Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como melhorar a memória e turbinar seus estudos

Como melhorar a memória e turbinar seus estudos

Olá leitores, tudo bem?

A memória é um dos pontos principais na hora de estudar, é preciso lembrar de tudo que você está lendo e decorando, apesar de que decorar não é a melhor forma de estudo, leia mais sobre esse assunto e entenda a diferença entre memorizar e estudar.

Porém, se você precisa estudar e memorizar um conteúdo, existe algumas dicas para melhorar a sua memória e potencializar as sessões de estudos.

Confira as principais dicas para ter uma memória turbinada!

1- Leia em voz alta

Ler em voz alta é a melhor forma de lembrar de tudo que você leu. Apesar de não ser conveniente em algumas situações, ler em voz alta apresenta uma taxa de memorização até 50% mais alta do que apenas ler.

2- Ensine o que você aprendeu

Essa é não apenas uma excelente forma de memorizar o que você está estudando, mas é também uma das melhores formas de realmente aprender um conteúdo. Quando você tenta explicar para alguém o que você está aprendendo a informação ficará com você para sempre.

3- Desenhe diagramas

A memória fotográfica é mais eficiente do que outro tipo de memórias, por isso é tão fácil reconhecermos pessoas mesmo anos afastados.

Portanto, tente desenhar diagramas sobre o que você está estudando.

Não sabe o que é um diagrama? Um Diagrama é uma representação visual e estruturada que tenta simplificar um determinado assunto. É como se você fosse desenhar o assunto em forma de quadrados e então interliga-los.

4- Saiba como estudar

O nosso cérebro não é capaz de guardar informações com eficiência depois de 2 horas de estudos.

É importante que você de uma pequena pausa e descanse por cerca de 15 minutos e de uma relaxada para não estressar demais o cérebro. (Mas não vá para o Facebook nesses 15 minutos).

5- Estude e durma

Sua memória se consolida durante o seu sono. Portanto, procure estudar próximo do horário de dormir e assim que terminar os estudos durma, mesmo que seja durante o dia, estude e tire uma soneca.

6- Não vá para o Facebook

Ok, essa não serve apenas para o Facebook, mas para qualquer distração que você possa ter durante ou até mesmo depois de estudar.

Qualquer coisa que te distraía deve ser evitada. Não toda a hora, é claro, mas próximos a sessão de estudo tente não se distrair.

Qualquer outra atividade em que você se empenhar exigirá que seu cérebro guarde informações, seja de posts, fotos ou comentários. Para guardar essas novas informações ele irá descartar parte do que você acabou de estudar.

7- Faça exercícios

A mente e o corpo dificilmente se mantém sem o outro. Para sua mente estar em plena saúde e capacidade de memorização é preciso que seu corpo esteja saudável e em pleno funcionamento.

Não pense que para ter conhecimento basta exercitar apenas o cérebro.

Além de se exercitar, comer de forma saudável também potencializa sua memória e ajuda com que você envelheça com uma mente melhor.

O que acharam das dicas leitores?

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo