Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como me preparar para o vestibular?

Como me preparar para o vestibular?

Olá, vestibulandos!

Em ano de vestibular, o aluno deve começar a se preparar desde cedo. Ele não deve deixar para estudar os conteúdos somente próximo a data da prova, pois as matérias costumam se acumular, gerando estresse e nervosismo. É muito importante estabelecer uma rotina de estudos organizada, com horários definidos para cada atividade que será realizada ao longo do dia. Além disso, é fundamental manter o equilíbrio entre os estudos e o lazer, praticando atividades físicas e mantendo a vida social ativa. Afinal, a descontração e os exercícios também são muito importantes para aliviar o estresse e manter um bom desempenho no período que antecede as provas. O vestibulando deve ter em mente que é preciso estudar bastante, mas o descanso também é fundamental.

O estudante também deve procurar se atualizar sobre os principais acontecimentos mundiais, tendo o hábito de ler revistas, jornais e acompanhar os noticiários diariamente. A maioria das universidades renomadas costuma cobrar questões ligadas a atualidades, tanto nas provas objetiva e dissertativa quanto na redação. Outro ponto importante é realizar simulados e refazer os exames de anos anteriores regularmente, para já se acostumar ao estilo das perguntas e aos assuntos que costumam ser cobrados pela banca. É possível encontrar provas antigas na internet, disponibilizadas muitas vezes no site da própria instituição de ensino. Além disso, muitos cursinhos também costumam abrir inscrições gratuitas para os estudantes interessados em participar de simulados com questões típicas das mais famosas universidades, como USP, Unesp e Unicamp.

Uma boa dica no momento de estudar para o vestibular é começar pelos conteúdos com que se tem mais dificuldade, pois a mente costuma estar mais tranquila e descansada. O ideal é estudar uma matéria por vez, para não misturar assuntos diferentes.

O aluno também não deve ter o hábito de trocar o dia pela noite, pois essa prática pode prejudicar o seu desempenho e a sua saúde, deixando-o ainda mais cansado.

Quanto à alimentação, é importante manter uma dieta equilibrada, consumindo mais frutas, verduras e proteínas, evitando alimentos muito gordurosos e pobres em nutrientes. Os carboidratos também podem ser uma boa opção para dar energia para os estudos, principalmente quando ingeridos logo no começo do dia. Comer de maneira adequada costuma ser benéfico não só para a saúde física, como também para manter um bom desempenho cerebral.

Á medida em que a data das provas for se aproximando, é interessante dar uma atenção especial aos conteúdos com os quais se tem mais dificuldade, fazendo revisões, por exemplo. Uma boa dica é elaborar fichas-resumo para facilitar a assimilação. Conversar com um professor, colega ou parente que dominam o assunto e pedir ajuda também pode ser bastante útil nessa reta final. Contudo, é importante ter cuidado para não exagerar nessa etapa, já que é fundamental estar tranquilo e equilibrado para o dia do exame. O aluno pode aproveitar as últimas semanas antes do vestibular para realizar atividades mais leves, como assistir a filmes e séries relacionados à matéria, visitar exposições ou jogar games educativos, por exemplo.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo