Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como manter a Motivação para estudar para concursos sempre em alta

Como manter a Motivação para estudar para concursos sempre em alta

Olá, leitor!

Estudar para concursos públicos é algo que muitas pessoas pensam em fazer, muitos tomam a iniciativa e dão o primeiro passo nessa empreitada. Entretanto, há momentos em que o desânimo, o cansaço ou até mesmo a preguiça impedem esse concurseiro de dar seguimento aos seus estudos, a sua motivação vai embora e, ele acaba desistindo de estudar.

Ter motivação para estudar para concurso público é fundamental, pois, sem ela não é possível se dedicar, estudar, ter disciplina e conseguir passar na prova. É através da motivação para estudar que se pode alcançar os objetivos e conquistar o tão sonhado cargo público.

De que adianta você ter os melhores materiais para estudo, as apostilas mais bem elaboradas, os melhores professores, se a sua vontade de estudar não passa de um pensamento? Esse pensamento precisa se transformar em atitude, e é aí que a motivação entra em ação.

Mas afinal, qual é o conceito de motivação?

O que é motivação?

Motivacao_para_estudar_para_concursos_

De acordo com o dicionário, a palavra motivação vem do latim: movere, mover, ou seja, é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas ; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém.

A motivação está relacionada com os objetivos que temos para a nossa vida e o significado de cada uma dessas coisas para cada um de nós, individualmente. São nossos motivos pessoais, os desejos que estão em nossa mente e coração, desejos esses que acreditamos que vale a pena lutar, e que seríamos capazes de abdicar, por um certo tempo para que esse objetivo seja alcançado, momentos em família, por exemplo.

Você que já é concurseiro pode ter se identificado com essa definição de motivação, e isso não é à toa, pois, se você já deu o primeiro passo, é sinal que tem suas motivações, e está lutando constantemente para alcançar o seu objetivo de conquistar um cargo público. Mas e quando o desânimo bate, como conseguir de volta a motivação para estudar para concurso público?

Como e onde encontrar motivação para estudar para concurso público?

A motivação é algo pessoal, interno e íntimo, por isso sabemos que o lugar que você vai encontrar a motivação para estudar para concurso público é dentro de você mesmo. Então vem a dúvida maior, como encontro a motivação dentro de mim e, principalmente, como colocar ela pra fora e continuar com os estudos?

Fique tranquilo, pois, nós do Canal do Ensino, vamos te ajudar a encontrar a motivação para estudar para concurso público.

1. Determine o seu motivo

Cada pessoa que decide prestar concurso público tem um objetivo, um sonho, você já pensou o porquê de você estar estudando para concurso público? Há aqueles que tem como motivação para estudar para concurso público o desejo da estabilidade em um emprego e financeira, sem correr o risco de ficar desempregado mesmo que o país esteja passando por uma crise político-financeira.

Há ainda aquelas pessoas que tem como motivação para estudar para concurso público o desejo de mudar de cidade, mas o medo do desemprego é grande e por isso nunca se arriscou, mas ao passar na prova, ele poderá se mudar sem esse receio. Agora pense, qual a sua motivação? O que te move para que você possa continuar estudando?

Após ter esse objetivo bem desenhado em sua mente, mantenha o seu pensamento constante nesse objetivo, e sempre que se sentir desanimado, desmotivado, pense: determinada coisa me motiva a continuar a luta, é por esse motivo que vou continuar.

2. Tenha metas de curto e médio prazo

Na vida é absolutamente normal estabelecermos metas, seja na vida pessoal ou profissional, afinal de contas, é dessa maneira que conseguimos realizar nossos sonhos. Normalmente, determinamos que temos metas de curto, médio e longo prazo, e essa ideia é ótima, porque fica muito mais fácil de alcançar os objetivos. No caso desse post, o objetivo de longo prazo é passar no concurso público.

As metas de curto prazo, para você ter motivação para estudar para concurso público pode ser estudar 2 horas por dia, por exemplo. Para cumprir essa meta você terá que assumir essa responsabilidade e, principalmente, dedicar essas 2 horas apenas aos estudos, sem celular, televisão ou qualquer outra distração.

Já como meta de médio prazo ou meta intermediária para você ter motivação para estudar para concurso público, você pode usar as diversas fases que o concurso como metas a cumprir. Após concluir com sucesso essa fase, você pode se auto recompensar. Logo falaremos mais sobre a auto recompensa.

3. Trabalhe com a ideia de auto recompensa

Como forma de defesa, o nosso cérebro busca sempre fazer as coisas em busca do prazer e não da dor, por isso, ao estimular nosso cérebro trabalhar em troca de uma recompensa, ele vai fazer isso com prazer para conquistar mais prazer. Com isso, você criará um hábito, que é o de estudar, e fará desse ato um desafio prazeroso.

Quanto maior o seu esforço, melhor e maior será sua recompensa, por exemplo, você passou na primeira fase do concurso, então você vai viajar no final de semana para descansar. Se o esforço for menor, a recompensa será proporcional, por exemplo, você gabaritou o simulado da semana, então você vai para uma festa com seus amigos. Essa é uma ótima estratégia de motivação para estudar para concurso público.

Determine a recompensa com antecedência, isso também vai te ajudar a ter motivação para estudar para concurso público, mas ao escolher a recompensa, pense em algo que você quer muito, que você gosta de fazer, assim seu cérebro vai querer conquistar esse “prêmio” e você vai estudar muito mais motivado.

Se você tiver dificuldade para alcançar a meta e está perdendo a motivação para estudar para concurso público , peça ajuda. Por exemplo, existem concursos que exigem testes físicos, então peça ajuda de um amigo ou familiar para que eles treinem com você, ou ao menos esteja do seu lado, controlando o tempo que você executa a série de exercícios.

4. Projete seu futuro

Você estuda pensando no futuro, em passar no concurso, mas e depois disso, como será? Você já pensou nisso? Então comece a focar no seu futuro pós concurso, essa também é uma forma de motivação para estudar para concurso público. Quer saber porque?

Lembra da auto recompensa, pois é, o nosso cérebro gosta disso, e para ele essa auto programação é entendida como uma programação de sucesso. Ao se ver recebendo o seu primeiro contracheque, seu cérebro vai querer viver esse momento real, e ele vai buscar isso com muito mais disposição, ânimo e motivação para estudar para concurso público.

 5. Não exija demais de você

Ao se cobrar demais, você faz uma pressão desnecessária em sua mente, deixando ela mais cansada do que ela realmente deveria estar, esse cansaço reflete diretamente do seu corpo. Além do cansaço você fica com dor de cabeça, sono e você perde totalmente a vontade de estudar.

Começam a surgir as crises de ansiedade, e quando você perceber, toda vez que pensar em ler qualquer coisa você sente palpitação, falta de ar e outros sintomas ligados a ansiedade. Tudo isso porque? Por que você está se cobrando para passar na prova, e sabe a motivação para estudar para concurso público? Ela também não resiste a essa pressão e vai embora.

Para ter motivação para estudar para concurso público você precisa ficar mais calmo e concentrado, sem exigir demais de você, lembre-se que sua saúde vem em primeiro lugar. Se você consegue ficar focado nos estudos duas ou três horas por dia, porque insistir em estudar oito ou dez horas por dia? Esse é um tipo de cobrança desnecessário, que não vale à pena ter.

6. Dedique momentos para você

Para ter motivação para estudar para concurso público você precisa cuidar de você também, da sua saúde e do seu bem estar. Não deixe de fazer coisas que gosta como ir a academia ou assistir um bom filme. O nosso cérebro também se cansa, e essas horas de lazer servem para relaxar o corpo e a mente.

Isso não quer dizer que você pode estudar a hora que der vontade. Os estudos tem que fazer parte da sua rotina, pois, como sabemos os concursos públicos são bastante disputados. O que você pode fazer é reservar alguns momentos do seu dia, ou da semana, para se dedicar a coisas prazerosas que faziam parte da sua rotina diária, antes de começar a estudar.

Ao descansar e dedicar um momento só seu, você terá muito mais motivação para estudar para concurso público.

7. Leia frases e assista filme motivacionais

Para muitas pessoas essa estratégia pode não funcionar, mas para a maioria das pessoas, ela é perfeita! Sempre que faltar motivação para estudar para concurso público leia frases motivacionais, na internet é o que mais podemos encontrar. O nosso cérebro entende o uso dessas frases como uma forma de estímulo para seguir em frente.

O mesmo serve para filmes motivacionais. Além de te ajudar a distrair a mente e descansar um pouco, você ainda tira lições de vida que podem ser usadas quando você não estiver com motivação para estudar para concurso público. Veja alguns filmes que podem te ajudar a se sentir mais motivado.

  • À procura da felicidade
  • Desafiando gigantes
  • O diabo veste Prada
  • Um sonho possível

O interessante é que você teste essas estratégias de motivação para estudar para concurso público e veja qual se encaixa melhor ao seu jeito de ser. Algumas pessoas usam apenas uma dessas estratégias, outras usam todas, mas o importante é se manter motivado o máximo de tempo possível.

Qual sua estratégia de motivação para estudar para concurso público?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo