Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Como organizar seu tempo para a FUVEST 2016

Como organizar seu tempo para a FUVEST 2016

Vejam nossas dicas de como melhorar e organizar seu tempo para FUVEST 2016 de forma mais simples, correta e eficiente

Olá, leitores!

Com uma rotina repleta de atividades, os jovens têm que encontrar tempo para os estudos. Ainda mais quando eles desejam prestar as provas dos vestibulares para ingressarem numa universidade.

Contudo, alguns vestibulares mais concorridos, como o vestibular da FUVEST 2016, exigem ainda mais determinação e estudos dos seus candidatos.

Além de terem que estudar na rede de ensino normal, executar todas as atividades normais e separar um tempo para o lazer, o jovem tem que programar sua rotina e redobrar seus estudos para conseguir uma vaga da FUVEST.

Isso sempre gera receios e grande temores. Contudo, a melhorar maneira de passar por tudo isso sem se estressar demais ou se esgotar, é através de planejamento.

Um bom planejamento pode ajudar em todo o processo de preparação para a prova da FUVEST, como também, organizar toda a sua rotina de estudos, pode ser a diferença entre passar ou não no vestibular.

As dúvidas e as preocupações em relação ao tempo que temos para realizar a prova são tantas que nem sabemos por onde começar. Mas fique tranquilo, pois iremos falar sobre como se organizar para o vestibular da FUVEST 2016.

Dicas de como organizar seu tempo para a FUVEST 2016

homem-segurando-um-relogio

A série de dicas a seguir, foram retirados de conselhos de diversos professores universitários. Portanto, nossas dicas de como organizar seu tempo e estudos para a FUVEST é eficiente.

Muitos estudantes melhoram e muito o rendimento nas provas ao segui-las. Mas, para isso, é necessário que você realmente esteja determinado a conseguir uma vaga e se empenhe para isso.

Confira essas dicas a seguir:

  • Em primeiro lugar, entenda como seu dia funciona. Quais são as suas programações e atividades durante a semana e quais horários disponíveis para os estudos. Tente reservar, no mínimo, 4 horas diárias para os estudos.
  • Tenha uma agenda para você conseguir acompanhar suas atividades. Durante a época de estudo, entenda que você precisará descartar algumas delas para que obtenha sucesso. Mas fique calmo, também é necessário separar um tempo ao lazer.
  • Anote tudo que você tem de fazer pelo dia, inclusive sua rotina de estudos, e fique ciente dos horários que você tem para cumprir todas as suas atividades. Divida também a matéria que você irá estudar durante os dias para não se sobrecarregar de estudar.
  • Sempre programe seu horário de estudos para o mesmo horário semanal. Durante o tempo que estiver estudando, esteja somente para aquilo. Preste muita atenção e evite qualquer distração.
  • A distração é algo bem agravante, ainda mais na era da tecnologia. Não navegue no computador, apenas o utilize para pesquisa, se necessário. Contudo, o mais indicado ainda é que se estude através de livros e apostilas, assim estará longe das diversas distrações presentes na internet. Ouvir música não é uma boa, pois retira sua concentração. Televisão ligada na hora do estudo, nem pensar! E o celular, campeão das distrações, devem sempre estar no silencioso e distante. É importante frisar que aquele horário é apenas para os estudar.
  • Acostume-se a ter boas noites de sono. O descanso é essencial para o nosso corpo e mente, durante ele temos o maior momento de relaxamento do nosso dia. Evite de ter poucas horas de sono diária, já que durante sua hora de estudo isso poderá ser prejudicial. Estudar com sono dificulta a compreensão do conteúdo, o que resultará numa péssima absorção do assunto, fazendo com que aquele dia de estudo seja improdutivo.
  • Acostume-se a fazer anotações. Isso mesmo, fazer anotações sobre tudo. Nosso cérebro está acostumado a gravar com mais facilidade aquilo que escrevemos de punho. Os nossos resumos são melhores do que os resumos que encontramos, já que a praticidade de entender o conteúdo partiu de nós mesmos. Sempre se acostume a riscar tudo que você encontra pela frente. É de grande ajuda profissional que você consiga realizar isso.
  • Tenha sempre um local fixo para você estudar e procure sempre um ambiente tranquilo. A sua mesa poderá te ajudar a sua forma de organizar os materiais e livros por ela, além do que o local seu de estudos é essencial para você se acostumar com a prática dele. Durante o seu tempo dentro deste local esteja ciente de que você estará para estudar. Isso ajuda a condicionar nosso cérebro para se acostumar com as futuras rotinas na vida do vestibulando. E sem esquecer de salientar que tendo um lugar fixo o estudante não terá que levar todo o seu material de local a local.
  • Estude todos os dias da semana, reserve os finais de semana para se divertir e fazer o que gosta.
  • Em caso de esgotamento e cansaço, passe para as matérias de maior facilidade ou estude sobre alguma matéria que goste. Isso sempre ajuda a dar uma energizada.

Graças a toda essa mistura de dicas de estudo para a FUVEST, somados à força de vontade e determinação, seu rendimento melhorará muito.

Desejamos imensamente que essas dicas tenham sido muito valiosas para vocês estudantes. A FUVEST é uma prova de duas fases, mas mantenham-se focado nos estudos que tudo dará certo! Esperamos que consigam a aprovação que tanto desejam.

Caso essas dicas tenham sido interessantes e valiosas para vocês, não se esqueça de comentar e compartilhar a nossa matéria.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo