Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como manter a concentração estudando pelo computador?

Como manter a concentração estudando pelo computador?

Olá, leitor!

Uma das principais reclamações das pessoas que tentam estudar pelo computador é que depois de um determinado tempo, é praticamente impossível ter concentração nos estudos.

A partir do momento que a concentração acaba, a pessoa se distrai em jogos online, redes sociais ou vídeos, mas completamente inúteis e que não agregam nada para o conhecimento.

Entretanto, pode ter certeza de que se isso acontece com você, não significa que você tem algum tipo de déficit de atenção.

Na verdade, isso acontece com todo mundo, por mais que tentemos nos focar por um tempo um pouco mais longo, sempre há um momento que nos distraímos, assim a concentração nos estudos vai embora, mas por que será que isso acontece? Confira!

Como explicar a falta de concentração nos estudos?

estudando_pelo_computador

A primeira coisa que você precisa entender é o significado de concentração. A concentração é a capacidade que o nosso cérebro tem de captar uma determinada informação, analisar o seu grau de importância, armazenar o que ele considera útil, e o que ele acredita que não tem utilidade para a nossa vida, ele simplesmente descarta.

Quer um exemplo? Agora mesmo, enquanto você lê esse post, o seu cérebro está executando todas as ações que foram ditas anteriormente.

Se você está lendo com atenção, focado, sem que os fatos exteriores interfiram na sua concentração, o seu cérebro vai entender que está fazendo algo importante, e vai armazenar essa informação.

A explicação para isso é bem simples, quando estamos concentrados nos estudos, a área ativada do nosso cérebro é o córtex frontal.

Mas se você se distrai, por exemplo, com um grito de medo de uma cena do filme que está passando, o córtex frontal é desativado pra se ativar o córtex parietal, que é o responsável pela resposta de surpresa ou susto.

Outro fator explicado pela neurociência que justifica a falta de concentração nos estudos é a redução dos níveis de noradrenalina, que é um hormônio liberado pelo nosso cérebro e que atua na memória e no processo de aprendizagem.

Nesse caso, se seus níveis de noradrenalina estão baixos, você começa a sentir sono durante os estudos. Por outro lado, quando os níveis de noradrenalina estão altos, a pessoa fica mais concentrada durante os estudos.

Quais os fatores que mais interferem na concentração nos estudos?

Todos sabemos que existem inúmeros fatores que podem interferir na concentração nos estudos, esses fatores podem ser externos e você não pode controlá-los.

Por exemplo, um vizinho ouvindo música no volume máximo, ou fatores que estão sob seu controle, cabendo a você dar mais ou menos importância a isso do que a seus estudos. Quer um exemplo? Ficar em redes sociais a maior parte do tempo.

Veja outros exemplos que podem interferir na concentração nos estudos!

Sono durante os estudos

O sono é um fator que interfere e muitos nos estudos, pois além de tirar a concentração, ele ainda interfere na memória e no processo de aprendizagem.

Uma noite mal dormida é sinônimo de problemas durante os estudos, por isso, o recomendado é que se tire um cochilo de trinta minutos, e depois volte aos estudos, dessa maneira, sua capacidade de concentração nos estudos voltará com toda força.

Má alimentação

Uma boa alimentação não é boa apenas para manter o corpo em forma e saudável. Uma boa alimentação também é fundamental para nutrir o nosso cérebro.

Se você se alimentar de forma inadequada, ingerindo alimentos ricos em açúcares, por exemplo, provoca sérias alterações no seu cérebro, isso porque, o principal alimento para o sistema nervoso é o açúcar, que em excesso causa sintomas adversos.

Ao ingerir alimentos ricos em açúcares, você tende a ficar mais irritado, hiperativo e a concentração cai drasticamente. Então para garantir sua concentração nos estudos, coma alimentos como salmão, abacate e mirtilo.

Sentimentos negativos

Quando estamos com emoções negativas em nossa mente, elas tendem a nos deixar mais irritados, tensos, ansiosos e desmotivados, a concentração nos estudos é afetada. Além disso, os sentimentos negativos também atrapalham no processo de aprendizagem e na memória.

Essa falta de atenção se dá por que estamos tão focados em alimentar o sentimento de raiva ou nervosismo, por exemplo, que esquecemos completamente o que estamos fazendo naquele momento.

Por isso, por mais difícil que seja, não deixe que problemas externos prejudiquem a sua concentração nos estudos.

Distração durante os estudos

Essa, sem sombra de dúvidas, é a principal razão para a queda na concentração durante os estudos. No mundo em que vivemos hoje, o que mais vemos, são coisas que nos tiram a atenção com facilidade, um bom exemplo, o WhatsApp.

Quem nunca parou o que estava fazendo para ver uma mensagem que chegou, mas era só uma mensagem de bom dia em algum grupo?

Outra distração que atrapalha a concentração nos estudos é assistir televisão ou ouvir música ao mesmo tempo em que estuda.

Dicas para melhorar a concentração nos estudos

Apesar da lista com os motivos para perder a concentração nos estudos ser extensa, existem formas de driblas esses fatores, para assim se dar super bem em seus estudos. Veja agora algumas dicas para manter a concentração estudando pelo computador.

Utilize o método Pomodoro

Estudar usando esse método é bem simples, basta você tirar alguns minutos para descansar durante os estudos. Acredita-se que essa pausa faz com que nosso cérebro descanse, permitindo que os processos de memorização e aprendizagem sejam mais efetivos.

Para usar esse método, não se deve usar tempos de estudo e descanso aleatoriamente, na verdade, existem estudos que comprovam que para cada 25 minutos de estudo, você tire 5 minutos de descanso, mas atenção!

Essa pausa não é para usar o celular, é para levantar, beber um pouco de água, ir ao banheiro, ou seja, nada de manter o contato com seu computador ou celular.

Se fizer isso:

1 – Sua mente vai se cansar rapidamente e você não vai ter a concentração necessária quando voltar aos estudos.

2 – Você pode se distrair navegando na rede e esquecer do tempo de descanso, dos estudos.

Você pode baixar em seu celular gratuitamente o aplicativo Pomodoro.

Seja realista em suas metas

Não adianta você falar que vai ler um livro de literatura em 8 horas, se você sabe que o seu corpo pode não aguentar esse tempo de dedicação à apenas uma atividade. Respeite o limite do seu organismo, do contrário, não vai obter os resultados esperados.

Imponha metas para você mesmo, por exemplo, hoje vou estudar geografia e história, amanhã vou estudar inglês e espanhol, e assim por diante. O importante é não sobrecarregar sua mente, se insistir nisso, seu cérebro ficará cansado e o aproveitamento será zero.

Estude em um ambiente tranquilo e silencioso

Nada de estudar na sala com a televisão passando sua série favorita, ou em seu quarto com a música no volume máximo. Sente-se em um lugar destinado para estudos.

O importante é você ter privacidade e silêncio para se concentrar nos estudos.

Mantenha seu lugar de estudo sempre limpo e organizado, coloque sobre a mesa apenas os materiais que vai usar para o estudo do dia. Nada de colocar objetos que possam te distrair, como por exemplo, o celular.

Música versus estudos

Você gosta muito de ouvir música durante os estudos? A única exceção que deve ser aberta para música durante os estudos, são aquelas destinadas à auxiliar na concentração.

No YouTube e no Spotify você vai encontrar algumas listas de músicas para concentração. Pode ter certeza que isso vai te ajudar a aumentar a concentração nos estudos.

Descanse na hora de descansar

Nas horas livres, que tiver disponível para descansar, faça isso, repouse. Se você tira uma hora por dia para descansar, mas fica jogando no computador, você não está deixando o seu cérebro relaxar, assim, quando você voltar aos estudos, estará com a mente cansada, sem condições de se concentrar.

Use a estratégia da recompensa

Essa estratégia funciona da seguinte maneira: você define uma meta de atividades que vai estudar durante a semana, se conseguir cumprir, no final de semana se recompense.

Pode ser um cinema, balada com os amigos, enfim, coisas que você gosta muito de fazer. Essa é uma forma de automotivação, pois você vai se beneficiar caso consiga cumprir a sua programação de estudos.

O que você achou dessas dicas para estudar pelo computador sem perder a concentração?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo