Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como pedir aumento salarial na crise?

Como pedir aumento salarial na crise?

Olá!

Todas as pessoas pensam em ganhar mais nos seus trabalhos. É aí que chegamos aquele velho dilema: como pedir aumento salarial para nossos chefes?

Mas tem outro problema. A situação do mercado atual anda mais difícil do que o comum, para ambos os lados. Apesar da crença de que a crise é um péssimo momento de pedir um aumento – inclusive, causando um efeito negativo, especialista da área de RH tem defendido a busca de melhores condições por parte dos funcionários até quando as coisas não parecem estar tão bem.

Sempre seguindo algumas dicas básicas de abordagem nessas situações

Conhece-te a ti mesmo

A primeira e mais valiosa peça para quem decide pedir um aumento é saber que peso tem na empresa, e no mercado, como profissional. Você tem que entender quais as demandas de mercado para sua atividade, e quais os recursos técnicos e práticos que você tem a oferecer.

Ainda, precisa entender qual perfil de profissional da sua área mais existe, e como o seu currículo, talvez, destaque-se destes outros. Você precisa ter um produto que valha mais, caso queira ganhar mais por ele. Neste caso, o produto é você.

Como estão as coisas lá fora?

Você precisa estar a par do mercado financeiro, pelo menos, a ponto de entender como isso afeta a sua empresa, e qual a intensidade. Saber que a situação é delicadíssima, por exemplo, pode fazer com que você tenha que pedir um aumento menor, ou, quem sabe, uma promoção, oferecendo-se como recurso para a melhor da gestão da empresa.

Tudo precisa ser avaliado com bom senso. Do mesmo jeito que seu patrão não vai querer diminuir seu salário pela metade em tempos de crise, você não deve pedir valores exorbitantes nestes períodos.

Pedir só por pedir, não dá

Você já sabe o quanto vale, qual a situação da empresa, agora pense em como isso pode se encaixar e argumente. Não adianta pedir, suplicar e falar que quer muito ganhar mais, tem que mostrar motivos, pensados antes da conversa preferencialmente.

Não diga mentirinhas…

Além de doer demais, como já dizia aquela música, ainda pega muito mal. Poxa, você tá pedindo aumento e diz que tem um proposta melhor de outro lugar (imaginário, claro).

Caso o seu chefe desconfie, ou mesmo descubra, você perde muitos pontos e o aumento. O melhor é ser sincero. Você precisa e merece um aumento.

Uma boca e dois ouvidos

Escute tudo que seus chefes falarem. Cada informação pode ser uma possível dica, ou brecha para mostrar que você tem muito valor para os negócios, e tem que ganhar aquele aumento.

Mais, sem escutar os argumentos da chefia, nunca vai poder converter o momento à seu favor.

Fazer por merecer e fazer aparecer

Isso nem precisava virar dica, mas tem gente que esquece. Se você não traz resultado para sua empresa, não executa bem suas funções ou faz seu trabalho de qualquer jeito, é óbvio que você não vai ganhar aumento.

Nem fazendo tudo certo basta. Tem que chegar aos olhos do seu superior. Demonstre relatórios, dados e números sobre sua atuação na empresa.

Além de todas essas dicas, alguns outros macetes são óbvios. Por uma questão de ética, não fale de seus colegas para a chefia, até porque não se deve ficar falando mal de ninguém.

Respeite o seu superior imediato, reporte-se a ele, caso queira um aumento. Seja direto na hora de argumentar porque merece ganhar mais. Você não está fazendo nada errado, caso tenha bons motivos pra isso, faça com tranquilidade.

Ate!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo