Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como planejar os estudos para candidatura de concursos públicos?

Como planejar os estudos para candidatura de concursos públicos?

Olá, leitor!

Quando se trata do sucesso na aprovação de concursos públicos, aprender a gerenciar o tempo é um dos pilares mais importantes da fase de preparação. Uma boa gestão do tempo, contribui e muito para memorização de conteúdos e para colocar em prática técnicas de estudo.

Para muitos concurseiros que trabalham e tem uma rotina de compromissos, estudar para concursos é um esforço ainda mais difícil.

E muitos candidatos acabam perdendo a motivação e desistindo no meio do caminho, começam a procrastinar e lutam com as interrupções e com falta de tempo livre para estudar.

Criar um cronograma de estudo é um método de gerenciamento de tempo que pode reduzir o nível de estresse do concurseiro, o ensinando a reservar a quantidade necessária de tempo para estudar para o edital do cargo público escolhido, e também usar esse tempo com mais sabedoria.

Confira as dicas a seguir, para fazer sua candidatura para cargos públicos valer a pena!

Confira 6 dicas de estudo para planejar sua candidatura

como-planejar-os-estudos-para-candidatura-de-concursos-publicos_Prancheta 1

1 – Leia os editais dos concursos públicos

Para você ter sucesso na realização do exame, precisa primeiro definir o que é preciso estudar e se orientar por meio do edital do concurso aberto ou de editais de provas anteriores. Se informe e tenha respostas para questões práticas como:

  • Quando e onde será realizado o exame? Qual o prazo de inscrição? Quando sai o resultado do exame?
  • Quanto tempo você terá para completar o exame?
  • Quanto vale cada questão do exame do concurso público?
  • Como as questões de concurso serão formatadas? Verdadeiro/falso, múltipla escolha, resposta dissertativa, testes práticos como, digitação, testes de aptidão, resolução de problemas ou redação.
  • Quais as matérias que serão cobradas? Quais são as Matérias de conhecimentos gerais e de conhecimento específico?

Além destas informações de concursos já abertos, pesquise por concursos previstos para 2018, e tenha a relação das matérias que irá precisar estudar de acordo com o cargo que tem interesse.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual prova prestar, qual área focar e como organizar sua vida para conseguir estudar e se preparar para concursos públicos, pesquise também a possibilidade de contratar um coach de concursos públicos.

Veja este artigo, para te ajudar a decidir, se coaching para concursos, vale a pena para você.

2 – Organize seus materiais e recursos para estudar

Utilize a lista de disciplinas fornecidas no edital do concurso escolhido e o material que você precisará para estudar.

Reúna todas as suas notas, apostilas, livros didáticos, lista de questões para concursos, exames anteriores, provas impressas para simulados, cadernos, aplicativos etc. Organize seus materiais para facilitar a consulta durante sua jornada de estudos.

Com dúvida sobre quais livros você deveria ler para te ajudar a passar em provas e concursos públicos? Confira estas dicas de 15 livros que todo concurseiro deve ler.

Defina e organize um local para você estudar. Escolha um local que lhe proporcione o maior controle sobre os fatores ambientais que podem dificultar o estudo eficiente, por exemplo, iluminação, calor excessivo, interrupções, distrações e ruídos.

3 – Organize seus horários

Defina prioridades e organize seu tempo de estudo para cada matéria com base nos editais e no seu nível de preparação anterior.

Gerencie seu tempo para maximizar sua aprendizagem. Seu cérebro precisa de tempo e horas de sono para processar a informação na memória de longo prazo. É mais benéfico programar sessões de estudo mais curtas e mais frequentes, do que longas horas de estudo sem foco e concentração.

Depois de reunir e organizar todos os materiais que você precisará rever, faça esforços para estimar a quantidade de tempo que você levará para concluir uma revisão completa do material e marque datas para revisão, e também um horário para fazer simulados.

Usando um calendário, faça um cronograma do que você estudará, quando você estudará e onde você estudará. Determine um horário para estudos com foco e concentração total para ler um determinado capítulo de um livro didático, resolver questões e assistir videoaulas.

Monte um quadro de horários, considerando todas as atividades da sua rotina diária, de segunda a domingo. Considere hora de acordar, academia, fazer exercícios físicos, deslocamento entre atividades, transporte, horário das refeições, horário de trabalho, atividades sociais e de lazer.

Determine o tempo total de horas de estudo focado nos concursos públicos que pretende prestar. E revise seu quadro para verificar se pode ajustar e adicionar mais tempo de estudo, por exemplo, reduzir 15 minutos de rede social na hora do almoço para leitura de livros ou jornais.

Você pode ouvir aulas gravadas ou audiobooks nos horários de deslocamento e transporte ou até mesmo durante sua caminhada.

Aqui no Canal do Ensino já disponibilizamos várias dicas de como fazer um cronograma de estudos personalizado para passar em provas, confira esse modelo de plano de estudos.

Veja este outro exemplo de quadro de horários, que o juiz William Douglas e autor do livro “Como passar em provas e concursos”, disponibilizou em seu site.

4 – Tenha disciplina e consistência

Dedique alguns minutos no início de cada sessão de estudo, para se preparar mentalmente e emocionalmente.

A memorização de vários conteúdos pedidos nos exames, leva tempo e requer repetição significativa para fixação. É por isso que técnicas de estudo ativas (como escrever ou digitar respostas de simulados ou questões de concurso, criar cartões de revisão, ler e repetir em voz alta) são dicas importantes, além de técnicas de estudo espaçadas.

Outras oportunidades:

5 – Faça questões e simulados de concursos públicos

Teste e avalie os avanços do seu aprendizado com frequência. Faça simulados com questões de concursos anteriores, quanto mais cedo você testar seus conhecimentos, melhor será, pois saberá onde precisa focar mais nos estudos.

Com os resultados dos simulados, você pode saber se já domina bastante um assunto em particular e então pode dedicar seu tempo estudando outro tópico ou assunto, que você ainda não domina muito.

Confira estes 12 aplicativos gratuitos para estudar para concursos, que compartilhamos no Canal do Ensino e os melhores sites para questões de concurso grátis.

6 – Cuide-se e mantenha a motivação para passar no exame

Faça seu cronograma de estudos para concursos públicos e comece a preparar para os exames em tempo hábil. Elimine as distrações e a procrastinação. Isso irá diminuir o estresse.

Organize-se para manter uma programação regular de refeições com um cardápio saudável, horas de sono suficientes e um pouco de exercícios físicos para manter a saúde e aliviar as tensões.

Procure organizar sua agenda e cronograma para estudar, quando estiver mais alerta e enfrente primeiro as tarefas mais difíceis.

Permita-se também ter momentos de relaxamento – agende pausas entre as horas de estudo focado, por exemplo, fazendo uma pausa de 5 ou 10 minutos a cada hora.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo