Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como obter um bom desempenho em concurso público?

Como obter um bom desempenho em concurso público?

Olá, leitor!

Você decidiu estudar e já deve ter concluído de que para ter um bom desempenho em concurso público o primeiro passo é entender os pré-requisitos para o exame que pretende prestar, assim você saberá os assuntos e disciplinas que precisa estudar para planejar seus estudos.

Mas, aí surgem dúvidas, e você se pergunta:

  • “quantas horas por dia devo estudar para passar no concurso público?”
  • “quanto tempo eu preciso investir para ter um bom desempenho em concurso público?
  • “será que consigo passar no exame de primeira? O que preciso fazer para passar concurso público de primeira?”

Estas são apenas algumas das dúvidas dos concurseiros iniciantes e é importante refletir como é a jornada de preparação até a realização dos exames, quais são os fatores que irão de fato contribuir para você ter um bom desempenho em concurso público e não desanimar no meio do caminho.

Preparamos várias dicas para que você possa passar por esta fase e conseguir ser aprovado. Confira!

1. Conheça o padrão do exame

como-obter-um-bom-desempenho-em-concurso-publico.

 

Você já sabe disso, mas vale reforçar. Conheça os assuntos de cada concurso público que pretende prestar. Pesquise o edital da prova, datas de cada fase e horários, conheça as disciplinas, as etapas do processo seletivo, se terá testes práticos e como são, o estilo da prova, se tem questões dissertativas, redação ou somente múltipla escolha, o número de questões, a porcentagem de acertos necessária para ser aprovado, quanto tempo terá para realizar a prova.

Com essas informações você poderá preparar um plano de estudos para ter um bom desempenho no concurso público escolhido.

2. Tempo

O tempo é um fator importante para você ter um bom desempenho em concursos públicos, prepara-se para ter o relógio como companheiro na sua jornada de preparação.

Aprenda como gerenciar o tempo e você terá muito mais chances de ser aprovado nos exames. O fato é que você precisa de tempo para estudar e se não saber administrar sua agenda você irá desistir rapidamente.

Outro fato é que poucos candidatos conseguem ser aprovados de primeira num concurso público. Para se ter ideia, apenas de 8% dos concurseiros estão devidamente preparados para fazer o exame segundo dados da Central de Concursos (empresa especializada em cursos preparatórios).

Tenha em mente que este é um projeto de médio a longo prazo, e poderá levar 6 meses, 1 ano, ou até 1 e meio até conseguir aprovação. Consegue aprovação quem persistir e se preparar melhor.

Depois de entender a dúvida, “Quais disciplinas estudar para concurso público?” É o momento de planejar “Como se preparar?”. Faça um cronograma de estudos com metas e uma tabela de horários, isso irá te ajudar a ser mais disciplinado, ter foco e ser mais produtivo nos estudos.

Veja alguns fatores para você montar seu cronograma e tabela de horários para estudar:

  • Determine blocos de tempo e dedique estas horas para estudar. Procure entender em que momento você é mais produtivo e se concentrar melhor, priorize estudar nestes momentos sempre que possível;
  • Dedique mais tempo para as disciplinas mais difíceis;
  • Dedique também intervalos curtos entre um bloco de estudos e outro;

Fazer um quadro de horário para estudar até que é uma tarefa fácil, mas seguir o mesmo é o um dos maiores desafios do concurseiro. Não procrastine, crie o hábito de estudar e faça as tarefas do seu cronograma sem empurrar para outro dia. Tenha o cuidado para não se autossabotar.

3. Técnicas de estudo

Aprenda a usar técnicas de estudo que irão te ajudar a lembrar assuntos e economizar seu tempo no dia da prova. Use a técnica dos mnemônicos para memorizar e se lembrar mais facilmente de conceitos e fórmulas importantes.

Já abordamos aqui no Canal do Ensino vários artigos sobre o tema, confira alguns e escolha aquelas que você acredita que farão ter melhor desempenho no concurso público:

4. Simulados e Questões de Concurso Público

Para ter um bom desempenho no concurso público treine com questões e provas anteriores., já compartilhamos aqui no Canal do Ensino onde você pode encontrar questões de concurso público para estudar, confira aqui os melhores sites e aplicativos de questões.

Simule um ambiente semelhante ao dia do exame, separe as folhas de prova e se prepare para responder as questões sem fazer pausas dentro de um horário específico seguindo o tempo máximo de prova de acordo com edital escolhido. Por exemplo, se a prova for de 3 horas, você deve simular e responder as questões de concurso também em 3 horas.

Faça uma análise do exame, dê uma olhada nas perguntas nos primeiros 5-10 minutos, faça uma análise que quais perguntas são mais fáceis, depois siga resolvendo as questões mais difíceis. Isso irá ajudá-lo a elaborar estratégias para ter melhor desempenho no concurso público, garantindo que você comece a prova com mais confiança, respondendo as perguntas que domina primeiro.

Esta dica irá te ajudar a economizar tempo de prova, o que é um fator crucial para ser aprovado. Revise a folha de respostas e conclua a prova.

Depois disso é o momento de avaliar seu desempenho para saber se sua preparação está sendo efetiva para você ser aprovado no concurso público escolhido.

Verifique quantas questões acertou e selecione aquelas em que teve maior dificuldade e que deu respostas incorretas para revisar no seu plano de estudos. Faça uma análise de como você foi em relação ao tempo, verifique se sua velocidade está adequada para o tempo de prova.

5. Mantenha uma atitude otimista

No começo da sua preparação para passar em concursos públicos você pode se sentir empolgado, mas com o passar do tempo se manter motivado se torna um desafio cada dia maior.

Acreditar é uma ferramenta muito poderosa que irá afetar e muito o seu desempenho em concursos públicos. Uma frase muito famosa do Henry Ford expressa justamente isso:

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

Para ser aprovado num concurso público primeiro você deve acreditar em si mesmo e na sua preparação. Invista em você e mantenha uma rotina de estudos consistente, isso irá te manter focado ao longo dos meses de preparação.

Defina objetivos realistas que você pode alcançar (nem metas muito baixas nem muito altas) e cuide de você ao longo da maratona de preparação.

Um pouco de atividade física e meditação ajuda a melhorar a concentração e reduz os níveis de estresse durante a preparação para provas.

Outras oportunidades:

Faça uma estratégia para usar seus pontos fortes a seu favor

Você já fez uma análise realista sobre sua atitude?

Quais são os obstáculos que podem impedi-lo de ter um bom desempenho em concursos públicos?

Uma das formas de organizar as ideias e traçar uma estratégia inteligente para ser aprovado num concurso público é fazer uma Análise SWOT. A análise SWOT é uma ferramenta de coaching que é muito utilizada também na administração de negócios.

A proposta da ferramenta é analisar 4 fatores Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats que traduzidas são: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

Faça sua própria análise SWOT para concursos públicos, isso irá ajudá-lo conhecer onde estão os seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos. Quanto mais cedo você identificar esses fatores, melhor será, pois isso lhe dá mais tempo para trabalhar e minimizar seus pontos fracos e convertê-los em áreas de força, principalmente irá te ajudar a pensar em como potencializar ainda mais seus pontos fortes.

Ao fazer sua análise SWOT, irão surgir ideias sobre suas habilidades, conhecimentos que domina, características da sua personalidade, obstáculos internos como insegurança, medo, ameaças como falta de dinheiro, pressão da família, falta de tempo, cansaço e estresse. Te trará clareza em como pode aproveitar seus pontos fortes para aumentar seu desempenho nos concursos públicos e como blindar sua mente durante a fase de preparação.

Um coach especialista em concursos públicos poderá te ajudar a refletir e a elaborar uma estratégia, e se você tem dúvidas se coaching para concursos públicos vale a pena leia este artigo aqui que preparamos para esclarecer sobre o assunto.

Veja o infográfico com dicas: Como obter um bom desempenho em concurso público?

 

infografico_como-obter-um-bom-desempenho-em-concurso-publico-01

 

Estamos aqui torcendo por sua aprovação nos concursos públicos!

Até logo!

 

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo