Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como manter a produtividade estudando em casa?

Como manter a produtividade estudando em casa?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a construir uma rotina de estudos para passar naquele vestibular ou concurso dos sonhos

Olá,

Estudar em casa é um grande desafio, a gente sabe. Mas queremos te animar a dar o primeiro passo, pois pode ser muito recompensador. Seu interesse deve ser um concurso ou vestibular, por isso separamos algumas dicas para te ajudar nessa busca pelo conhecimento e que resulte, depois de muito esforço, na tão sonhada aprovação.

Veja 7 dicas para manter a produtividade estudando em casa

1 – Crie um bom ambiente

Escolha um cantinho especial da sua casa e faça dele seu local de estudo. O que ele deve ter: boa iluminação, ser o mais silencioso possível e confortável. Deixe um copo de água ou suco ao seu lado. Faça um alongamento antes de iniciar. Isso te ajudará na concentração.

2 РMantenha a organiza̤̣o

Crie uma tabela com todo o conteúdo que você precisa aprender para não se atrapalhar no meio do caminho. Coloque nela os dias da semana e divida as matérias. A tabela te servirá como uma espécie de roteiro e, ao longo das semanas, você pode assinalar com um X o que cumpriu dentre o que estava estipulado. Só será possível concluir todo o cronograma com disciplina e organização.

O bom de estudar em casa é poder fazer isso nos horários de mais disposição e cada um tem uma maneira de funcionar. Seja à noite ou de manhã, determine um período e respeite as suas sagradas horas de estudo. O recomendado é que se reserve, pelo menos, duas horas por dia.

3 – Cuidado com a internet

A internet é uma grande aliada de quem estuda em casa. Sites que oferecem simulados e testes práticos podem te ajudar na preparação para as provas. Mas se você é viciado em redes sociais, fique atento. Elas podem te tirar do foco. Se for o seu caso, tente estudar em um ambiente diferente de onde fica computador e desligue os alertas de mensagens do celular. As curtidas do Facebook podem esperar!

4 РM̼sicas? Pode sim

Se um som te ajuda a se concentrar enquanto estuda, a dica é colocar músicas em um idioma que você não entenda. Sem perceber, você pode estar prestando atenção na letra e se perde dos livros.

5 РLeia, mas tamb̩m escreva

Ler exige concentração, mas escrever exige mais ainda. Uma dica de ouro é tentar escrever à mão tudo o que você entendeu depois de estudar. Você vai ver que novas dúvidas vão surgir e isso te ajudará a aprender melhor, além de fixar o conteúdo. Não vale digitar. Você precisa de papel e caneta.

6 – Abuse das canetas coloridas

As canetas coloridas e marca-texto ajudam a enfatizar as mensagens mais importantes dos livros. Esse recurso pode ser útil.

7 – Respeite seu lazer

A pressão por ver a data da prova se aproximar pode atrapalhar seus objetivos, pois o stress interfere diretamente no aprendizado. Se dê um descanso. Permita-se ir ao cinema, em uma festa ou faça algo que te dê prazer.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo