Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » Como o cinema pode ajudar no estudo de idiomas?

Como o cinema pode ajudar no estudo de idiomas?

Olá leitores!

O cinema é a arte mais tradicional e popularmente conhecida, que busca levar informação, cultura e educação para as pessoas de todas as classes sociais.

Quando consideramos o cinema como um veículo de ensino e aprendizagem, não podemos pensar apenas em aspectos culturais, históricos, literários e políticos, mas também como uma maneira de estudar novos idiomas.

O cinema proporciona para aqueles que pretendem aprender um novo idioma, a maneira real de um diálogo entrennativos de um determinado país, ou seja, como eles conversam no dia a dia, o que é bastante diferente da maneira na qual aprendemos em algum curso de idiomas.

Não que seja ruim estudar um nova língua, mas dentro na sala de aula não temos o conhecimento real da linguagem ou mesmo gírias usadas por pessoas que tem um outro idioma como língua oficial.

Tamanha é essa verdade, que muitas escolas de idiomas e mesmo escolas de ensino regular, costumam utilizar filmes em outros idiomas no plano de aula, beneficiando assim, a aprendizagem do aluno.

Quais idiomas estudar no cinema?

Não existe uma regra, ou idioma mais indicado para estudar no cinema, isso dependerá do seu objetivo, uma vez que há filmes em todas as línguas, e os cinemas hoje em dia não estão mais focados apenas em filmes americanos.

Em grandes cidades, por exemplo, há salas de cinema apenas para filmes europeus ou asiáticos, mas se você mora em uma cidade em que esse modelo de salas ainda não está presente, use a internet para acessar filmes, lembre-se que a tecnologia existe para ser usada em nosso benefício.

Como estudar idiomas no cinema?

pessoas-no-cinema

Para estudar um novo idioma no cinema (ou em casa), o primeiro passo, e o mais importante, é esquecer os filmes dublados, eles atrapalham a compreensão da história, e você não conseguirá estudar nada.

Mesmo que você já possua algum conhecimento da língua de deseja estudar, o indicado é começar com os filmes em que o áudio é original e a legenda é em português, assim você irá se adaptar a ouvir como as pessoas conversam no decorrer da história.

Com o passar do tempo, tire a legenda em português e coloque na opção da língua que está aprendendo, assim você corrige algumas palavras que não havia compreendido e aproveita para anotar as palavras que desconhece, – nessa fase é importante que você não pare o filme para buscar o significado da palavras, mas sim que a anote, e busque no final do filme, ou ainda tente encaixá-la no conteúdo da história.

Nessa última fase, você poderá tirar a legenda da língua original, e assistir o seu filme totalmente com o diálogo original. Pronto, você aprendeu outro idioma!

O cinema, é uma mídia educativa que possui conteúdo pedagógico, já que é bem mais fácil, absorver informações, independente da idade. O filme tem a capacidade de auxiliar o professor a modificar o modelo tradicional de aula baseada na explanação, permitindo ao aluno a obtenção de maior conhecimento e cultura.

E você, qual idioma pretende estudar ou estudou no cinema?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo