Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como otimizar seu tempo na hora de estudar

Como otimizar seu tempo na hora de estudar

Oi Pessoal!

O tempo é algo muito valioso, ainda mais para quem deseja estudar para concurso público. É importante saber como aproveitar esse tempo para estudar e assim cada vez ficar mais perto de conquistar a aprovação.

Mais importante do que o tempo disponível para estudo, é saber aproveitar esse tempo e otimizá-lo. De nada adianta ter os dias inteiros livros para estudos se a pessoa não sabe estudar com qualidade.  Essa qualidade nos estudos é fundamental.

O primeiro passo para começar a otimizar os estudos é a organização do tempo estabelecendo quais são as prioridades. Como, por exemplo, saber que é preciso também ter um tempo para descanso. Não é porque a prova está se aproximando, que a pessoa deve estudar até altas horas da madrugada. Para ter um bom rendimento nos estudos, e até mesmo na prova, é preciso ter uma boa noite de sono.

Durante os estudos, se a pessoa sentir muito sono, ela deve parar de estudar e retomar os estudos no outro dia, reorganizando o cronograma de estudos. Dessa maneira os estudos serão mais produtivos.

Aproveite ao máximo o tempo de estudo, independentemente se forem 4 ou 8 horas diárias, a qualidade sempre deve ser priorizada.  Aproveite também o tempo fora de casa. Se você vai de carro para o trabalho, coloque algumas aulas para escutar. Estude no horário de almoço, aproveitando para fazer uma leitura de um conteúdo ou revisar, além de fazer questões. Estude no ônibus, fila de supermercado, estudar fora de casa também ajuda pois dessa maneira a pessoa vai mantendo o conteúdo na memória.

Ao realizar uma leitura, tente absorver e fixar ao máximo o conteúdo. Não dá para ler rápido, da noite para o dia, mas é necessário assimilar cada palavra e detalhe do que está sendo lido. Grifar as partes mais importantes para fazer uma revisão posteriormente, ajuda bastante.

No tempo disponível para o estudo, a pessoa deve cuidar da iluminação do ambiente e escolher uma cadeira confortável, pois ela passará a maior parte do tempo sentada. Redes sociais e celular podem atrapalhar a concentração, é preciso evitar esses e outros itens que podem atrapalhar a concentração. Ter foco, força de vontade e disciplina são imprescindíveis para conseguir uma vaga no serviço público. E, não se esqueça: não desperdice seu tempo.

Até a próxima!

Confira alguns cursos online para concursos oferecidos gratuitamentes

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo