Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como melhorar a falta de concentração na hora de estudar

Como melhorar a falta de concentração na hora de estudar

Olá, leitores

Vocês possuem problemas com falta de concentração? Sim? Então nós temos um texto que ajudará e muito você.

Com o mundo conectado e virtual de hoje em dia é bem fácil acabar se distraindo durante o estudo. Sempre acabamos dando uma olhadinha no celular, no Facebook ou em outras redes sociais e acabamos perdendo toda a concentração durante o estudo.

Porém, quem estuda, seja no dia a dia ou para passar em algum concurso/vestibular, sabe que é preciso estudar e muito e caso não consiga se concentrar isso pode ser um problema.

Manter a concentração é uma habilidade fundamental na hora de obter sucesso nos estudos e principalmente no nosso futuro / carreira.

A concentração está ligada diretamente a nossa produtividade, e ser produtivo é ser valorizado, principalmente para o mercado de trabalho.

Porém, se concentrar não é um dom, é algo a ser aprendido e que precisa de uma série de fatores diferentes para funcionar.

Os princípios chaves para uma concentração forte são:

  • Senso de disciplina – Esse é um senso que desenvolvemos aos poucos com a determinação de completar tarefas e deveres;
  • Uma lista de hábitos produtivos que devemos adotar;
  • Maneiras de continuarmos melhorando e praticando nosso desenvolvimento pessoal;
  • Estratégia de estudos para melhorar o máximo possível a produtividade;

Antes de continuarmos com as dicas para melhorar a concentração durante os estudos, é importante entender que você deve estar motivado com seus estudos.

Estar concentrado quer dizer estar apto a fazer uma coisa de cada vez com a quantidade certa de esforço e também conseguir se sentir satisfeito com suas atividades prontas.

Se não criarmos um senso de recompensa pessoal por estarmos progredindo, dificilmente mantemos interesse na atividade e aí a concentração vai embora.

Estratégias e técnicas de concentração levam tempo e prática, não é algo que conseguimos com questão de minutos (mas também não levam anos, não se preocupe).

Quanto mais você pratica essas técnicas, mais fácil você conseguira se concentrar de forma natural.

Vamos lá?

 

Como acabar com a falta de concentração enquanto estuda

concetracao-estudos

Enquanto estudamos, muitos fatores podem interferir e causar falta de concentração, fatores que nem sempre estão ligados diretamente com a gente.

Enquanto estuda, é necessário seguir algumas regras para continuar concentrado e motivado.

Estude em um ambiente confortável

É preciso encontrar um ambiente confortável para estudar, esse local também precisa ser organizado e sem sujeira.

Objetos desorganizados, podem causar distrações visuais, evite-os.

  • Encontre um local calmo para ser a sua sala de estudos, bibliotecas também podem ser uma boa opção, caso vá estudar no seu quarto, procure um local com menos “poluição” visual possível;
  • Cada um tem sua preferência pessoal quando o assunto é local de estudos. Se você ainda não sabe o seu, tente alguns diferentes até encontrar o que você gosta mais;
  • Assim que você encontrar o local ideal para os seus estudos, tente se manter “fiel a ele”, evitando mudar o máximo possível.

Tenha todos os materiais que você precisa perto de você

Estar com canetas, livros, cadernos, calculadora e até mesmo água próximo durante a sessão de estudos ajuda na concentração.

Não precisar ficar levantando toda hora para ir pegar algo diminui o tempo perdido durante os estudos e não deixa a concentração ser quebrada.

Como no primeiro item da lista, o espaço de estudos precisa estar organizado. Enquanto estuda é preciso encontrar o que você precisa rápido. Perder 5 ou 10 minutos procurando um caderno ou uma caneta no meio da bagunça é o suficiente para causar falta de concentração.

Desligue o celular e outros dispositivos eletrônicos

Não fique trocando mensagens com seus amigos ou paqueras durante a sessão de estudos, nem mesmo deixe o celular ligado. Desligue tudo e ligue apenas quando terminar os seus estudos.

Se você não estiver usando o computador para estudar, desligue-o também.

Porém, se o PC faz parte dos seus estudos, não desperdice tempo surfando sites inúteis na internet, principalmente as redes sociais como Twitter e Facebook que pode se tornar uma grande ferramenta da procrastinação.

A internet pode ajudar na concentração, assim como também pode destruí-la, saiba como usar ela com sabedoria e ao seu favor, sem te prejudicar.

Crie o hábito do estudo

Faça um plano de estudos semanal, com materiais especificas e divididas para cada dia. Organize o seu plano semanal tendo como base a sua disposição, suas outras atividades do dia e possível disposição para cada matéria.

Após algumas semanas você se adaptará a esse plano de estudos, e seu cérebro irá se acostumar com o que vai ser estudado cada dia da semana.

Criar um plano de estudos e se manter nele deixará sua vida de estudos mais fácil, pois ajudará a organizar o seu tempo mais facilmente. Você também terá uma visão mais clara das atividades que não envolvem os estudos, além de desenvolver disciplina.

Não estude tudo de uma vez

Foi-se o tempo em que estudar 4 ou 5 horas seguidas era considerado benéfico. Esse hábito na verdade prejudica a concentração e acaba atrapalhando mais do que ajudando.

Depois de um certo tempo de estudos,ou de qualquer atividade em que aprendemos coisas novas, o cérebro precisa de tempo para assimilar tudo o que ele aprendeu e toda a informação que recebeu.

Se você continuar estudando por muito tempo, o cérebro entra em um estado de fadiga onde ele não absorve mais informação nenhuma e tudo o que você aprende “entra em uma orelha e sai pela outra”.

Cada pessoa tem seu tempo de estudo e intervalos diferentes. Uma boa dica é utilizar a Técnica Pomodoro.

Outra dica que pode funcionar para uma boa sessão de estudos é:

  • Estude 40-50 minutos (máximo de 60 minutos);
  • Após esse tempo de estudo, de uma pausa de 15 minutos. Durante essa pausa tente levantar e dar uma andada curta para ajudar na movimentação do sangue e na oxigenação do cérebro. Ficar sentado por muito tempo faz com que o sangue se concentro nos membros inferiores e o ar circula pior no cérebro;
  • Após voltar da pausa, revise tudo o que acabou de estudar por cerca de 10 minutos e avance nos estudos;

Nunca estude por mais de 2h30 em uma única sessão, mesmo com as pausas o aprendizado ainda será prejudicado.

A nossa mente é como um músculo e como todo o músculo ela deve ser treinada para ficar mais forte e mais resistente.

Seguindo esses passos descritos a cima como uma rotina e como um hábito, sua concentração ficará cada vez melhor durante suas sessões de estudo.

Lembre-se também que cuidar do corpo é cuidar da mente. Coma bem, durma bem e tenha uma vida ativa, o seu cérebro evoluirá junto com o seu corpo.

O que acharam das dicas leitores? Vocês possuem algum método específico para se concentrar? Conta para gente!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo