Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como mandar bem em provas de múltipla escolha?

Como mandar bem em provas de múltipla escolha?

Olá, leitor!

Quando falamos em vestibular, logo pensamos em provas de múltipla escolha, não é mesmo? Isso porque a maior parte dos concursos públicos e processos seletivos para vaga em universidade apresentam provas de múltipla escolha.

O que os estudantes mais temem nessas provas são as pegadinhas que a maioria das bancas adoram fazer. O tempo é geralmente curto para responder todas as questões e as dúvidas são muitas. Então o que fazer quando o “branco” aparecer?

Será que a melhor maneira de se dar bem nesse tipo de prova é chutar e contar com a sorte? Vamos te mostrar nesse artigo 15 dicas que vão te ajudar muito a não temer mais as provas de múltipla escolha. Vamos conferir?

10 truques para mandar bem em provas de múltipla escolha

provas_de_multipla_escolha

1 – Atenção às palavras que te enganam!

Sabia que em provas de múltipla escolha é comum vermos palavras que intensificam a resposta para parecerem que estão corretas? Em outras palavras, tome muito cuidado com palavras como: sempre, nunca, todos, ninguém.

Normalmente essas palavras que generalizam são características de respostas falsas. Tenha esse truque como uma saída para aquela questão que você não sabe a resposta.

2 – A verdade sobre a resposta maior

Esse é um truque muito conhecido por quem está acostumado a realizar esse tipo de prova. Quando você estiver em dúvidas sobre qual é a resposta correta, preste atenção na resposta que está mais explicativa. Normalmente essa é a correta.

Por outro lado, ainda há pegadinhas com duas respostas mais longas ou quase do mesmo tamanho e aí pode complicar. Nesse caso, leia com muita atenção as duas e tente descobrir a gafe que identifica a resposta.

3 – E quando a resposta não for evidente?

Nesse caso será melhor deixar em branco ou “chutar”? Na maioria das vezes, os organizadores da prova em si descontam pontos de quem deixa uma questão em branco, então o que fazer?

Se você decidir “chutar” a resposta tente escolher entre as respostas b ou c em questões com 4 alternativas (a, b, c, d). Geralmente as respostas corretas estão em uma dessas alternativas. Como os organizadores imaginam ser fácil demais colocar a resposta na primeira alternativa e também óbvio na última, tente as próximas. Quem sabe você ganha um ponto decisivo?

4 – Identifique as palavras-chave

Já parou para pensar na construção do enunciado? Talvez nele esteja implícito a resposta da questão. Por isso, tente grifar ou circular palavras importantes do enunciado. Geralmente a resposta correta é aquela que corresponde às suas anotações.

No enunciado, cuidado para não cair na pegadinha de frase negativa. Pode ser que o enunciado esteja pedindo para marcar a opção incorreta ou esteja negando um fato verdadeiro. Por isso é extremamente importante ler muito bem o que a questão está pedindo.

5 – Deixe um momento para revisão

A revisão faz toda a diferença em provas de múltipla escolha. Sabia que nosso cérebro leva um certo tempo para começar a engajar com um determinado assunto? Quando começamos a fazer as provas ainda estamos com a mente fechada. Mas a partir do momento em que você se sente engajado com as questões da prova, você conseguirá acertar mais questões.

Exatamente por isso que você deverá voltar lá nas primeiras questões e fazer uma profunda revisão, ler com atenção e caso seja necessário, e você estiver seguro disso, mude a sua resposta.

6 – Tente encontrar palavras semelhantes

Já parou para perceber que em provas de múltipla escolha quase todas as opções tem uma informação em comum? Então é certo que a resposta correta deverá conter essa palavra.

Esse truque pode ser utilizado em questões de cálculos matemáticos. Se você não souber a resposta, tente encontrar o elemento comum entre as opções, aí você poderá se direcionar melhor e acertar a questão.

7 – Preste atenção nas alternativas antitéticas

Uma dica válida para responder corretamente é prestar atenção em alternativas antitéticas. Quando você perceber que uma alternativa possui a informação oposta a outra, tenha certeza que uma delas é a correta.

8 – Escolha a resposta verdadeira

Aqui tem um truque interessante que poderá clarear sua mente quando for prestar uma prova de múltipla escolha. Normalmente quando há questões que pedem alternativas verdadeiras ou falsas, a resposta correta é aquela que está construída inteiramente de maneira afirmativa.

Você poderá notar que haverá alternativas com o mesmo início, porém se modificam a partir do meio da frase. Essa é uma das pegadinhas que fazem estudantes perderem vagas.

Por exemplo, veja essas alternativas:

1 – Os alunos estudam porque querem trabalhar.

2 – Os alunos estudam porque não gostam de trabalhar.

Ainda nesse tipo de questão você verá muito alternativas como: todas as questões são verdadeiras ou todas as questões são falsas. Acontece que na maioria das vezes esse tipo de alternativa está ali para confundir o candidato. Portanto, leia atentamente as opções.

9 – Fique atento na resposta mais fácil

Geralmente quando um examinador está elaborando as questões, a resposta correta não pode ter nenhuma margem de dúvida. Isso significa que se você não souber qual delas assinalar, escolha aquela que esteja mais clara pra você, sem palavras estranhas nem empecilhos.

10 – Fique de olho na proporção

Supondo que uma questão tem 5 alternativas, provavelmente 3 alternativas serão absurdas e apenas 1 estará para confundir com a alternativa correta. Então, nesse caso, você deve sempre se atentar a 2 alternativas e eliminar o restante.

Essa técnica de proporção acontece na hora da elaboração das questões para evitar contestações de candidatos ou dificultar muito a análise de resposta correta.

Quando um candidato decide chutar uma questão, ele precisa considerar as seguintes opções:

  • Procurar por divergências de acordo com o enunciado;
  • Considerar a estatística e probabilidade;
  • Identificar as semelhanças entre as alternativas;
  • Identificar palavras absurdas ou que não condizem com o enunciado;
  • Identificar palavras-chave que generalizam toda a alternativa.

O ideal é que o candidato a prestar qualquer tipo de vestibular ou concurso esteja muito bem preparado para não se deparar com aquele “branco”. Quando se tem um conteúdo na ponta da língua ou talvez tenha sido estudado parcialmente, você certamente irá conseguir identificar as respostas corretas.

A partir disso, pode ir eliminando as incorretas e você encontrará a resposta que irá te dar a tão sonhada vaga. Nossa última dica é testar seus conhecimentos em exercícios de múltipla escolha. Tente cronometrar seu tempo e faça uma relação de acertos e erros. Vale até refazer alguma prova anterior.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo