Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como o professor deve se comportar no primeiro dia de aula

Como o professor deve se comportar no primeiro dia de aula

Olá, leitor!

Você acha que são apenas os alunos que sofrem de ansiedade quando pensam no primeiro dia de aula, não é mesmo? Pois, saiba que os professores também têm esse sentimento. Afinal, mesmo para aqueles mais experientes, tudo é novo e inesperado.

O primeiro dia de aula é um momento único e desafiador, tanto na vida dos alunos quanto na vida dos professores, o medo e a insegurança, muitas vezes prevalecem no coração desses profissionais, e a expectativa de que tudo dê certo é maior a cada segundo.

Uma das coisas que o professor tem que ter em mente é que ele é passível de erro, então é recomendado não ter medo de errar, ainda mais se é a primeira vez em sua vida que vai dar aula, esse momento será único – apesar da ansiedade acontecer todos os anos – essa será a primeira de muitas.

Mas afinal, como um professor deve se comportar no primeiro dia de aula? Ele pode entrar na sala sorridente, mostrando que seus alunos podem confiar nele, mas isso pode fazer com que os alunos acharem que esse professor é apenas um amigo, e aí o respeito vai por água abaixo.

Ah! Então o professor pode entrar em seu primeiro de aula com a cara fechada, expressão dura e de poucos amigos, pois é, mas quem garante que toda essa seriedade vai fazer com que os alunos aprendam.

Será que o aluno terá coragem de fazer alguma pergunta para um professor com cara de poucos amigos?

É preciso que haja um equilíbrio entre esses pontos abordados, um professor pode ser ao mesmo tempo divertido, mas firme, impondo respeito.

Claro que isso não acontece da noite para o dia, isso requer um pouco de experiência, mas desde o primeiro dia de aula é importante que o professor busque esse equilíbrio, pois, assim os alunos poderão desde o início respeitar essa linha imposta.

Pense em sua sala de aula como um ambiente empresarial, um escritório, você é o líder (professor), e sua equipe (alunos) são aqueles que desenvolvem os trabalhos solicitados (fazer a lição e prestar atenção na aula é o mínimo), às vezes vocês brincam, dão risada, mas em grande parte do tempo de serviço (aula) as coisas são levadas à sério, e principalmente são produtivas.

Qual o conteúdo passar aos alunos no primeiro dia de aula? Ou será melhor dar uma dinâmica de grupo para que os alunos se enturmem, e o professor, a partir da observação de seus novos alunos, comece a identificar as características de cada um deles?

Além disso, parece que os alunos sabem quando o professor é novo, quando está inseguro, quando é novato, quando é mais experiente.

O que fazer então? Como um professor deve se comportar no primeiro dia de aula para que todas essas impressões não sejam sentidas por seus jovens alunos?

Todos ficam apreensivos om o primeiro dia de aula! Mas o que o professor pode fazer para reduzir esses sentimentos e começar com uma aula segura? Confira!

Dando o primeiro passo

como o professor deve se comportar no primeiro dia de aula,

Fonte: Shutterstock

O primeiro passo para encontrar uma forma, não correta, mas mais confortável, de se comportar no primeiro dia de aula, é conhecendo as sala dos professores, principalmente se você é novo na escola ou novo na profissão.

Os professores mais experientes naquela escola conhecem os alunos. Eles podem dar dicas valiosas que poderão te ajudar a saber como se comportar no primeiro dia de aula.

Mas atenção! Ouça as dicas de forma a não julgar ninguém. Vamos explicar melhor.

Cada pessoa se relaciona de forma de diferente com outra, percepções diferentes, então pode ser que um professor fale: – Ah! O Joãozinho é terrível. Mas talvez na sua aula ele se comporte bem, talvez que não goste de uma matéria, mas da sua ele goste.

Um professor pode se dar super bem, sua aula pode fluir perfeitamente com uma turma, mas outro professor não consegue chamar a atenção desses mesmos alunos para sua aula.

Portanto, isso é relativo, é de pessoa para pessoa, por isso, ao conversar com seus colegas de profissão seja imparcial.

Entrando na sala de aula

Se você é um professor de educação básica, comece o primeiro dia de aula se apresentando e apresentando a matéria que você irá lecionar, em seguida peça para seus alunos se apresentarem, isso faz com que aquela barreira da timidez e do nervosismo seja quebrada.

Outra coisa que você pode fazer é alguma dinâmica em sala de aula, alguma atividade que envolva a sua matéria – é claro – mas que entretenha os alunos, essa é uma forma de mostrar aos alunos que ciência, história ou matemática são coisas legais de se aprender.

Agora se você é professor universitário, geralmente os professores começam o seu primeiro dia de aula se apresentando de forma mais completa, apresentando o seu currículo, e depois falando sobre o conteúdo que será dado em aula naquele semestre.

Não se esqueça de falar sobre o método de avaliação, a divisão de notas, os direitos e deveres de cada um dentro da sala de aula, esse último principalmente no caso de você ser professor dos ensinos fundamental e médio.

Mas isso não te impede de fazer algum tipo de dinâmica na sala com seus alunos universitários para que essa barreira inicial também seja quebrada.

Atividade com toda a escola

Converse com a coordenação da escola e proponha que no primeiro dia de aula, sejam feitas atividades com todos os alunos fora da sala de aula, pode ser um campeonato ou gincana educativa.

Isso fará com que:

1. Os alunos fiquem menos entediados do que costumam ficar no primeiro dia de aula;

2. Diminui aquela ansiedade e seriedade do primeiro dia de aula;

3. Durante as atividades, os professores conseguem observar seus alunos e identificar características peculiares, não de todos, mas de uma parte deles

Além disso, essa é uma maneira de fazer com que a escola vire um único organismo, mantendo sim suas divisões hierárquicas, mas também mostrando que todos são iguais dentro daquela sociedade, são todos seres em constante aprendizagem.

Reestruture sua sala de aula

Alguns professores consideram que essa alternativa faz com o professor perca tempo de aula, que já é escasso se considerado o tempo perdido pra colocar a turma em ordem, fazer chamada, montar data show ou escrever algum conteúdo na lousa, entre outras atividades que ocupam o tempo, mas você pode mudar isso.

Lembra quando mencionamos o equilíbrio no início desses post? Pois bem, ao conquistar esse limite em sala de aula, você consegue fazer com que os alunos façam o que você quer em segundos.

Então sim, é possível reestruturar a sala de aula. Desfaça aquele padrão primitivo de organização da sala em que os alunos ficam em fileiras, reorganize sua turma, arrume a sala em semicírculo, assim você consegue enxergar melhor todos os alunos e ter melhor controle do que está acontecendo em sala de aula desde o primeiro dia.

Outra coisa que você precisa pensar é que os alunos terão saído de uma aula totalmente diferente da sua, então suas cabeças ainda estarão na aula anterior, esses cinco minutos que você perde reestruturando a sala, na verdade você ganha, pois, é o tempo necessário para que esses mesmos alunos tirem seus pensamentos da aula anterior, e comecem a focar no conteúdo que você programou.

Deixe o conteúdo para o segundo dia de aula

Se você chegar no primeiro dia de aula para começar já aplicando o conteúdo em sala de aula, os seus alunos sentirão uma certa “distanciação” acerca da matéria.

Esse desinteresse pode prejudicar simplesmente todo o ano letivo, e obviamente você não quer isso em sua vida, não é mesmo?

No segundo dia, você pode literalmente caprichar no conteúdo, mas no primeiro você pode ser mais leve – mas sempre com aquele equilíbrio que insistimos tanto aqui nesse post.

Seguindo essas dicas que nós, do Canal do Ensino, preparamos para você, com certeza conseguirá desenvolver no ambiente da sala de aula um clima propício, para que não apenas o primeiro dia de aula, mas todo o ano letivo seja um sucesso.

Sabemos que ser professor não é nada fácil, e que o pontapé inicial do ano letivo é sempre o primeiro passo para um ano plenamente tranquilo ou completamente conturbado.

Mas sabemos que você é capaz de conquistar o seu espaço de forma equilibrada, oferecendo um ótimo ano letivo para seus alunos e, principalmente para você.

Compartilhe conosco suas experiências dos seus primeiros dias de aula. Como você costuma se comportar? Tem outras dicas que podem ajudar os seus colegas professores a se saírem bem no primeiro dia de aula?

Fale também sobre os receios e sentimentos que tem antes de entrar no primeiro dia de aula, qual a estratégia você usa para controlar esses sentimentos?

Compartilhe esse post com seus amigos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo