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Como parar de procrastinar? Veja 6 dicas

Olá, leitor(a)!

Se você é mestre(a) na arte de enrolar para começar uma tarefa ou procura outras coisas para fazer durante os estudos já que não consegue se concentrar, este texto é para você! No artigo, vamos falar sobre o que é a procrastinação e quais são suas causas. Também traremos 6 dicas para abandonar de vez esse mau hábito e algumas ferramentas para aumentar a produtividade. Confira! 

O que significa procrastinar? 

Para entendermos melhor, vamos ver a origem da palavra“Procrastinar” vem de procrastinatus, em latimPro quer dizer “à frente”, enquanto Crastinatus significa “de amanhã”. Portanto, procrastinar é a ação de adiar algo ou prolongar uma situação. Segundo o Dicionário Houaiss, significa “transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair”. 

 O que é procrastinação? 

Procrastinação é o hábito de deixar as coisas para depois sem ter motivos específicos para isso. Por exemplo, se você adiou uma tarefa não por conta de algo urgente ou importantemas sim porque acabou perdendo tempo com vídeos engraçados no YouTube ou no TikTok, você é um(a) procrastinador(a) oficial. Não se preocupe! Esse comportamento é bastante comum, vamos explicar quais são suas causas e como controlá-lo! 

Por que procrastinamos? 

Esse hábito ocorre desde a Antiguidade, sendo inclusive mencionado pelo poeta grego Hesíodo por volta de 800 a.C. Na maioria das vezes, sabemos que estamos deixando para depois e que isso causa efeitos negativos, mas persistimos nesse comportamento principalmente por conta de autossabotagem ansiedade. 

Recentemente, pesquisadores descobriram que isso pode vir de um esforço inconsciente de autopreservaçãojá que o cérebro humano tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, luta contra tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente. 

Por exemplo, para deixar de estudar, você organiza seus e-mails e arruma uma gaveta do seu quarto. Assim, seu cérebro procura simular o trabalho ocupando o tempo com itens pequenos e fáceisEntão, você sente que está produzindo, mesmo sem fazer nenhuma atividade realmente importante.  

Como parar de procrastinar?

Como parar de procrastinar? Veja 6 dicas 

Fonte: Reprodução

Agora que você já entendeu o problema, vamos te dar dicas para deixar de procrastinar e focar nas suas tarefas. Veja: 

1. Gerencie suas emoções 

Fugir de uma atividade por conta das emoções é uma maneira de expor o que você está sentindomedo de falhar, de decepcionar alguém, de não se sair perfeitamente bem. Por isso, antes de planejar suas tarefas, reflita sobre a razão real dos adiamentos e tente regulaas emoções. Uma boa dica é alternar atividades prazerosas com tarefas que você não gosta de fazer, encontrando um equilíbrio entre as duas coisas 

2. Nomeie o problema 

Separe as tarefas atrasadas dos casos de procrastinaçãoOs atrasos acontecem por diversas razões e, algumas vezes, são até necessários para aumentar a produtividadeIsso ocorre quando demoramos para realizar a tarefa a fim de verificarmos as informações ou decidimos fazer um pequeno intervalo para descansar, por exemplo. Mas os atrasos também podem ser inevitáveis e derivados de circunstâncias externas. Categorizar cada caso é importante para enxergar melhor o problema. Podemos usar esta classificação de atrasos:   

  • Inevitáveis: causados por um cronograma sobrecarregado ou alguma demanda urgente; 
  • De adrenalina: causados porque gostamos da pressão de fazer no último momento; 
  • Hedonísticos: ocorrem, pois preferimos realizar outra coisa instantaneamente gratificante;  
  • Psicológicos: ocorrem por conta de luto e estados mentais; 
  • Propositais: acontecem quando há coisas que precisam ser feitas antes da tarefa em si; 
  • Irracionais: inexplicáveis emuitas vezes, alimentados pela ansiedade. 

3. Procrastine de maneira organizada 

Insira na sua lista de tarefas as coisas que você costuma fazer nos intervalos, como carregar o celular, tomar um café, ler notícias, dar uma volta no cômodo, e separe um tempo para cada uma delas. 

4. Faça planos levando em conta os imprevistos 

Se você trabalha 8 horas por dia, não preencha o período inteiro com tarefas. Deixe sempre um tempo de sobra para reuniões de última hora, e-mails inesperados e outras eventualidades que podem interferir na sua rotina. 

5. Saiba que feito é melhor do que perfeito 

Buscamos sempre a perfeição, mas é importante lembrar que estamos em um processo constante de aprendizagemNo fim das contas, o medo e a ansiedade não nos deixam ver a situação com clareza. Para seguir adiante em suas tarefas, tente normalizar os erros e controlar as emoções. 

6. Separe seu tempo em blocos 

Organize seu tempo alternando blocos de trabalho e descanso. Por exemplo, tenha 25 minutos de foco seguidos por 5 minutos para descansar. Faça testes para encontrar os números que funcionam melhor para você e inclua o método na sua rotina. Assim, você irá aumentar a produtividade sem pressões emocionais. 

Existem ferramentas para ajudar? 

Além das dicas, separamos aplicativos, canais no YouTube e na Twich e livros que podem ajudar a vencer a procrastinação. Acompanhe:  

Aplicativos 

Listamos 11 ferramentas gratuitas, disponíveis para Android e iOS: 

  1. Be Focused (iOS) 
  2. Meu Pomodoro (iOS e Android) 
  3. Flat Tomato (iOS) 
  4. Cuckoo (iOS e Android) 
  5. Focus Timer Reborn (Android)  
  6. Freedom (iOS) 
  7. AppBlobk (Android) 
  8. SimplyNoise (iOS e Android)  
  9. Todoist (iOS e Android) 
  10. Priority Matrix Manager (iOS e Android) 
  11. Evernote (iOS e Android)  

 Twich e YouTube 

Twich é uma plataforma muito semelhante ao YouTube, mas nela são realizadas lives que ficam gravadas. Os canais são dos mais variados temas; é possível acessar conteúdos sobre produtividade, games, beleza e muitos outros. Separamos 2 canais que falam sobre procrastinação: 

1. Lovemaltine 

A ilustradora Ariane Freitas mantém, no seu canal na Twich, lives sobre produtividadeDe segunda a sexta, ela divide as tardes em blocos de 25 minutos de foco, com músicas para ajudar na concentração, e intervalos de 5 minutos, nos quais os seguidores conversam sobre suas atividades e emoções. A trilha sonora é variada, incluindo vários gêneros musicais.  

2. Arata Academy 

Ncanal no YouTubeSeiiti Arata, especialista no assunto, mostra métodos para melhorar rendimento, autocontrole, o foco e concentração. Os vídeos são bem explicativos e é possível aprender técnicas para incluir na sua rotina. 

Livros  

Claro que não poderíamos deixar de citar livros para acabar com a procrastinação. Temos 4 opções: 

  • Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação, de Steve Allen; 
  • A arte de fazer acontecer, de David Allen; 
  • A equação de deixar para depois, de Piers Steel; 
  • Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído, de Cal Newport. 

O primeiro passo para deixar de procrastinar é tomar consciência desse hábito. Com certeza, colocando em prática as nossas dicas, a sua rotina vai se tornar mais simples e produtiva. Você tem alguma outra sugestão? Deixe nos comentários! 

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