Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » Como o EaD ajuda os estudantes com necessidades especiais

Como o EaD ajuda os estudantes com necessidades especiais

Olá Leitores!
A evolução do ensino online trouxe para os estudantes grandes vantagens e um grupo que muito se beneficiou com esse passo dado na educação foi o de estudantes com necessidades especiais.
A alguns anos o número de estudantes que, por algum motivo relacionado a uma necessidade especial deixava de seguir com seus estudos era plausível, hoje essa realidade está seguindo passos contrários graças ao ensino EaD.
A inclusão de pessoas com necessidades especiais é hoje um forte tópico de apoio dentro da sociedade, e o ensino EaD traz uma forma personalizada de disseminar o ensino que abrange tais estudantes possibilitando que possam concluir os estudos no nível médio tendo até mesmo acesso à universidade.

O que é EaD?

EaD e a sigla de identificação para Ensino a Distância, que é hoje uma conhecida forma de ensino. O ensino EaD proporciona a possibilidade da conquista de um diploma para aqueles que, muitas vezes, não conseguem frequentar cursos com aulas regulares e presenciais ou mesmo possuem limitações físicas.
A relação aluno-professor no ensino EaD acontece por meio da utilização de ferramentas online que ficam a disposição do aluno no portal da instituição a qual se matriculou.

EaD e os estudantes com necessidades especiais

pessoa-usando-o-celular

Estudantes em situações de mobilidade reduzida ou mesmo problemas que refletem em uma necessidade especial podem hoje participar efetivamente de um de curso a distância de forma inclusiva e com qualidade de ensino compatível com o ensino presencial, pois o EaD, hoje, oferece a possibilidade de realizar seus estudos em sua própria residência sem a necessidade de se locomover até os polos da instituições.

Como funciona o Ensino EaD?

O ensino EaD requer que o aluno tenha a disposição um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática, com isso, após ser aprovado no processo seletivo para o curso e instituição escolhidos, o aluno passa a ter acesso ao portal.

Os portais de ensino EaD possuem ambiente intuitivo e dinâmico, e são neles que você encontrará as aulas, provas, exercícios e trabalhos para desenvolvimento de seus estudos.

Benefícios do Ensino Ead para estudantes com necessidades especiais

O principal e mais visado dos benefícios que o Ensino EaD proporciona é a comodidade que o aluno possui por estudar sem sair de casa. Esse benefício passou a ser possível graças aos avanços da tecnologia e da internet, abrindo assim portas inclusive para estudantes com necessidades especiais. Veja a seguir outros benefícios para essa modalidade de ensino:
  • Oferece graduação e pós-graduação;
  • Flexibilidade de horário e local;
  • Melhor concentração para estudantes com dificuldades de se concentrar em locais com muitas pessoas ou barulho;
  • Independência;
  • Disponibilidade de biblioteca digital;
  • Reconhecimento/Diploma;
  • Economia por possuírem um valor inferior ao presencial.
Desde que o ensino EaD chegou milhares de estudantes com necessidades especiais tiveram a oportunidade de realizar seu curso superior e até mesmo uma pós graduação, e esse número tem crescido de forma significativa.
E você, realiza ou deseja realizar um curso por meio do ensino EaD? Conhece algum estudante com necessidade especial que faz uso dessa tecnologia?
Até Logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo