Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como mandar bem na interpretação de texto

Como mandar bem na interpretação de texto

Olá, leitores!

A interpretação de texto é um dos pontos mais importantes nas provas atuais. Até mesmo o Enem, depois de sua reestruturação a quase uma década atrás para melhorar e dinamizar a prova, aumentou a necessidade de uma boa interpretação de texto.

Até mesmo aqueles alunos que estão focados em provas mais exatas ou mais voltadas para áreas técnicas precisam de interpretação de texto. Uma boa interpretação de texto é a necessária para descobrir o que é preciso para resolver um problema de física ou matemática.

A interpretação de texto é fundamental não só para provas ou vestibulares, mas também para todas as áreas da vida.

Quais erros evitar durante a interpretação de texto?

Muitas pessoas acham que para entender um texto basta apenas lê-lo, também há muitos que acreditam que, para interpretar um texto você precisa pensar muito além do que ele realmente está dizendo. Os dois lados estão errados.

Um dos maiores erros na hora de interpretar um texto é a extrapolação. Muitos textos de concursos são jornalísticos e bastante objetivos, o que não abre muita brecha para que o candidato interprete ideias pessoais durante o texto.

Porém, quando o texto for literário, ou uma análise crítica escrita por alguém é muito comum que o leitor extrapole na hora de compreender o texto e pense nas suas próprias ideias, desconsiderando a do autor, a do momento, ou da era em que o texto foi escrito.

Isso faz com que a interpretação fique mais difícil. Portanto evite a extrapolação de interpretação.

Outro erro comum é a contradição, este erro geralmente acontece pela distração do leitor com as ideias e entender que o autor defende um ponto que ataca, ou ataca um que defende, dificultando também o acerto da questão.

A redução do texto também é algo que muitos caem sem perceber. Esse erro se dá quando o leitor lê um texto, mas reduz a ideia principal para uma ideia secundária, ou seja, o leitor apenas pega uma parte do texto e a toma como toda a ideia do ator.

pilhas-de-livro

Dicas para uma boa interpretação de texto

Tente sempre ter um dicionário por perto. A primeira dica é extremamente importante, também conhecida com uma etapa de pré-compreensão. Para saber interpretar um texto é preciso entender qualquer palavra que esteja nele, para isso é preciso estudar o significado de cada uma.

Sempre que se deparar com uma palavra estranha que você não conheça o significado dê uma olhada em um dicionário, ou na internet, para saber do que se trata o assunto.

Tente parafrasear as ideias que está lendo. Para melhorar a compreensão é interessante tentar fazer paráfrases dos autores. Uma paráfrase não é nada mais do que uma explicação ou então uma apresentação diferente do texto, sem sair da ideia principal do autor, mas também sem copiar as palavras exatamente.

Faça anotações em papel. Enquanto lê tente fazer anotações em algum caderno ou bloco de notas sobre as suas interpretações e sobre o que está entendendo do texto, dessa forma o seu cérebro irá guardar melhor as informações e auxiliar na interpretação do texto que está lendo.

Nunca leia com pressa. Ler com pressa nunca é uma boa ideia, uma leitura lenta e principalmente, afastada de tudo que possa te distrair, como o celular, é a melhor forma de melhorar a leitura e a interpretação.

Ler com pressa irá fazer com que você esqueça de palavras e se perca no tema, sempre reserve um tempo para ler e treinar a leitura.

Alguma dica para interpretação que faltou aqui? Comente como é a sua forma de treinar para o Enem!

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo