Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » Como o jovem empreendedor pode iniciar seus projetos

Como o jovem empreendedor pode iniciar seus projetos

Começar um empreendimento ainda jovem pode ser muito vantajoso em vários aspectos

Olá, leitores!

Quem sonha em empreender sem demora, sempre quer saber como o jovem empreendedor pode iniciar seus projetos. Quais podem ser as principais vantagens, as melhores opções para financiamento e tipos de apoios que o empreendedor iniciante pode encontrar? E onde estão as melhores oportunidades para investir em grandes ideias? Saiba isso e um pouco mais no texto a seguir.

Vantagens de ser um jovem empreendedor

Para os especialistas em empreendedorismo, incentivar as crianças a fazerem pequenas atividades para ganhar uns “trocados” pode ajudar na formação de adultos empreendedores, além de poder ensinar desde cedo que nem tudo é tão fácil como pode parecer. Empreender desde bem jovem pode ser também uma forma de aprender a lidar com o fracasso sem traumas e com pouquíssimos prejuízos.

Hoje encontramos inúmeros projetos de sucesso, empreendidos por jovens e adolescentes. Muitos deles iniciam com ideias simples em suas próprias casas e, em pouco tempo, mas com muita dedicação, alcançam o sucesso e fazem muito dinheiro.

Muitos empreendedores começam seus negócios bem jovens e, muitas vezes, enquanto ainda são estudantes universitários.

A principal vantagem de iniciar um empreendimento quando se é jovem é ter mais tempo e paciência para testar a empreitada sem a preocupação de precisar viver disso.

Como ser um jovem empreendedor?

Para ser um jovem empreendedor, além de uma grande e criativa ideia que irá impulsionar o negócio, é importante ter bem claro alguns pontos importantes para colocar em prática o projeto. Observe os principais deles:

  • Retorno financeiro. O jovem empreendedor precisa ter consciência de que será necessário um tempo até que o negócio vingue. Portanto, precisará de recursos para suas despesas pessoais durante este período;
  • Investidores. Boas ideias podem ser vendidas, ou se for realmente uma ideia inovadora, o jovem empreendedor pode buscar recursos de subvenção econômica do governo, ou ainda, ir atrás de um investidor. Outra opção é encontrar um sócio entre as pessoas de seu convívio. Um dos indicativos de que sua ideia é boa é a facilidade em encontrar esses sócios. Porém, é importante deixar bem claro a participação de cada um dos envolvidos, ou o empreendedor pode se tornar empregado do sócio ou investidor;
  • Parcerias estratégicas. Fornecedores e clientes devem apostar juntos com o jovem empreendedor. Se estiverem convencidos a correrem riscos juntos, os prazos para pagamentos aos fornecedores podem ser mais longos, e torna-se possível oferecer preços diferenciados para os clientes que, por sua vez, poderão ter exclusividades em algum produto ou serviço;
  • Contatos. Networking é fundamental para o jovem empreendedor. As conexões podem ser muito úteis para as oportunidades de negócios ou a promoção de um produto ou serviço;
  • Adaptabilidade. Outro fator que ajuda muito ao jovem empreendedor. Aproveitar as circunstâncias a seu favor e estar aberto para mudar os rumos, pode ser o segredo para enxergar a melhor oportunidade. Muitas vezes a primeira ideia vai se modificando até encontrar a melhor forma de se obter o sucesso.
  • Planejamento. Fundamental para quem tem poucos recursos, pois qualquer perda ou prejuízo podem colocar tudo a perder. Por isso, estudar, definir metas e elaborar um plano é muito importante para a segurança do jovem empreendedor.

Órgãos que podem auxiliar o jovem empreendedor

jovens-empreendedores

Entre os órgãos que podem auxiliar o jovem empreendedor, o mais conhecido é o Sebrae, uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Além da formalização da economia e programas de capacitação, o Sebrae também oferece consultoria a jovens empreendedores para todos os setores de seus negócios, e também ensina a melhor maneira de obtenção de crédito através de cursos.

De um modo geral, o grande desafio do jovem empreendedor é a falta de experiência e de dinheiro. Para adquirir experiência basta iniciar o projeto e colocar a mão na massa, porém para conseguir dinheiro, uma das opções é tentar um crédito pelo MEI – microempreendedor individual, onde o microcrédito conseguido pode ser a ajuda de que precisa. Além de oferecer créditos em valores mais baixos, em torno de R$ 20 mil, exigem garantias mais simples e, nesse caso, o BNDES é uma das principais alternativas que, por meio de seus agentes operadores de recursos, oferecem as melhores taxas.

E para quem quer ou já possui uma Startup (outro termo para definir um novo empreendimento) o Programa Nacional de Aceleração de Startups visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica, onde cada empresa apoiada pode receber R$ 200 mil em bolsas, além da participação em eventos e feiras do segmento.

Tipos de projetos iniciais para jovens empreendedores

Mesmo em tempos difíceis, como os de crises econômicas, existem áreas nas quais os empreendedores conseguem enxergar uma boa oportunidade para colocar uma grande ideia em prática e resolver os problemas de um grande número de pessoas.

Atualmente, de acordo com as últimas pesquisas voltadas para a identificação destas áreas promissoras, esses tipos de empreendimentos poderiam estar envolvidos, por exemplo, com:

  • A preocupação com o envelhecimento da população;
  • Os cuidados com a segurança;
  • O uso de dispositivos móveis;
  • A alimentação mais saudável.

No entanto, não existem áreas ou campos de atuação mais ou menos promissores, o que existem são grandes ideias capazes de atenderem aos desejos e problemas de muitas pessoas, e é exatamente nesse ponto que os empreendedores entram em ação.

Gostaram das dicas? Deixem seus comentários ou sugestões!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo