Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como ocorre a inclusão social em vestibulares?

Como ocorre a inclusão social em vestibulares?

Olá, leitores!

Vamos falar de um problema que ainda é muito presente na sociedade, a falta de inclusão social na grande maioria das instituições. Nem sempre paramos para pensar no grande número de pessoas que sofrem com a falta de projetos de inclusão.

A inclusão social é protegida por lei com inúmeras medidas para que pessoas com deficiência físicas ou psicológicas, pessoas com classe social mais baixa ou então pessoas que não puderam estudar em escolas particulares.

Tais leis são vistas em todos os lugares, mesmo que você não perceba. Leis que obrigam a construção de rampas de acesso, de ônibus com rampas de elevação e até mesmo as vagas especiais para pessoas com necessidades especiais.

Além das leis que regulam a acessibilidade dessas pessoas que necessitam de inclusão social, estão as leis que garantem que essas pessoas também tenho oportunidade de adentrar a sociedade e conquistar seus próprios frutos. Um exemplo disso são as leis que regulamentam a contratação de pessoas com necessidades especiais em empresas. Não é incomum ver anúncios em jornais ou em páginas de rede sociais de empresa anunciando vagas apenas para pessoas com deficiência. Isso faz parte da lei que exige uma cota de cada em presa.

Essa cota é definida pelo número total de funcionários no local. Até 200 funcionários a empresa têm que ter em seu quadro de funcionários 2%; de 201 a 500 empregados devem ter 3%; 501 a 1.000 4% e mais de 1.000 empregados 5% devem ser portadores de alguma deficiência ou reabilitados pela Previdência Social.

Como acontece a inclusão social nos vestibulares?

A inclusão social nos vestibulares ocorre quando a instituição, seja privada ou pública, oferece alguma facilidade para um determinado grupo de alunos por algum motivo.

Cotas para alunos que se autodeclaram negros fazem parte das modalidades de inclusão social realizada em um vestibular, por exemplo.

Até mesmo a isenção da taxa de inscrição é uma modalidade de inclusão, já que ela permite que candidatos com uma classe social mais baixa possam participar do vestibular e ter acesso à educação e assim mudar a sua realidade e a realidade de todos a sua volta.

Por que é importante a inclusão social?

Muitos criticam as medidas de inclusão social, principalmente as criadas pelo governo. Muito se ouve sobre mérito disso ou mérito daquilo, é realmente uma discussão que se aprofunda muito.

Porém é muito importante entender que nem todo mundo é realmente igual, há pessoas que tem dificuldades maiores na vida e oferecer igualdade social é um passo importante na vida dessas pessoas, afinal elas podem ter oportunidades para tentar algo novo, tentar mudar a sua vida e sua realidade e muitas vezes até ajudar outras pessoas com novas ações sociais ou pesquisas.

Inclusão social é muito além de dar algo de mão beijada para alguém, é dar a oportunidade para a pessoa brigar por ela mesma e conquistar as suas vitórias com raça e determinação.

Qual é a sua opinião, leitor, no assunto de inclusão social?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo