Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como memorizar datas históricas facilmente

Como memorizar datas históricas facilmente

Olá Leitores,

Sabemos que estudar não é algo fácil, exige concentração e disciplina, sabemos ainda que algumas matérias são mais difíceis do que outras para algumas pessoas. Uns tem facilidades com humanas, outros com exatas e por aí vai.

Nesse post vamos te dar 10 dicas básicas para que você consiga memorizar fatos e datas históricas muito mais facilmente. Aplicando essas estratégias, você consegue evitar aquele famoso branco quando mais precisar lembrar do que estudou sobre história.

Crie um filme na cabeça

Sabemos que memorizar datas e fatos históricos pode ser muito chato, então torne isso mais divertido criando um verdadeiro roteiro de filme de Hollywood na sua cabeça.

Imagine que você voltou no tempo e agora está vivendo essas histórias, e ao invés delas estarem acontecendo realmente como aconteceram faça delas caricaturas torne-as engraçadas, nojentas, aterrorizantes, violentas, sexuais, entre outros. Com essas emoções mais afloradas fica mais fácil memorizar.

Componha uma música

Cantar as informações que você quer memorizar facilita muito o processo. Escolha um ritmo que você se identifique e faça as informações caberem na letra. Grave isso em um CD ou no celular e ouça sempre para fixar ainda mais o conteúdo.

Faça mapas mentais

Mapas mentais são uma técnica de fixação de informação muito usada hoje em dia. Dessa forma você anotará tudo que aprendeu de uma forma personalizada e criativa, usando suas próprias palavras.

Além de te ajudar a memorizar, também servirá como uma espécie de resumo para os estudos e revisões futuras.

Leia em voz alta

Ao ler uma informação importante e que você precise memorizar, a melhor técnica é ler em voz alta. Isso ajuda na fixação por estimular a memória de duas formas diferentes, a auditiva e a visual.

Grave as informações em áudio

Algumas pessoas possuem uma capacidade de aprender pela audição, se você é uma delas, gravar as informações com sua própria voz é uma ótima forma de estudar e memorizar informações.

Guarde isso em seu celular para que sempre que puder ouvir de novo faça isso e reforce as informações na memória.

Faça piadas

Sabemos que tudo que é engraçado é mais fácil de ser memorizado, por isso sempre que tiver que guardar alguma informação crie uma piada ou comentário engraçado sobre o assunto e vai facilitar com que lembre tudo mais tarde.

Transforme a informação em perguntas

Quando que tiver que decorar um conteúdo transforme-o em uma série de perguntas e respostas. Escreva isso em um papel e altere a cor da caneta entre a pergunta e a resposta, além de ir lendo em voz alta, isso vai ativar sua memória em vários níveis ao mesmo tempo.

Memória fotográfica

Essa é uma habilidade que nem todos têm, mas que pode ser desenvolvida, assim sua memória vai gravar uma imagem como se você estivesse olhando para ele naquele momento, assim terá todas as informações que precisar quando quiser.

Crie Flashcards

Os flashcards, ou cartões de memória, são uma técnica tradicional e muito utilizada para memorização de informações. Nessa técnica você criará pequenos cartões onde escreverá pequenas informações, transformando um todo conteúdo em pequenas pílulas. Faça isso escrevendo de um lado a pergunta e do outro a resposta.

Confie em você mesmo

Você deve sempre acreditar na sua capacidade de ler e entender história, cada vez mais rápido. Se confiar em si mesmo vai aumentar progressivamente seu desempenho.

Até.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo