Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como montar um cronograma para estudar inglês

Como montar um cronograma para estudar inglês

Olá leitores!

Aprender vocabulário e gramática, adquirir fluência, treinar a escrita e a fala… Ufa! Dominar um novo idioma não é fácil: exige muita força de vontade e disciplina. Por isso, se está decidido a estudar inglês (ou qualquer outra língua), nossa dica para você é: crie um plano de estudos antes mesmo de começar a ler a primeira lição do livro.

Traçar um cronograma de estudos é um ótimo jeito de administrar seu tempo e planejar melhor seus objetivos – dia a dia, semana a semana.

Para quem é autodidata então, a ferramenta é quase essencial, uma vez que fica muito mais fácil dispersar (ou priorizar outras atividades) quando não temos que prestar contas a ninguém além de nós mesmos.

Com um programa de estudos, é possível evoluir muito mais rápido no idioma. Além disso, perceber que você está alcançando as metas a que se propôs, no início da caminhada, ajuda a aumentar a motivação e seguir em frente no aprendizado. Convencido?

Confira abaixo cinco passos para montar seu próprio cronograma de estudos

1. Faça uma autoanálise

Antes de começar a estudar, é preciso ter bem claro quais são os motivos que o impulsionaram a aprender inglês. Pode parecer bobeira, mas essa reflexão ajuda a traçar um programa de estudos mais eficaz e, de quebra, evita muita frustração no futuro. Se você quer dominar o idioma, por exemplo, para o mochilão de um mês que vai fazer pela Europa no ano que vem, é preciso ter um cronograma de estudos que reforce ainda mais a parte oral.

2. Seja realista

Segure a empolgação da primeira semana de aprendizagem! De nada adianta traçar um cronograma intenso, baseado em seis horas diárias de estudo, se pouco a pouco você sabe que vai ter que abrir mão de segui-lo para cumprir outras tarefas do dia a dia. Seja realista: analise toda a sua rotina e monte um plano de estudos que combine com ela, para que estudar não vire um sacrifício no seu dia.

3. Diversifique

Criar um programa variado ajuda a manter o ritmo e o interesse pelos estudos. Separe um dia para aprender vocabulário, outro para a prática oral e, ainda, um em que feche os livros e vá para a frente da TV, assistir à sua série preferida, sem legenda, para treinar compreensão. Dessa forma, fica difícil se cansar do curso e você ainda garante que está, de fato, desenvolvendo todas as habilidades que precisa para ganhar fluência no novo idioma.

4. Descanse

Estudar horas e horas seguidas não é uma maneira eficiente de aprender. Acabamos nos desgastando e, em determinado momento, o cérebro para de reter informações de forma satisfatória. Se a sua rotina permitir, separe alguns períodos de 20 a 40 minutos, no seu dia, para estudar. Fazer isso ajuda a assimilar os conteúdos que você já aprendeu e ainda dinamiza os estudos.

5. Use a tecnologia

Vivemos em plena era digital, aproveite! Já existem vários aplicativos para tablets e smartphones que oferecem uma série de ferramentas que prometem ajudar a traçar um plano de estudos eficaz. Que tal baixá-los? Os apps My Study Plan, My Study Life e iStudiez estão entre as opções. Pesquise e veja qual atende melhor às suas necessidades!

Agora sim. Com tudo organizado em um cronograma para estudar inglês, ficou bem mais fácil. Experimente.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo