Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como organizar e planejar seu tempo para render mais nos estudos?

Como organizar e planejar seu tempo para render mais nos estudos?

Olá, leitor!

Quando um estudante decide se dedicar aos estudos, geralmente no começo, ele enfrenta algumas dificuldades, como por exemplo, organizar e planejar o tempo para que sua dedicação àquela atividade renda, e ele consiga absorver todo o conteúdo estudado.

Para muitos isso chega a ser desanimador, já que mesmo com todo o tempo dedicado, a sensação de não ter aprendido nada durante todo o período que ficou estudando é grande, mas não desanime!

Saiba que existe algumas estratégias que podem ajudar a se organizar e planejar corretamente os estudos para que ele seja produtivo.

Quer saber mais sobre como fazer os estudos renderem de maneira simples e fácil para organizar e planejar o seu tempo? Então continue acompanhando esse post. Confira!

Conheça 8 dicas para render mais nos estudos

render_nos_estudos_ORGANIZACAO_

1. Entenda que seu estudo é um compromisso

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que seus estudos devem ser entendidos como um compromisso, mas não um compromisso com a escola, seus pais ou a faculdade, é um compromisso seu com você mesmo, pois, é a dedicação para cumprir esse compromisso que poderá garantir que você tenha um futuro melhor.

De nada adianta você criar uma planilha impecável de estudos, se você não assume o compromisso de se dedicar a isso. Pode ter certeza que sem isso, você realmente não conseguirá alcançar os seus objetivos, não terá sucesso em nenhum vestibular, ENEM ou cursinho.

Para ter certeza de que consiga conciliar os estudos com as outras atividades de sua rotina, crie um cronograma de estudo em que os horários não coincidam.

Assim, você não terá desculpas para não estudar e acabar cancelando um compromisso tão importante que são os seus estudos.

2. Planeje e organize

Crie uma planilha no Excel com todas as atividades que você desenvolve durante os estudos, é interessante se você separar por dia e hora, assim, fica mais fácil para determinar o conteúdo que será estudando durante o dia, por exemplo: Segunda-feira vou estudar Língua Portuguesa das 13 às 14:30, nesse tempo consigo estudar os verbos de ligação.

O ideal é criar planilhas de estudos semanais, ou no máximo mensais, assim você consegue controlar o que está estudando sem atrasar o conteúdo.

Faça com que sua planilha fique bem clara, pode colocar detalhes que achar importante e necessário, sem deixar espaço para que você fique com dúvidas, e consequentemente fazer os estudos renderem.

Não se esqueça que assumiu um compromisso, então dedique-se para que seja tudo cumprido dentro do planejado.

Essa disciplina que você está tendo durante os estudos vai se tornar algo natural em sua vida, o que vai favorecer seu empenho na faculdade ou quando entrar no mercado de trabalho.

ATENÇÃO! Ao montar sua planilha de estudos, faça de forma realista, é melhor você estudar um pouco de cada coisa por dia e dar tempo de fazer exercícios sobre o assunto, do que se sobrecarregar, acumular conteúdo, ou pior, estudar correndo com medo de não dar tempo.

3. Tenha disciplina

A disciplina é uma das chaves para conseguir organizar e planejar seus estudos para que ele renda. A disciplina anda lado a lado com o compromisso, e eles têm que viver em harmonia.

Se você assumiu o compromisso, mas não tem disciplina para estudar, pode ter certeza que você não vai conseguir alcançar seus objetivos.

Se você acha que estudar na frente da televisão ou no celular com as redes sociais conectadas, saiba que além da falta de compromisso, a sua disciplina é zero.

Esse não é o tipo de atitude e comportamento que alguém que pretende passar em um vestibular, no ENEM ou em um concurso público deve ter.

Ter disciplina para que os estudos rendam, significa deixar as redes sociais, o videogame, a televisão de lado nas horas em que você se comprometeu a estudar.

Ser disciplinado exige de qualquer pessoa, foco e empenho para realizar as atividades que se comprometeu a fazer.

Muitos falam que o colega de sala teve sorte em passar no vestibular, isso não é verdade, ele teve disciplina em seus estudos para chegar onde chegou.

4. Evite distrações durante os estudos

Essa é outra regra de ouro para render nos estudos, evitar distrações e perda do foco durante os estudos. Quando nos distraímos com qualquer coisa durante as horas de estudos, perdemos a linha de raciocínio, e dependendo da distração, para retomar o raciocínio pode levar um bom tempo.

As distrações são a pedra no sapato dos estudantes, por isso evite:

  • Ficar na frente da televisão durante os estudos;
  • Ficar no celular durante os estudos;
  • Ficar conectado às redes sociais durante os estudos;
  • Ficar perto de pessoas que estão conversando;
  • Ouvir música muito agitada durante os estudos;
  • Estudar sentado ou deitado na cama.

Apesar de parecer coisas bem simples, essas distrações podem te prejudicar no futuro. Talvez você possa achar que conseguiu compreender o material que estava estudando, mas na realidade não aprendeu nada.

Dessa forma, escolha um ambiente tranquilo, sem interrupções ou barulhos, isso vai ajudar na sua concentração e no seu desempenho, você vai perceber isso no final, quando chegar o grande dia em que você vai prestar a provar.

5. Determine suas prioridades

Para fazer seus estudos renderem é interessante que você determine quais são as suas prioridades durante o planejamento.

Quais as matérias você tem mais dificuldade? Quais são aquelas que você não gosta de estudar? Qual a qualidade da sua redação?

Isso não quer dizer que você pode deixar de lado as matérias que mais gosta ou que domina com facilidade. O que quero dizer, é que você deve priorizar aquelas que tem mais dificuldade, usando um pouco mais do tempo para se dedicar a elas e ler mais sobre o assunto.

Tenha em mente que a frase: “não gosto de história ou de qualquer outra matéria” não existe mais em seu vocabulário, se você ficar usando essa desculpa, você estará rompendo o compromisso que assumiu com você mesmo quando decidiu se dedicar aos estudos.

Quando você determina as prioridades e estuda de forma organizada você vai fazer com que seu rendimento nos estudos seja maior, as chances de aprovação então, são maiores ainda. Lembre-se que a chave para o seu sucesso é você!

6. Descanse durante os estudos

Essa dica parece loucura, mas na verdade ela é bastante funcional, vou explicar o porquê.

Se você estudar por 8 horas sem parar, o seu cérebro vai ficar cansado demais, e as chances de absorver o conteúdo estudado, de compreender o que você estudou poderá ser zero!

Assim como nosso corpo, nossa mente também precisa de um tempo para descansar.

Um forma interessante de descansar durante os estudos é usar um timer. A cada 50 minutos de estudos você para 10 minutos, mas atenção, parar alguns minutos, não significa ligar a televisão, ou pegar o celular, porque assim, o seu cérebro vai continuar em atividade.

O que você deve fazer é ir ao banheiro, beber água, alongar o corpo, ou seja, você deve fazer atividades simples que faça seu cérebro desacelerar um pouco.

Parece coisa boba para algumas pessoas, mas garantimos que esses 10 minutos vão fazer toda a diferença no seu desempenho, acredite!

7. Aproveite seu tempo ocioso

O que você faz enquanto está parado no trânsito ou no espaço entre as aulas? Então use esse tempo para ouvir ou podcast sobre a Segunda Guerra Mundial, faça exercícios extras de matemática, ou leia a revisão do material que estudou na semana passada.

Ao usar o tempo ocioso de forma produtiva, você não vai perder tempo. Quando for prestar as provas, você vai ver que esse tempo extra foi muito bem usado. Pode ter certeza que não vai ficar desesperado porque ficou faltando um ou outro conteúdo.

8. Tenha uma boa noite de sono

Lembra o que foi dito sobre a necessidade do cérebro descansar? Uma boa noite de sono, além de deixar que o nosso corpo repouse e esteja forte para o dia seguinte, também vai fazer com que seu cérebro descanse e esteja forte para os estudos do dia seguinte.

Além disso, estudos comprovam que uma boa noite de sono permite maior assimilação do conhecimento, ou seja, quando você dorme bem, o seu cérebro tem maior capacidade de armazenar o que você estudou, e principalmente, de fazer com que você entenda todas aquelas informações, principalmente quando se fala de raciocínio lógico.

De nada adianta você seguir todas as dicas que foram dadas se você não descansar. Não existe necessidade de passar a madrugada estudando, talvez essas horas que você não dormiu porque estava estudando, iriam ajudar mais se tivesse usado para dormir.

Você conhece outra estratégia que faz seus estudos renderem? Compartilhe conosco sua experiência.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo