Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como Lidar Com o Sono na Hora do Estudo

Como Lidar Com o Sono na Hora do Estudo

Olá,

Como é complicado lidar com o sono, não é mesmo? Muitas vezes você está tão cansado e com tanto sono que o olho pesa e não dá para aguentar. Se está estudando para um concurso ou prova de vestibular já deve ter passado por isso, o olho fecha e quando você percebe a cabeça cai porque tinha dormido. Para ajudar vamos mostrar como lidar com o sono na hora do estudo.

Se você está sofrendo com esse problema é bom começar a mudar alguns hábitos, a primeira coisa que deve fazer é observar suas horas de sono. Às vezes você está dormindo por pouco tempo, seu corpo precisa descansar e se você não dá esse descanso para ele, provavelmente vai sofrer na hora do estudo. O ideal é dormir cerca de 8 horas por noite, algumas pessoas precisam de mais e outras de menos, nesse caso você deve observar como o seu corpo lida com isso.

Além disso, você precisa saber que seu corpo demora um pouco a entrar no sono mais profundo, se você dorme 8 horas ou mais por dia e não está conseguindo descansar, alguma coisa está errada. Nesse caso o ideal é começar a diminuir o ritmo na hora de dormir e ter um lugar tranquilo para descansar, um quarto silencioso, com um clima bom e aconchegante vai ajudar. Ler na hora de dormir também é muito bom, escolha um livro legal para ler, faça uma leitura leve, você vai diminuir o ritmo e ter sono mais rápido.

Outras dicas de como lidar com o sono na hora do estudo

É claro que você pode dormir muito bem durante a noite e mesmo assim ter sono durante o dia enquanto estuda. Se você está ficando com sono é bom mudar algumas coisas e vamos ajudar dando dicas simples, veja:

Mude o que está fazendo – O sono chegou e você não consegue se concentrar por causa disso? O que você precisa fazer é mudar um pouco o que está fazendo, se estava lendo, comece a fazer um exercício, se estava fazendo um texto, faça uma pesquisa sobre o assunto para tirar dúvidas. Isso vai ajudar a ficar mais atento e o sono provavelmente vai passar.

Descubra se você é matutino ou vespertino – Se está com muito sono na hora de estudar, pode ser que está estudando no horário errado do dia, neurologistas já comprovaram que existem pessoas matutinas e vespertinas. As matutinas estudam e se sentem mais criativas na primeira metade do dia, as outras preferem fazer tudo isso durante o final da tarde e o início da noite.

Ilumine o ambiente de estudo - Quanto mais claro for o lugar que você está estudando, menor a chance de você cair no sono. A luz vai estimular as retinas que levam esse estímulo até o cérebro, ele entende que é dia e que você deve se manter acordado e atento.

Recorra ao café - Para algumas pessoas o café vai ajudar, ele é um estimulante natural, age no sistema nervoso central, deixando nosso cérebro com mais atenção e concentração. Se você não curte muito o café, existem outras alternativas, como chás, erva-mate e chocolate.

Levante um pouco - O sono está demais e você não consegue se concentrar no estudo? Levante, vá beber água, vá ao banheiro, pode ter certeza que se levantar e esticar um pouco vai tirar seu sono. Aproveite também para fazer um lanchinho leve, comer uma fruta, por exemplo. Isso vai ajudar bastante a acabar com o sono.

Tire um cochilo – Muitas vezes lutar contra o sono não é a solução e nem vai adiantar, você pode estar perdendo tempo. Se está cansado demais por algum motivo o melhor é parar o estudo e tirar um cochilo, 30 minutos já vai resolver e você vai ter uma grande melhora, vai poder voltar bem, esperto e atento.

Pronto, agora você já sabe como lidar com o sono na hora do estudo, coloque em prática o que aprendeu e pare de lutar contra o sono da maneira errada.

Bom estudo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo