Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como passar em concurso público estudando pela internet?

Como passar em concurso público estudando pela internet?

Olá,

Não existe fórmula mágica para estudar melhor para concursos e passar de primeira. Mas, sabia que tem como passar em concurso estudando apenas pela internet e no conforto da sua casa?

Se você já é um concurseiro de longas datas ou se este será o seu primeiro concurso, você já deve ter percebido que adquirir um material para concurso não é um investimento barato.

Hoje em dia podemos encontrar uma gama de materiais de alta qualidade na internet, materiais com conteúdo tão relevante quanto os materiais pagos para concurso.

Então se você deseja participar de um concurso, porém não tem investimento suficiente para arcar com os gastos, saiba que você tem uma outra saída muito mais econômica e prática.

Confira agora nossas melhores dicas de como passar em concurso público estudando pela internet!

5 técnicas de como passar em concurso estudando pela internet

tecnicas-para-estudar-internet

1 – O Planejamento

Antes de começar a elaborar seus métodos de estudo, é primordial que você planeje bem como trilhar o melhor caminho.

Você precisa estar com o edital em mãos e se atentar às matérias exigidas para o concurso público. Dominando o edital, você não perderá tempo estudando matérias que provavelmente não cairão na prova. Neste caso, seu tempo é precioso para guardar informações que realmente importam.

Os três pilares para um bom desempenho nos estudos para concurso público são:

  • Tempo: Você precisa dedicar um tempo extra do seu dia para os estudos, se quiser alcançar um bom resultado.
  • Disciplina: Se você não é disciplinado para cumprir metas, você precisa adquirir este hábito o quanto antes. Somente através da disciplina, é possível estudar com qualidade e aprender de verdade.
  • Técnica: Como estudar para concurso se você não possui técnica? Técnica significa desenvolver o seu próprio método de estudo, que será muito mais eficaz do que qualquer cursinho.

Sendo assim, já nesta etapa do planejamento, você precisa determinar o tempo que irá se dedicar aos estudos diariamente, criar uma rotina e elaborar um método de estudo perfeito para você.

É indicado que você divida seu tempo em blocos de 2 horas. Por exemplo, se você terá 6 horas disponíveis: Estude 2 horas/descanse 1 hora/volte estudar mais 2 horas/descanse.

Nosso cérebro é capaz de guardar informações por no máximo 2 horas, mais do que isso ele se cansará e seus estudos serão em vão. Você poderá perder a chance de guardar informações importantes.

2 – Técnica de flash cards

É uma das técnicas mais usadas por estudantes e concurseiros que realmente dá muito certo. A memorização é o primeiro passo para um aprendizado concreto e duradouro. Não adianta nada decorar questões da matéria e depois de um tempo esquecer tudo o que aprendeu.

A técnica de flash cards funciona da seguinte maneira:

  • Você irá estudar todo o conteúdo de maneira geral, sem interrupções.
  • Após isso, você elaborará questões de perguntas e respostas.
  • Separe por dificuldade as questões e assim você poderá se esforçar mais naquelas que tem mais dificuldades.
  • Vá desafiando o seu conhecimento estudando através da técnica de flash cards.

Abaixo você verá duas ferramentas online que são essenciais para quem utiliza este método. Confira!

2.1 – GoConqr

Através do GoConqr você pode criar seus próprios Flash Cards e ainda participar de fóruns explicativos, onde você poderá tirar todas suas dúvidas online. Com esta ferramenta você poderá testar suas habilidades, acompanhar todo o progresso do seu aprendizado e melhorar significativamente o seu desempenho nos estudos.

2.2 – Cram

É também uma ferramenta bem similar ao GoConqr, porém o Cram é muito mais simplificado e funciona muito bem como aplicativo de celular. Apesar de ser em inglês, você pode criar normalmente seus flash cards em português e estudar tranquilamente.

3 – Técnica da gravação

Explicar aquilo que você aprendeu nas matérias, ajuda muito seu cérebro a reter informações importantes. Gravar “sua própria aula” sobre as matérias te desafiará a memorizar melhor as informações.

Além disso, todo o preparatório que você terá para criar sua aula explicativa é um excelente incentivo para melhorar o seu desempenho e entender melhor as matérias.

E o maior benefício da técnica de gravação é que você poderá ouvir as informações quando quiser, o que vai te ajudar ainda mais.

4 – Escreva os trechos mais importantes

A facilidade e a praticidade da tecnologia, nos leva a esquecer do papel e caneta. E nos momentos de estudos, uma das técnicas para auxiliar no aumento do desempenho é escrever aquilo que estudou.

De acordo com pesquisas recentes, quem escreve as informações que está em fase de aprendizado, tem maiores chances de compreendê-las e memorizá-las do que quem somente lê o conteúdo ou digita.

Portanto, à medida em que você vai estudando a matéria anote também os trechos mais importantes para praticar.

5 – Técnica dos mapas mentais

Se você quer saber como passar em concurso estudando em sua casa e pela internet, saber a técnica dos mapas mentais poderá te ajudar muito.

Nosso cérebro adora fazer conexões e associações. Desta forma, estudar através de mapas mentais pode ser uma excelente técnica para aprender mais rápido.

O mapa mental funciona da seguinte maneira:

  • Você coloca o tema principal da matéria no centro do mapa.
  • Depois vá ramificando os tópicos mais importantes da matéria e relacionando cada tópico com uma breve explicação.
  • Adicionar desenhos, cores chamativas, figuras e fotos ajuda ainda mais o seu cérebro conectar tais informações. Tudo que facilitar a assimilação é bem-vindo.

A própria GoConqr, publicou um artigo que ensina você a fazer mapas mentais, veja as imagens da publicação com exemplos de como criar o seu.

+ Conheça também o Guia Prático da Interpretação de Textos

Ferramentas para criar mapas mentais

1 – Xmind

O xmind é um software muito intuitivo, prático e simples para criar seus mapas mentais. A vantagem é que ele pode ser instalado em seu computador, e você pode exportar os mapas mentais direto para uma pasta. Assim, você pode criar uma pasta para cada matéria com os respectivos mapas mentais.

2 – Mind Meister

O diferencial do Mind Meister é o armazenamento de dados na nuvem. Ele é uma ferramenta de criação de mapas mentais online e de compartilhamento instantâneo. Você pode compartilhar seus mapas mentais com quem quiser e ajudar outras pessoas, construindo uma comunidade de aprendizado.

Principais sites e canais para estudar gratuitamente para concursos

como-passar-em-concurso

Depois de aprender as melhores técnicas de estudo, que facilitarão muito sua rotina de estudos, agora você precisa conhecer os melhores sites que oferecem conteúdos de excelente qualidade e o melhor de tudo, totalmente gratuito. Confira!

1 – TV Justiça

Se você pretende prestar concurso público na área de direito, você não pode deixar de fazer uma visita ao TV justiça. Lá você encontrará muito conteúdo gratuito como videoaulas, palestras e debates. Vale a pena conferir!

2 – Portal da Matemática

O Portal da Matemática é um excelente canal para quem quer se aprofundar e melhorar seus cálculos. Videoaulas, exercícios para treinar, material teórico, testes e muito conteúdo de qualidade. Você ainda pode escolher o nível do material, que estão disponíveis desde conteúdos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

3 – YouTube Edu

YouTube Edu é um canal disponível no YouTube que entrega uma gama de materiais e aulas gratuitas para auxiliar estudantes e concurseiros de todo o Brasil. Lá você encontrará videoaulas de todas as matérias. Professores divertidos e altamente qualificados que irão fazer a diferença no seu aprendizado.

4 – Gramática Online

O Gramática Online é um site especialmente criado para auxiliar os estudantes e concurseiros a solucionarem todas as dúvidas sobre a língua portuguesa. Site completo com muito material gratuito como artigos explicativos, testes de conhecimento, dúvidas frequentes e videoaulas.

5 – A Casa do Concurseiro

A Casa do Concurseiro é um portal de curso preparatório, porém é um dos únicos sites de cursos preparatórios que disponibiliza apostilas gratuitas e você pode aproveitar para estudar e aprender muito mais.

6 – Brasil Escola

O Brasil Escola é um portal direcionado a estudantes em geral. Possui rico material gratuito para você que quer estudar para o ENEM, vestibular ou prestar concurso público. Ainda disponibiliza ao aluno certificado online de participação. É uma oportunidade de deixar o seu currículo mais atrativo.

7 – Be-a-Byte

O Be-a-Byte é um portal criado pelo professor João António, do site Eu Vou Passar. No site, você poderá realizar vários cursos de diversas áreas de maneira totalmente gratuita. Basta se cadastrar para aproveitar muito conteúdo de qualidade.

Rumo ao sucesso do seu futuro!

Vimos aqui como passar em um concurso público estudando pela internet é totalmente possível. Montando um plano de estudo infalível, adquirindo disciplina e utilizando as melhores técnicas de retenção de informações, certamente você alcançará o seu objetivo.

Tome cuidado com a falta de motivação, que é um dos principais motivos para a desistência de muitos concurseiros. Se você não conseguir passar na primeira tentativa, tente novamente. Talvez a próxima tentativa seja a vitoriosa!

Bons estudos!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo