Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como montar um ambiente de estudo em casa

Como montar um ambiente de estudo em casa

Oi pessoal!

Ter um lugar para estudar em casa é básico quando estamos estudando. Segue as seguintes dicas para montar um ambiente de estudos eficiente em casa:

1. Tenha um canto só seu, não importa se não for um cômodo inteiro

É muito chato ter que levar todo o seu material para a mesa de jantar e depois ter que guardar novamente. Procure estabelecer um canto da casa como o seu canto de estudo, nem que seja mínimo.

2. Tenha uma mesa e uma cadeira

Pode parecer óbvio, mas quantas pessoas não estudam deitadas na cama? Existem mesas bem pequenas que podem ser encaixadas em qualquer cantinho, especialmente aquelas mesas próprias para computador que são vendidas em grandes lojas. Não precisa ser nada caro ou sofisticado. A importância de ter uma mesa é, muito além da ergonomia, a oficialização do seu cantinho. E uma cadeira que deixe seu corpo confortável também é indispensável.

3. Cuide da iluminação

Se puder escolher o lugar onde colocará a mesa, priorize o local próximo à janela. Mesmo assim, tenha uma luz em sua mesa – pode ser uma luminária simples. Cuidar da iluminação conservará a sua visão. Eu inicialmente coloquei um abajour na minha mesa, e só depois comprei uma luminária mais focada. Contar somente com a luz do lustre é um desastre.

4. Organize seu material

Faça o melhor possível para manter seu material organizado. Se puder adquirir uma estante ou outra solução de armazenamento, melhor. Se não tiver como, vá se virando com os recursos que você tem disponíveis. O importante é manter seu material organizado, tudo junto, colocando os papéis em pastas separadas por categorias, livros do mesmo assunto alocados juntos etc.

5. Providencie o seu silêncio

Quis escrever assim porque o silêncio não depende só da gente quando moramos com outras pessoas, então precisamos dar um jeito para conseguir providenciá-lo. Se puder fechar a porta e se isolar enquanto estuda, excelente!  Se precisar estudar na sala ou em outro ambiente com outras pessoas, providencie um abafador de ruídos para usar nos ouvidos! Há aqueles mais simples vendidos em farmácia mas, se você quiser ir além, pode comprar os abafadores maiores em lojas de materiais industriais, que os profissionais usam ao lidar com grande ruído. É a melhor solução nesse caso.

Com esses cinco passos, acreditamos que já seja possível montar um canto de estudos satisfatório na sua casa. Você concorda?

Fonte: Vida Organizada

comentários (2)

  • Regina

    Claro, objetivo, direto. Excelente dicas para guiar caminho do sucesso. Grande abraços.
    Grata.

    Regina

    Responder
  • Aline

    PERFEITO!
    Simples, objetivo e importante; muitas vezes conhecemos o óbvio e passa por despercebido, mas essas valiosas dicas poem a situação à nossa frente de modo que visualisamos muito claramente; agora é só praticar. Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo