Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como melhorar a leitura de forma rápida e eficiente

Como melhorar a leitura de forma rápida e eficiente

Olá, leitor!

Melhorar a leitura ajuda a ter um desenvolvimento cognitivo alto além de ajudar também a melhorar a escrita. Quando se tem um certo domínio na leitura, fica mais fácil desenvolver a criatividade para escrever melhor.

A importância da leitura vai além de ajudar na escrita. Ler é uma forma de promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento da comunicação, uma vez que você fica por dentro de vários assuntos. Quando temos o hábito de ler, várias ligações acontecem em nosso cérebro, desenvolvendo nosso raciocínio, imaginação e intelecto.

Com tantos benefícios assim, a leitura deve ser incentivada desde cedo. Criar hábitos de leitura logo na infância faz com que o indivíduo leve esse hábito para toda vida. Se você já possui esse hábito ou quer desenvolver, que tal aprender algumas técnicas para melhorar a leitura?

Neste artigo separamos algumas informações importantes e selecionamos as melhores técnicas para ler mais rápido e de maneira eficiente. Vamos conferir?

Como criar o hábito da leitura?

melhorar_a_leitura_como-melhorar_a_leitura_tecnicas_para_melhorar_a_leitura

Hoje em dia com tudo mais simplificado por conta da tecnologia, ler se tornou algo incomum, já que a maioria das informações obtidas são por meio de vídeos ou fotos. Aos poucos, os livros vão sendo deixados de lado, o que não deveria acontecer.

Há livros muito bons que estão sendo lançados frequentemente. Quem já possui o hábito de leitura diz que não há prazer maior do que ler um bom livro em um lugar tranquilo.

Descubra o seu interesse

O universo de livros apresenta muitas opções que certamente terá uma para você. São diversos assuntos abordados em histórias, contos e ficção. A primeira coisa que você precisa descobrir é qual sua área de interesse.

Se você fizer uma lista de temas preferidos, você já se sentirá mais animado para procurar livros que têm a sua cara. A partir disso, você já desenvolverá curiosidade em ler os novos livros que escolheu, o que irá ser benéfico para adquirir o hábito da leitura.

Defina um horário padrão

O horário é um gatilho para desenvolver qualquer hábito. Pense nas coisas que você faz antes de dormir ou ao acordar. Na maioria das vezes são hábitos padrões que se desenvolveram pela repetição.

Portanto, para adquirir o hábito da leitura, escolha um horário que você esteja disponível todos os dias e pratique a leitura sem falhar nenhum dia. Mantenha essa rotina durante 30 dias, pois é o tempo que nosso cérebro leva para adquirir um novo hábito.

7 Técnicas para melhorar a leitura e ler mais rápido

Agora que você já está pronto para desenvolver seu hábito de leitura, preste atenção nessas 5 dicas para aumentar o seu potencial de leitura!

1 – Pratique o engajamento com a leitura

Já percebeu que quando você está lendo uma história, por exemplo, chega um momento em que você está imaginando tudo o que está lendo? Essa ligação que nosso cérebro faz relacionando a leitura e imaginação é o ponto de engajamento que te prende na história e só te faz querer praticar mais.

A partir do momento em que você pratica o engajamento você conseguirá ler mais rápido e reter mais informações importantes. Assim, você conseguirá manter o foco e não se perder em distrações.

2 – Aumente a velocidade gradativamente

A princípio quando você estiver praticando o hábito da leitura é interessante que você não se preocupe com a velocidade, pois isso poderá atrapalhar o seu desenvolvimento.

Por outro lado, quando você já tiver um nível regular de leitura, é hora de começar a praticar a leitura dinâmica. A velocidade da leitura precisa começar a partir do nível mais confortável para você.

Tente cronometrar quanto tempo você leva para ler uma folha de um livro, por exemplo. Depois vá começando a agilizar sua leitura aos poucos, sempre tomando cuidado para não atropelar as palavras.

3 – Ative sua concentração

Principalmente se você tiver problemas com a falta de concentração esse ponto precisa ser trabalhado antes de tudo. Acontece que para obter uma leitura eficiente, a concentração é fator chave para você melhorar a leitura.

Boas dicas para trabalhar sua concentração é ouvir músicas relaxantes ou fazer meditação antes de começar a leitura. Isso irá melhorar sua concentração e deixar seu cérebro preparado para um bom desempenho da leitura.

4 – Leia em voz alta

Ler em voz alta é uma técnica que realmente funciona para melhorar a leitura. Quando lemos mentalmente quase não conseguimos perceber nossos erros de leitura. A partir do momento em que começamos a ler em voz alta as dificuldades aparecem.

Isso acontece porque ler está totalmente associado ao som e quase não fazemos isso com frequência. Geralmente é comum não falarmos com a mesma velocidade em que pensamos. Nesse caso, o potencial de vocalização das palavras pode não estar bem desenvolvido por isso ler em voz alta irá trabalhar essas possíveis dificuldades.

A partir do momento em que você consegue lidar com as dificuldades de leitura, você certamente conseguirá avançar para uma leitura mais dinâmica.

5 – Foque em frases

Aqui vamos utilizar muito a nossa visão periférica. É uma técnica que realmente funciona e ajuda a melhorar a leitura. Comumente quando vamos ler, focamos em palavra por palavra. Se você expandir sua visão, utilizando a visão periférica, conseguirá focar na palavra que está lendo e simultaneamente já visualizar a palavra seguinte.

Dessa maneira, dependendo do que estiver lendo, você já saberá do que se trata mais a frente sem mesmo ter lido de fato. Essa prática acelera muito a leitura.

6 – Tente não retroceder a leitura

É comum lermos uma frase e voltarmos duas ou três palavras para realmente entendermos do que se trata. Mas retroceder a leitura significa falta de atenção e concentração. Essa prática de voltar a leitura é muito prejudicial tanto para o desenvolvimento de sua leitura, quanto para o avanço da velocidade.

Uma dica para que você mantenha o foco na frase em que está lendo é utilizar uma régua ou até mesmo um papel em branco para marcar a área que você está lendo. Isso fará com que você perca essa mania de sempre voltar a frase e conseguirá aumentar seu potencial de atenção, uma vez que você já sabe que não poderá retroceder.

7 – Determine metas

Melhorar a leitura e ter domínio de uma leitura dinâmica requer muito esforço, mas você pode ir trabalhando essa prática aos poucos. Uma técnica muito utilizada por estudantes que realmente funciona para agilizar a leitura é determinar metas de leitura.

Grife ou marque parágrafo por parágrafo com sinal de início e fim. Assim mostrará ao seu cérebro que ele precisa alcançar essas marcas, fazendo com que você tenha uma leitura mais eficiente.

Vá fazendo isso até finalizar uma página. Aproveite para cronometrar esse exercício e conferir se está realmente funcionando.

Esperamos que essas dicas para melhorar a leitura tenham sido úteis para você. Seguindo esses passos você conseguirá aumentar muito sua capacidade de leitura e desenvolver outras habilidades.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo