que vai acontecer com seu futuro. Vai fazer uma faculdade? A faculdade será pública ou particular? Vai fazer na sua cidade ou em outra cidade ou estado? Vai voltar a fazer cursinho para sair melhor no próximo Enem?…

Obter uma boa pontuação no simulado de redação é algo de extrema importância, por isso dedique-se para alcançar suas conquistas. 

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo