Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como organizar a sua estante de livros?

Como organizar a sua estante de livros?

Olá, leitor!

Para aqueles que são amantes de uma boa leitura não existe coisa mais prazerosa do que comprar novos livros, terminar de ler e colocar todos bem arrumadinhos em sua estante de livros. Mas o que é uma estante de livros organizadas? Como arrumá-la e mantê-la arrumada sem parecer uma verdadeira zona?

Há pessoas que têm tantos livros, que pode até ser considerada como uma biblioteca particular, mas é nessas horas, em que temos mais livros do que espaço que manter a organização no ambiente vira um desafio, e a sua estante de livros precisa urgentemente ser organizada.

Hoje em dia, vemos por aí – principalmente na televisão – aquelas pessoas especializadas em organizar casas, e isso obviamente inclui a estante de livros, mas com todo o respeito a esses profissionais, o fato é que simplesmente chegar na casa de alguém e arrumar tudo de forma sistemática pode manter as coisas arrumadas por, no máximo, alguns dias.

Uma coisa tem que ficar muito clara aqui, esse post é para ajudar você leitor do Canal do Ensino, a ter uma ideia de como organizar sua estante de livros deixando que seus livros sejam encontrados com mais facilidade. 

Esse não é um padrão, apenas o primeiro passo para manter seu espaço favorito na mais plena ordem.

Vamos as nossas dicas de como organizar sua estante de livros para deixá-la simplesmente impecável? Confira!

Como organizar a sua estante de livros

estante_de_livros_organizacao

1. Retire todos os livros de sua estante

Para começar o processo de organização da sua estante de livros, nada melhor do que tirar toda a bagunça da sua frente e começar do zero, isso porque, se você tem o espaço livre e visível fica muito mais fácil de visualizar o local e decidir o que vai fazer e como fazer.

Geralmente, não colocamos apenas livros na estante de livros, mas fotos, caixas decorativas, algumas peças de arte de achamos interessante, e isso faz com que esse ambiente fique poluído e você não consegue se organizar, por isso, abrir espaço é o primeiro passo para a organização.

2. Selecione seus livros

Após esvaziar sua estante de livros, divida as obras em duas pilhas: a daqueles livros que você vai ler novamente ou que você gosta muito, e outra de livros que você não gosta ou já leu e não pretende ler novamente.

Faça isso com os objetos de decoração que estão na estante também. Retire tudo que acha desnecessário.

E o que fazer com esses livros que você não quer mais? Doe para alguma instituição, ou venda em sites como a OLX ou em sebos. Se optar por essa segunda opção, você poderá fazer “uma grana extra” para comprar mais livros novos.

Se voc̻ ̩ do tipo de pessoa que ̩ muito apegada a seus livros Рa maioria das pessoas ṣo assim, enṭo ṇo se assuste Рvoc̻ pode tentar impor alguma regra de sele̤̣o, por exemplo, se o livro tem algum valor sentimental ou se ele faz parte daquela cole̤̣o de livros de inf̢ncia, voc̻ ṇo precisa se desfazer dele, agora se ele for um daqueles livros que voc̻ ganhou de amigo secreto e ṇo conseguiu trocar e tampouco ler, enṭo esse voc̻ pode se desfazer.

Outra sugestão é se cadastrar em redes sociais como o Skoob ou o Livralivros, lá você pode trocar livros com outros usuários, além de conhecer novas pessoas que dividem a mesma paixão que você, uma boa leitura.

3. Como está o estado físico de seus livros?

Separe aqueles livros que precisam de uma reforma. Sabe aquele mais antigo que a capa está rasgada, por exemplo? Selecione todos os livros que estão nessa situação ou semelhante e faça um pilha para que você possa dedicar um tempo especial a eles.

Naturalmente, os livros sofrem com a ação do tempo e ao longo dos anos eles envelhecem, então é importante que você reforme eles para evitar a formação de fungos e a deterioração de suas folhas.

4. Limpe sua estante de livros

Essa dica parece meio obvia, não é mesmo? Mas aqui me refiro a uma limpeza mais pesada e não apenas remover a poeira da sua estante de livros. Passe algum produto que seja fungicida, assim caso tenha algum fungo, esse produto pode eliminar, evitando assim que estrague seus livros.

Mas antes de passar esse produto, passe um pano úmido em sua estante de livros para remover o excesso de poeira, dessa forma as chances de o fungicida ser mais efetivo é maior.

Não coloque os livros na estante enquanto ela estiver úmida, afinal isso redobra as chances de estragar as folhas deles. Lembre-se: Todo cuidado é pouco.

5. Você já sabe como organizar sua estante de livros?

Existem dezenas de maneiras de se organizar uma estante de livros, isso vai depender muito de como você deseja que ela fique, por exemplo, muitas pessoas costumam organizar sua estante por cores, elas acham que assim é mais fácil para encontrar os livros.

Essa maneira de organização de estante de livros é recomendado para quem tem boa memória visual.

Já quem tem alguma mania, simplesmente odeia essa opção, e prefere organizar sua estante de livros por nome de autor, seguido de suas obras em ordem alfabética ou por data de publicação ou compra do livro.

Tem ainda aquelas pessoas mais perfeccionistas que organizam suas estantes de livros, deixando suas obras como se fosse uma escadinha, ou seja, os livros ficam organizados por ordem de tamanho.

Uma outra opção é colocar alguns livros deitados e outros em pé em sua estante de livros, ou ainda usar suportes decorativos para apoiá-los. Você ainda pode organizar sua estante de livros por idiomas, caso você tenha o hábito de ler em mais de uma língua.

Há pessoas ainda que organizam seus livros em seções de lidos, não lidos e vou ler novamente. Essa é uma maneira de estimular a leitura de livros que estão parados há muito tempo em sua estante de livros.

Se você é do tipo perfeccionista ou tem uma biblioteca invejável, você pode organizar sua estante de livros usando a classificação decimal de Dewey.

Essa classificação permite que você organize seus livros de acordo com a categoria que cada um deles pertence, como é feito em bibliotecas públicas ou de universidades.

Se ficou interessado por esse modelo de organização, você pode entrar no site da Biblioteca Nacional e pesquisar o código de cada um dos livros que você tem, assim fica mais fácil organizar sua estante de livros.

Você ainda pode fazer a catalogação de seus livros no PHL, que é um software gratuito que você pode acessar apenas por computador e você ainda pode usar como base, a tabela Cutter para a classificação de áreas de cada livro.

Outra sugestão muito interessante é usar o software gratuito e em português, o Biblivre, ele vai ter ajudar a gerenciar a sua biblioteca pessoal.

6. Limpe seus livros

Agora que sua estante de livros já está limpa, que você já selecionou aqueles que vão ficar em sua biblioteca particular, depois de ter reformado aqueles que precisava e de escolher a melhor forma de organizar os livros na estante, é hora de limpar os livros para guardá-los.

Aqui não existe uma fórmula mágica, basta apenas que você passe um pano seco ou úmido – bem torcido – na capa de seus livros, esse procedimento já é suficiente para que não haja acúmulo de poeira e nem a visita indesejada de traças.

O recomendado também é que você use um pincel grosso para remover a poeira e não um espanador, pois, este facilita o retorno do pó para os seus livros.

Se você tiver livros muito antigos que tenham mais de 20 ou 30 anos – e não pretende reformá-los agora, o ideal é guardá-los em saquinhos plásticos, isso vai ajudar a manter eles por mais tempo.

E quando for manuseá-los use luva cirúrgica de preferência, isso parece exagero mas é uma forma segura de folhear seu livro sem que ele seja danificado pelo suor de suas mãos.

7. Espaço para revistas

Você ainda pode deixar um espaço reservado para organizar suas revistas favoritas em sua estante de livros, para isso use uma caixa de madeira, couro ou o material que mais combine com o seu estilo.

Além de deixar suas revistas organizadas, dá volume caso você tenha poucos livros e ainda oferece um charme todo diferente para sua estante de livros, deixando ela mais bonita.

Como foi falando no começo desse post, o importante é que você organize sua estante de livros da maneira que achar mais confortável tanto visualmente quanto para o momento que você for escolher um livro para sua próxima leitura.

Muitas pessoas acreditam que todos esses cuidados com livros são desnecessários, mas só aquele que gosta mesmo de uma boa leitura e de colecionar livros sabe o quão importante é ter todo esse carinho e cuidado com sua estante de livros.

O que você achou desses post? Está pronto para começar a organizar sua estante de livros?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo