Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como passar na OAB estudando de casa pela internet?

Como passar na OAB estudando de casa pela internet?

Olá leitor!

A aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Você está se preparando para ser um futuro advogado? Não pode se matricular em um cursinho e está estudando sozinho para OAB? Está inseguro e se fazendo a pergunta: é possível passar no exame de ordem estudando de casa pela internet?

Sim, é possível passar no exame da OAB estudando de casa pela internet!

Os fatores que determinam o sucesso para ser aprovado dependem muito mais do candidato do que o investimento em um curso preparatório. Estudar para o exame da ordem é um processo que envolve tempo, disposição, concentração, método e disciplina.

Preparamos várias dicas com estratégias de como passar no exame da OAB estudando de casa pela internet. Confira!

1 – Mantenha uma visão positiva do seu futuro

 

estudando-em-casa

A aprovação no exame da ordem é uma etapa que permitirá o inicio de uma carreira bem sucedida. Por isso é importante você ter clareza sobre seu sonho e o que o motiva a passar no exame da OAB.

Obter a carteira da OAB é uma etapa do processo que irá te apresentar muitas oportunidades profissionais em sua vida, seja para atuar como advogado, seja para cumprir o pré-requisito de muitos dos concursos públicos atualmente. Por essa razão, tenha em mente o que o motiva a obter a aprovação!

Antes de iniciar seu plano de estudos para passar na OAB, responda para si mesmo:

  • Porque é importante ser aprovado no exame da ordem? Quando atingir esse objetivo o que você terá como recompensa?

2 – Alimente sua motivação

Converse com quem já foi aprovado no exame da ordem. Entre em contato e busque referências de quem já superou essa maratona de estudos e venceu.

Converse sobre o que a conquista trouxe de mudanças positivas na vida e também peça dicas do que você pode fazer para ter um melhor desempenho nos seus estudos.

Você sairá desta conversa muito mais motivado e com energia para colocar em prática seus planos.

Tenha em mente de que se alguém consegue atingir um objetivo você também pode! Acredite que seu objetivo pode ser alcançado.

3 – Tenha aliados

Com certeza passar no exame da ordem não é um sonho só seu. Tenha aliados para te dar suporte nessa fase preparatória e também te motivar a se manter firme quando vier aquela vontade de desistir ou quando o cansaço te abater.

  • Quem são seus principais aliados? Converse com sua família e amigos, e peça apoio para organizar sua rotina de estudos. Deixe claro que irá precisar de um tempo de dedicação maior para os estudos e que conta com o apoio e compreensão deles.

4 – Conheça as regras do exame da ordem

Sobre o Exame de Ordem

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

No exame, que é realizado 3 vezes por ano, são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira prova é uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões. Atualmente a instituição responsável pelo exame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Prova objetiva da OAB

A prova objetiva tem duração de 5 horas. Ela é composta por 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C e D) cada. Como cada questão vale um ponto, o score da prova pode variar de 0 a 80. Essa prova contém, no mínimo, 15% de questões versando sobre Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos e Filosofia do direito.

Prova prático-profissional da OAB

A prova prático-profissional tem duração de 5 horas. Ela é composta de duas partes: uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas. O score máximo dessa prova é de 10. Abrangendo os conteúdos de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

Para elaborar um plano de estudos para passar na OAB é importante ler o edital com atenção aos detalhes. Essa etapa irá ajudá-lo a criar um cronograma de estudos que cubra todos os assuntos da prova, essa é uma maneira de conhecer a estrutura do exame, suas fases e requisitos mínimos para a aprovação.

Os editais são divulgados no site da FGV: http://oab.fgv.br/

5 – Tenha hábitos de estudo produtivos

Ao planejar seus estudos para passar na OAB considere o prazo que você tem até a prova, as matérias que deverão ser estudadas e as datas de cada etapa do concurso.

Organize sua rotina e tenha hábitos produtivos, verifique os seguintes pontos:

  • O que você precisa eliminar da sua rotina que te distrai dos estudos em casa? Você está se preparando para estudar pela internet, considere dar um tempo nas redes sociais e nos sites que te distraem.
  • Quais serão os ajustes na sua rotina em casa para ter tempo focado nas atividades de estudo para OAB pela internet? Defina seus horários de estudo e providencie os materiais necessários, incluindo acesso a internet e backup dos seus arquivos no computador.
  • Organize sua agenda, estabeleça horários para seus compromissos pessoais, estudo, família, trabalho, lazer etc.. Estabeleça um horário para estudar e inclua pequenos intervalos de descanso de 10 minutos.
  • Pense quais serão as recompensas que você irá ter quando conquistar sua aprovação na OAB. Estabeleça metas intermediárias de estudo e se recompense com pequenas comemorações ou prêmios. Isso irá te motivar a manter uma rotina produtiva de estudos em casa pela internet.

6 – Treine muito: leia, releia e faça exercícios

Fazer muitos exercícios é uma parte fundamental da preparação para a prova da OAB. Seja em relação às disciplinas da primeira fase, seja em relação à prova prática e redação da segunda fase, você deve utilizar as sessões de leitura, revisão e exercícios como momentos de fixação de conteúdo.

  • Revise toda a matéria. Estabeleça dias ou horários para revisão das matérias já estudadas.
  • Faça simulados com os exames da OAB anteriores. Pesquise as provas mais recentes para realizar, já que elas estarão mais atualizadas, assim como seu gabarito. Como é comum no Direito, em menos de um ano muitas leis podem ser revogadas, alteradas ou substituídas por normativas mais recentes.
  • Treine para fazer redação dissertativa;
  • Estude a jurisprudência e os informativos do supremo, as súmulas. As orientações jurisprudenciais são publicadas pelo Superior Tribunal do Trabalho (TST), em seu site. Já as súmulas vinculantes são de competência do Supremo Tribunal Federal (STF), e podem ser encontradas aqui. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também publica suas súmulas jurisprudenciais, e que o STF ainda emite súmulas não vinculantes.

7 – Organize seu material para estudar para OAB grátis pela internet

Para passar no exame na OAB com auxílio da internet, divida seu cronograma de estudos e utilize os materiais gratuitos disponíveis na rede.

Já compartilhamos vários cursos online gratuitos para o Exame da OAB aqui no Canal do Ensino.

Veja aqui 6 cursos gratuitos online para o Exame de Ordem.

Estude com vídeo aulas gratuitas

Selecionamos canais do YouTube com vídeo aulas gratuitas para você passar na OAB, confira:

AlfaCon Concursos Públicos

Para acessar o canal clique aqui.

Saber Direito

Para acessar o canal clique aqui.

Canal do CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva

Para acessar o canal, clique aqui.

Canal estratégia OAB

Para acessar o canal, clique aqui.

Canal Prova Final

Para acessar o canal, clique aqui.

Estude com aplicativos

Selecionamos aplicativos para você se preparar para a 1ª e 2ª fase do exame da ordem, confira as opções abaixo. Há recursos com acesso gratuito e também alguns recursos com acesso pago:

Provas da OAB

Esse é APP totalmente gratuito você encontrará todas as provas anteriores aplicadas pela FGV. Poderá saber o seu desempenho conforme for respondendo as questões e, ao término da prova, o resultado final separado por disciplina.

Endireitados

Esse aplicativo apresenta a experiência da Gamificação no Exame de Ordem. Disponível para Android. Acesse aqui.

OAB focado

Tem a mesma linha do Endireitados. Você pode fazer simulados considerando o tempo real da prova e simulados pausados com 3 minutos para cada questão. Disponível para Android. Acesse aqui.

Simulados OAB-Free 2017

Aplicativo totalmente gratuito. Disponível para Android. Acesse aqui.

Confira aqui outros aplicativos para estudar e passar na OAB que já compartilhamos no Canal do Ensino.

Bons estudos e sucesso!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo