Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » Como os filmes podem ajudar no português

Como os filmes podem ajudar no português

Olá, leitores!

Os filmes podem ajudar no aprendizado e na melhora dos nossos conhecimentos sobre a língua portuguesa.

Existem várias formas de se aprender ou melhorar o português, tanto para estrangeiros, quanto para os nativos da língua.

Uma delas, por mais que muitas pessoas não reparem, é através dos filmes. O método de se utilizar filmes para aprender é vantajoso devido ao entretenimento que proporciona.

Não apenas em relação a filmes nacionais, mesmo que produções em sua língua materna sejam mais eficientes do que uma versão dublada, filmes estrangeiros também podem auxiliar no processo de aprendizado ou melhora do idioma.

Quanto assistimos filmes legendados, além da questão de se assistir a uma produção em seu idioma original seja melhor, por mais boa que seja a dublagem, treinamos a leitura e a interpretação.

Isso se dá a rapidez que se deve ter no processamento da informação, ou seja, a pessoa tem que captar as informações passadas através da imagem, dos sons e dos diálogos transpostos nas legendas e interpretar todas essas informações rapidamente.

Quando isso acontece, mesmo que inconscientemente, passamos a melhorar nossa percepção e compreensão das frases.

Outro fator interessante é poder aumentar o vocabulário e aprender nossas expressões ou palavras através das legendas.

Quando se trata de filmes nacionais, a forma de se aprender o português se dá principalmente pelo enriquecimento do vocabulário.

Quando assistimos a filmes de outras regiões do país, entramos em contato com diferentes culturas e aspectos da linguagem influenciadas pelo regionalismo, e isso nos dá a oportunidade de aprender mais sobre as variações da língua portuguesa.

Enfim, esses são os fatores principais influenciados pela ajuda dos filmes para melhorar o português.

Filmes que possuem assuntos ligados ao português

icone-de-claquete-filme

Contudo, sem dúvidas, uma forma ainda melhor de se fazer isso é procurar por filmes que abordem a temática da linguagem, aquisição da linguagem ou algo relacionado ao estudo de línguas e suas literaturas.

Nesse sentido, aproveitando a oportunidade e o momento propicio das férias, daremos dicas de filmes onde se pode aprender mais sobre a linguagem e assuntos presentes nas aulas de português.

Aproveitem!

Narradores de Javé, Eliane Caffé (2004)

Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Dentro da casa, François Ozon (2013)

Sinopse: Um rapaz de 16 anos consegue entrar na casa de um colega da sua aula de literatura e resolve escrever sobre o fato no seu trabalho de francês. Animado com o dom natural do aluno e o progresso do seu trabalho, o professor volta a apreciar a função de educador dos jovens. Entretanto, a invasão do aluno vai desencadear uma série de eventos incontroláveis.

3 – Sociedade dos poetas mortos, Peter Weir (1990)

Sinopse: Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

4 – Entre os muros da escola, Laurent Cantet (2008)

Sinopse: Fran̤ois e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola ṇo estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres t̻m boas inten̵̤es e desejo para oferecer uma boa educa̤̣o aos seus alunos, mas por causa das diferen̤as culturais Рmicrocosmo da Fran̤a contempor̢nea Рesses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. Fran̤ois quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ̩tica, mas eles ṇo parecem dispostos a aceitar os m̩todos propostos.

5 – Escritores da liberdade, Richard LaGravenese (2007)

Sinopse: Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo